Livro esgotado há 15 anos sobre a importância de Villa-Lobos na MPB ganha nova edição | Literatura | Revista Ambrosia
em , ,

Livro esgotado há 15 anos sobre a importância de Villa-Lobos na MPB ganha nova edição

Quinze anos depois de uma tiragem reduzida e local – na época, conseguida através do patrocínio da Eletrobrás, pela Lei Rouanet – uma obra prima da literatura musical ganha sua segunda edição, agora com distribuição nacional, revisitada e atualizada. O livro “Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira, uma Visão sem Preconceitos” (Ed. Tipografia Musical, preço médio R$ 55,00, 207 páginas), da renomada pesquisadora e professora Ermelinda Paz, é fruto de um estudo iniciado há 30 anos, quando a autora ganhou um concurso de monografias com esse tema.

Ermelinda reuniu em sua publicação tudo (ou quase tudo!) que se publicou sobre ele e os discos lançados com suas músicas (centenas de obras). Colheu testemunhos, fotografias, documentos de época e reportagens para compor a obra final.

A relevância de Villa-Lobos é inegável, sobretudo no que diz respeito à educação musical juvenil – através do Canto Orfeônico, reunia milhares de jovens e crianças em Estádios – sem contar com sua contribuição para popularizar a música erudita. Provavelmente foi o primeiro músico erudito a reconhecer o valor das manifestações populares, compondo inclusive para o violão, um instrumento marginalizado e bastante desprivilegiado na época.

Deixe sua opinião

Publicado por Cesar Monteiro

CCJF abriga evento de Star Wars nesse final de semana | Agenda | Revista Ambrosia

CCJF abriga evento de Star Wars nesse final de semana

Nova série Pokémon ganha trailer e cartaz japonês | Anime | Revista Ambrosia

Nova série Pokémon ganha trailer e cartaz japonês