Nubia Maciel lança EP “O Que Me Rodeia é Maior” | Música | Revista Ambrosia
em ,

Nubia Maciel lança EP “O Que Me Rodeia é Maior”

Conhecida por liderar o grupo Samba de Rainha, artista busca nova sonoridade

Deixando de lado a postura explosiva dos palcos, Nubia Maciel canaliza tudo que fez, criou e consumiu em sua jornada para “O Que Me Rodeia é Maior”.

Com produção musical de Marcio Guimarães, com auxílio de Rovilson Pascoal e Leo Mendes, filho do célebre Roberto Mendes e que também assina a mixagem, o álbum traz uma estética minimalista que dialoga com as raízes da artista.

“Com o Samba de Rainha, sempre tive esse vigor, tudo é para cima, é muito sambão! E nesse EP, estou com uma pegada de paz. Mais leve, mais suave. Essa é a diferença: uma Nubia mais tranquila, madura”, reflete ela.

Fluminense de Teresópolis, Nubia cresceu em um lar extremamente musical no interior da região serrana do Rio. Seu pai cantava em bailes de carnaval na cidade, por isso cresceu ouvindo Ataulfo Alves, Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Elizeth Cardoso. Seu nome veio da música popular, como uma homenagem à cantora Núbia Lafaiette, de quem seu pai era fã. Com seus irmãos mais velhos, aprendeu a ouvir Benito Di Paula, Clara Nunes, Alcione, João Nogueira e desde cedo se apaixonou pelo samba.

Mais de 15 anos atrás, ela fundou o Samba de Rainha. Formado por mulheres, o longevo grupo é uma revolução permanente. Trabalhando em uma reformulação constante do seu repertório e formato de show, a banda foi se adaptando e se atualizando sem esquecer de honrar as raízes do gênero.

Com 3 CDs gravados, participação em 4 coletâneas, faixa em trilha sonora de novela e um público reunido de mais de meio milhão de pagantes, o Samba de Rainha dividiu o palco com expoentes da MPB como Jorge Aragão, Benito Di Paula, Leci Brandão, Sandra de Sá, Jair Rodrigues e Tia Surica.

Absorvendo essa experiência, Nubia se dedica em paralelo à sua carreira solo desde 2011, explorando novos terrenos e se desafiando como artista. Ao trabalhar fora do samba, ela trouxe uma abordagem pop vintage com produção do conceituado Gustavo Ruiz no disco “Uma Qualquer”, de 2014.

Já neste novo trabalho, Nubia une a raiz do samba de onde nasceu e se desenvolveu como artista, junto de uma roupagem urbana, conversando com a novíssima MPB e uma visão tipicamente paulista. “O Que Me Rodeia é Maior” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0