em ,

O último de Huey Lewis and The News?

Weather, primeiro disco de inéditas desde 2001, pode ser o último da banda, já que Lewis sofre com uma grave doença que pode deixá-lo surdo

Huey Lewis and The News, “The Power of Love” e “De Volta Para o Futuro” estão ligados por toda a eternidade. E, por mais que muitos os considerem “pop farofa” e um exemplo do pior dos anos 80, é impossível encontrar alguém que não conheça uma canção de Lewis & Cia.

Agora, quase 20 anos depois do último lançamento com canções inéditas — Plan B, de 2001 — o grupo responsável pela canção que ajudou a imortalizar a trilogia “De Volta Para o Futuro”, volta com um novo álbum, Weather.

Lewis chegou a lançar Soulsville (em 2010), mas o disco era composto apenas por versões de clássicos do soul. Portanto, faz tempo que não ouvimos algo novo desses caras.

Onipresentes

Era impossível fugir de Huey Lewis and The News nos anos 80. “The Power of Love”,
“The Heart of Rock & Roll”, “Heart and Soul” e “Stuck with You” eram alguns dos sucessos da banda que misturava new wave, soul blues e pop.

Lewis misturando influências

Quem acha que o som de Huey Lewis and The News é “farofa” nunca deve tê-los visto interpretando uma canção a capela (como fizeram em um longínquo Grammy) ou ouviu algo além dos hits radiofônicos.

Huey Lewis fez uma aposta inteligente nesse novo trabalho. Ele decidiu colocar todas as suas influências em um liquidificador sonoro que nos leva pelo blues, soul, rock, country e doo wop.

Quem lê minhas críticas musicais sabe que a duração dos discos atuais é uma preocupação. Normalmente, menos músicas (e tempo de audição) diminuem as possibilidade de se cometerem erros. Porém, Lewis pode ter exagerado. São apenas sete canções em pouco mais de 26 minutos!

Dito isso, o que temos para ouvir é uma banda afiada, com ótimos arranjos de metais, inspirados solos de guitarra e um vocalista que — apesar de não se achar um grande cantor — está em plena forma. Algumas vezes soa melhor do que no auge do sucesso, com um timbre que chega a lembrar o atual David Lee Roth.

As letras falam de amores e “ficadas”, mas não creio que ninguém se preocupe muito com o que elas têm a dizer. Quanto às músicas, elas compõem um conjunto que está no mesmo nível do melhor que já produziram.

I’m not gonna lie to you, ‘cause I am an honest man,
but I was only looking for a one-night stand

A única exceção é “I Am There For You”, uma balada que pode irritar pelo uso de um tipo de bateria eletrônica muito anos 80 e que, por alguma razão, parece ter agradado a grande parte dos críticos nos EUA. Vá entender.

Já “While We’re Young”, “Remind Me Why I Love You Again”, “Hurry Back Baby” e “Pretty Girls Everywhere” dão prazer em ouvir. Um prazer que não é muito fácil de encontrar na maioria dos lançamentos atuais.

“Pretty Girls Everywhere”, canção gravada originalmente por Eugene Church e The Fellows, em 1958, é a melhor prova da versatilidade de Lewis & Cia. “Doo Wop ‘n’ roll na veia”.

Último disco?

A má notícia para todos os que gostam da música do grupo é que Lewis foi diagnosticado com uma doença rara, grave e que pode levá-lo a ficar surdo. A chamada Doença de Meniere é uma infecção no ouvido e não tem cura.

Sendo assim, Lewis, que trabalha em um documentário sobre o grupo e na montagem de uma peça na Broadway para a qual compôs novas canções, não descarta a (forte) possibilidade deste ter sido seu último trabalho de estúdio.

Ele se mantém ocupado e diz que essa é a maneira que encontrou para enfrentar a doença, depois de ter passado meses deitado na cama com pensamentos suicidas. Vender mais de 30 milhões de discos e poder ficar impedido de ouvir música não é uma batalha fácil de ser enfrentada.

Importante dizer que Huey Lewis and The News — Bill Gibson (bateria), Johnny Colla (Guitarra e saxofone), Sean Hopper (teclados), John Pierce (baixo), Stef Burns (guitarra) e o próprio Lewis (vocal e gaita) — gravaram todas as canções de Weather antes do diagnóstico do líder da banda, o que influenciou na atmosfera leve do disco.

Ouça e tire suas conclusões sobre Weather

O veredito final é muito bom. Weather é um álbum rápido, com boas canções interpretadas por uma afiada e talentosa banda. Mas, por via das dúvidas, ouça e tire suas próprias conclusões.

O último de Huey Lewis and The News?
3.5 / 5 Crítico
Avaliação
Publico (0 votos) {{ reviewsOverall }} / 5
+ Avaliações E aí, o que você achou?
Ordernar por:

Deixe sua nota e participe!

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
E aí, o que você achou?

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Deixe sua opinião

Justin Timberlake e Anderson .Paak lançam “Don’t Slack”

Elite – Resumão 1ª e 2ª temporadas