em , , ,

Super-heróis têm seus papéis questionados no novo clipe “Herói Americano”, do grupo CRIA

Álbum “Pra Bagunçar” faz música para crianças de todas as idades

A necessidade de super-heróis para determinar o destino da humanidade é revista de forma bem-humorada e descontraída em “Herói Americano”, novo single do CRIA, grupo carioca cujas canções estimulam a reflexão das crianças e entretém a todos. O vídeo conta com artes da cartunista Lorena Kaz.

Em “Pra Bagunçar”, novo álbum do projeto, já disponível nas plataformas de música digital,  eles criam um novo gênero musical: a Música Literária Infantil. O grupo apaga as fronteiras entre a música para crianças e adultos e aposta no respeito à inteligência e imaginação dos pequenos como fórmula de comunicação universal.

Desde a sua própria formação, que conta com instrumentos inusitados como o violino e o clarone, até as composições de melodias e letras sofisticadas do compositor Vinicius Castro, o grupo se diferencia dos demais enquanto conceito e execução e se apresenta como uma porta de entrada para os pequenos para a música brasileira enquanto se posiciona dentro do universo da criança, como em “Herói Americano”.

“A faixa foi composta quando morei em Nova Iorque, durante o auge dos filmes de super-herói americanos. Diversos versos foram criados no metrô, enquanto eu via pôsteres anunciando os próximos lançamentos do gênero”, conta Castro.

Além de Castro, que também assina os violões, vocais e a produção musical, o CRIA é formado pelo percussionista e professor Mateus Xavier (do bloco Sargento Pimenta e do grupo vocal Ordinarius); a cantora e regente Maíra Martins (também do Ordinarius); o clarinete e o clarone de Frederico Cavaliere (Orquestra de Sopros Pro Arte); o  regente, pianista e acordeonista Christian Bizzotto (Orquestra Manouche); e o violonista Ayran Nicodemo (Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ). Todos com uma discografia recheada, prêmios e até trabalhos acadêmicos aprofundados em música.

Em 2013 lançaram o álbum “A Família”, que trazia divertidas canções sobre as relações familiares e seus membros. O disco foi finalista do Prêmio da Música Brasileira. Depois de passar com sua turnê por palcos no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Pantanal e tantos outros, chegou a hora do CRIA explorar novos ares no álbum “Pra Bagunçar”.

O novo trabalho reflete o mundo atual e reimagina as convenções que temos do universo infantil, convidando o público a refletir sobre os personagens, seus arquétipos, clichês e a ressignificar suas histórias. Príncipes, princesas e vilões são desconstruídos de forma bem-humorada e descontraída. Isso fica claro no novo vídeo, com trabalho visual da ilustradora Lorena Kaz, conhecida pela série “Uma Lhama Por Dia” e pelo livro “Uma Lhama No Cinema”.

“Quando a música ficou pronta, a Lorena foi foi a primeira pessoa que pensamos para ilustrar nosso clipe. Como diz a música, ‘Herói Americano – meio bicho, meio humano’, por que não uma Super Lhama?”, se diverte Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *