Isabella Bretz lança clipe “Faísca de Pó” em animação

A cantora e compositora Isabella Bretz amplia o universo de seu mais recente álbum, “Retalho de Mundo”, com o clipe “Faísca de Pó”. A faixa ganha uma animação assinada pelo artista Jackson Abacatu, transformando o simbolismo da letra em uma série de intervenções e técnicas de desenho e pintura.

Embora tenha um arranjo sutil, “Faísca de Pó” nasce de um conceito complexo: o paradoxo de sermos seres cheios de nuances e possibilidades e a nossa pequenez diante do universo. Talvez por isso a letra só tenha se tornado possível quando Isabella optou por simplificar ao invés de complicar.

“Eu tinha um assunto em mente para escrever uma música, mas tudo que ia pro papel não combinava, não rimava. Tentei várias vezes. Um dia, sentada no chão da sala, de repente houve uma ‘epifania’, tudo fez sentido. E por que cargas d’água eu preciso rimar? O que acontece com as pessoas que não rimam? Vão presas? Que libertação! Escrevi toda a letra em 8, 10 minutos. Peguei o violão e brinquei com dois acordes. Para que mais, se essa só precisava de dois? E assim nasceu ‘Faísca de Pó’”, recorda.

Para dar vida à canção, Bretz se uniu novamente ao parceiro de longa data, Jackson Abacatu. Começando com traços simples, em preto e branco, que remetem à própria composição da música, as ilustrações vão ganhando complexidade e cores e dialogando com estilos de pintura e até com intervenções sobre imagens da própria Isabella Bretz.

A técnica utilizada no vídeo foi a rotoscopia, que é a interferência (manual ou digital) sobre um material previamente filmado. Ela pode ser usada para manter o realismo ou apenas manter a base dos movimentos reais e ter um resultado final mais expressivo ou experimental.

“Eu quis fazer uma animação para ‘Faísca de Pó’ porque juntei uma vontade latente de realizar uma experimentação em rotoscopia com a carga de simbolismos e mensagens que a música traz, o que eu pessoalmente acho muito rico de ser transmitido para esse mundo da animação. A música desperta um sentimento bom, uma energia sutil que passeia pela reflexão sobre a vida e nosso lugar no universo”, sintetiza Jackson Abacatu.

“Faísca de Pó” se une a “O Rio e o Medo”, primeira faixa de “Retalho de Mundo” a ganhar um clipe, dirigido pela própria Isabella Bretz. Fruto de um processo de imersão ao longo de seis anos e contando com a colaboração de cerca de 30 profissionais, o disco é uma coleção de histórias, sensações e sentimentos compartilhados. Assim como em outros trabalhos, Isabella canta sobre o ser humano em suas questões individuais e coletivas.

A produção musical, gravação e mixagem foram feitas por Fernando Braga; a master ficou por conta de Sturla Mio Thorisson. Isabella assina a coprodução musical, direção artística e produção executiva da gravação.

 

Ficha técnica

Música

Composição: Isabella Bretz

Intérprete: Isabella Bretz

Produção musical, gravação e mixagem: Fernando Braga

Coprodução musical, direção artística e produção executiva: Isabella Bretz

Master: Sturla Mio Thorisson

Músicos: Isabella Bretz (voz e violão), Khadhu Capanema (esraj), Rodrigo Garcia (violoncelo), Rodrigo Lana (instrumentos virtuais), Alexandre da Mata (violão de aço).

Vídeo:

Direção, animação e edição: Jackson Abacatu

Animação assistente: Arthur B. Senra, Diego Akel, Domitila Clemente e Felipe Ávila

Etama Produções – Belo Horizonte, 2021

 

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho é revista por DJs

Obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho é revista por DJs

Série de três CDs chamada de “Classix Remix” é capitaneado por João Lee, filho

Prox
A empatia como resistência em Wolfwalkers, uma belíssima animação da Apple TV+

A empatia como resistência em Wolfwalkers, uma belíssima animação da Apple TV+

A profusão audiovisual cada vez maior dos dias atuais tem gerado muitos clichês,

Sugestões para você: