Com a data que os fãs esperam faz meses batendo à porta, o público faz aquela famosa fila para conferir Taylor Swift no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no melhor lugar. As apresentações, que começam nesta sexta-feira, prometem ser o assunto da semana ao lado da onda de calor que atinge o Brasil, com a estimativa que o pico de calor seja neste sábado. É preciso se preparar!!
Para esta sexta-feira a previsão é que os termômetros ultrapassem novamente os 40ºC. No sábado, o Rio pode ter 42ºC.
Dicas para enfrentar a fila no sol carioca:
A primeira dica é não esquecer a playlist de músicas favoritas!
Há duas regras básicas para enfrentar o calorão: se hidratar e se proteger do sol. O secretário municipal de Saúde Daniel Soranz ainda alerta para os ‘swifties’ levarem água, sucos de fruta e isotônicos, além de vestir roupas frescas.
— Para se alimentar, o ideal é levar comidas leves, como frutas. É claro que você pode embalar numa bolsa térmica ou com papel alumínio para evitar o calor excessivo no alimento — completa.
Água, suco de frutas e isotônicos: O ideal é beber de dois a três litros por dia e evite bebidas alcoólicas e refrigerantes. Se puder, levar o líquido congelado para derreter gradualmente e ajudar a beber na quantidade adequada. Lembre-se que a entrada de garrafas está proibida no Engenhão, então prefira garrafas que possam ser descartadas ao entrar no estádio. Copos térmicos também não podem ser levados ao show.
Para comer: Frutas são a melhor pedida, mas o ideal é levar embrulhadas num papel alumínio. Não é permitida a entrada de utensílios de armazenagem ou potes com tampa. Outra dica é levar castanhas, barras de cereal. Quem tem doenças crônicas, precisa redobrar a atenção. Pessoas com diabete tipo 1, devem-se atentar a ter algo doce para equilibrar a glicose.
Proteção do sol: Use roupas frescas e protetor solar com fator de proteção acima de 50. Evite a exposição direta ao sol. A sombrinha até pode parecer ser uma boa, mas lembre que a entrada de guarda-chuva é proibida no Nilton Santos e o descarte antes de entrar no estádio é obrigatório. Bonés e chapéus podem ajudar.
Crianças e idosos: São o grupo mais vulneráveis para enfrentar o calor. Lembre de oferecer água e líquidos com frequência. É importante também não esquecer de levar a medicação, caso faça uso. Pacientes de doenças crônicas tem mais chance de terem problemas a elas relacionadas, sobretudo se os remédios não estiverem sido tomados nos horários corretos.
— Tem que ter protetor solar. Eu tive insolação no show do RBD, então sei como funciona. A gente traz muita água, gelo, comida. Tudo fica no cooler e vamos abastecendo — relata Jamilly Araujo, de 32 anos.
A cidade do Rio está entre as mais quentes do estado e deve viver o ápice da onda de calor no próximo sábado, com chances de chegar aos 42 graus. A tendência é de elevação da temperatura até domingo, quando há a expectativa da onda de calor ir embora. Até lá, a máxima de quinta-feira deve ser de 40 graus e a de sexta, 38 graus, segundo o Climatempo.
Nada que abale os fãs de Taylor Swift.
Com informações via Jornal Extra
Comente!