O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi anunciado na pré-lista do Oscar 2025 para a categoria de Melhor Filme Internacional. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (17 de dezembro), e o longa de Salles é um dos 15 selecionados que concorrem a um lugar na lista final, que será anunciada em 17 de janeiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Produzido por Alile Dara Onawale, “Ainda Estou Aqui” é protagonizado por Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva. A atuação da atriz tem sido amplamente elogiada pela crítica internacional, e há muitas expectativas de que ela possa ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Torres também está concorrendo ao Globo de Ouro 2025, cuja cerimônia será realizada em 5 de janeiro.
A inclusão de “Ainda Estou Aqui” na pré-lista é um marco significativo para o cinema brasileiro, que não aparecia na lista desde 2008 com “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” de Cao Hamburger. Outra indicação brasileira na categoria foi em 1999, com “Central do Brasil”, também dirigido por Salles e estrelado por Fernanda Montenegro.
A produção tem recebido elogios em festivais e premiações internacionais, sendo escolhida entre os melhores filmes do ano pelo New York Times e BBC. Além disso, foi indicada ao Melhor Filme Internacional pela Associação de Críticos do Novo México.
A expectativa é grande, estamos todos torcendo para que “Ainda Estou Aqui” consiga uma indicação oficial e, quem sabe, até levantar o prêmio no Oscar 2025. A cerimônia ocorrerá no dia 2 de março em Los Angeles.