Ame ou odeie, esta época do ano sem dúvidas é repleta de canções que evocam o espírito de amor, fraternidade e união entre povos. O que já é bastante legal, porém como sabemos escutar muitas vezes as mesma músicas pode tornar qualquer festividade cansativa.
E que tal dar uma surpreendida na família com canções de final que ano que provavelmente seus parentes desconhecem? Pensando em animar sua festa de natal ou Hanukah, separamos uma lista com clássicos alternativos das festividades. Confira!
The Misfits – “Blue Christmas”
Os Misfits fizem em “Blue Christmas” uma das músicas favoritas da nação punk. Sua versão, com uma guitarra elétrica substituindo os instrumentais acústicos sonolentos da famosa versão de Elvis Presley, a música sem dúvidas merece seu espaço nesta ilustre lista.
Raimundos – “Infeliz Natal”
Uma das bandas de rock mais legais da história da música brasileira, o Raimundos deixou sua contribuição para o final do ano com “Infeliz Natal” no álbum Cesta Básica, de 1996. Uma época de ouro para a banda e o rock nacional!
My Chemical Romance – “All I Want for Christmas Is You”
Gerard Way combina perfeitamente sua voz com a de Mariah Carey neste cover de “All I Want for Christmas Is You”. A mudança instrumental pós-punk, com preenchimentos de pratos substituindo jingle bells e turbulência áspera da guitarra em favor de harmonias elegantes por incrível que pareça combina perfeitamente com a canção, mantendo o espírito natalino!
Yidcore – “Punk Rock Chanukah Song”
Yidcore é uma banda punk judia australiana dos anos 80 que experimentou comentários políticos satíricos e truques ridículos de performance, incluindo uma galinha de borracha chamada Scrambles. O videoclipe Yidcore mostra uma caricatura oficial de Adam Sandler junto com o Papai Noel assando uma rena em uma fogueira.
No Doubt – “Oi To The World”
“Oi To The World”, cançao dos Vandals, acabou ganhando um cover com o No Doubt em 1997. A paródia combativa de “Oi to the World” descreve uma comunidade punk caótica, mas globalmente unificada, reunindo-se motivada pelo espírito das festividades.
Blink-182 – “Not Another Christmas Song”
A música é uma objeção pessimista ao Natal e às festas de fim de ano, examinando liricamente a passagem do tempo e um relacionamento em desintegração. Seu videoclipe foi produzido em argila e mostra a banda se apresentando para elfos no Pólo Norte.
The Vandals – “Dance of The Sugar Plum Fairies”
O cover “Dance of The Sugar Plum Fairy” mantém a mesma brutalidade do primeiro ao último acorde. O andamento mais rápido e a espinha dorsal percussiva pesada da caixa energizam a música e dão a ela um caráter muito mais jovem e turbulento.
Five Star Iris – “The Dreidel Song”
A versão Five Star Iris da clássica canção de Hanukkah “I have a little Dreidel” é uma mistura de rock dos anos 60 e melodias folclóricas ortodoxas com tom provocativo.
.45 Graves – “The Snow Miser Song”
A galera do punk sempre curtiu um cover, assim “The Snow Miser Song” é outra canção de natal que acabou com instrumentos caóticos e o ritmo impetuoso com .45 Graves.
The Kinks – “Father Christmas”
“Father Christmas” incorpora aquela combinação paradoxal de felicidade e rebelião.
Ramones – “Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight)”
Uma lista como esta não poderia existir sem “Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight)”, dos Ramones, que conta uma perspectiva um tanto sarcástica sobre o estresse familiar da temporada de festas.
Comente!