PremiaçõesRPGSéries

“Desaventureiros” ganha três prêmios no Baltimore Next Media Web Fest

Apenas em 2024, a websérie foi premiada no New York Film & Cinematography Awards, no Toronto Webfest e segue indicada em festivais na Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia e Brasil 

Compartilhe
Compartilhe

A terceira temporada de Desaventureiros, da produtora independente Maré Geek, venceu nas categorias “Best Fantasy / Sci-Fi / Horror Series”, “Best Writing for Fantasy / Sci Fi / Horror Series” e “Best Ensemble Cast – Sci-Fi / Fantasy / Horror / Mystery / Thriller / Action” do Baltimore Next Media Web Fest 2024, nos Estados Unidos, das seis indicações que recebeu. Estes são o sétimo, oitavo e nono prêmio internacional, apenas em 2024, da websérie que vem se destacando no cenário audiovisual brasileiro e estrangeiro, ao unir cultura pop, representatividade e RPG com um toque de humor inteligente.

A Maré Geek  é formada pelos contadores de história multimídia Fai Mazell e Lucas Durão que, em Desaventureiros, apresenta um grupo de aventureiros inusitados que desafia as convenções do gênero. Ao transformar temas sociais em sátiras medievais, a produtora constrói um universo cativante e acessível, representando uma nova era de storytelling inclusivo e inovador no Brasil.

“Desaventureiros é uma websérie geek feita por pessoas LGBTQAIP+ para pessoas LGBTQAIP+. Ela conta a história de um grupo de aventureiros em um mundo de fantasia medieval tropical, inspirado em cenários de RPG clássico e deturpado à vontade”, explica Fai. “A nossa série conta a história de um bardo de sorte questionável, o seu grupo de aventureiros classe B e os seus rivais irritantemente competentes”, completa Lucas. “É uma história sobre conflitos familiares, romances complicados, trisais fofinhos, laços de amizade poderosos, ascensão de uma deusa não-binária e os nomes que escolhemos para nós mesmos. E também é sobre o governo totalitário de uma mãe”, finaliza Mazell.

Nas três primeiras temporadas, Fai escreveu nove episódios, dirigindo sete e atuando na maioria deles. Além disso, preparou o elenco e liderou a sala de roteiro e a produção executiva ao lado de Durão. Este último escreveu 12 episódios e dirigiu 13, solidificando uma parceria artística que enriqueceu a série. Juntos, eles criaram uma narrativa envolvente que conquistou o público e a crítica. 

“É muito recompensador receber esse reconhecimento lá fora. A barreira do idioma pode ser muito forte, por isso, quando um festival grande reconhece o nosso trabalho, a gente sente que é possível continuar, que é possível fazer audiovisual geek de qualidade no Brasil. É um atestado da qualidade do que fazemos, uma recompensa por todo o trabalho duro e dedicação do nosso time. Nos enche de orgulho”, diz Lucas. “O reconhecimento internacional é revigorante. Fazer audiovisual independente, geek e autoral no Brasil nos dá frequentemente a sensação de estar nadando: no escuro e contra a corrente. Pode soar legal, mas, na prática, é bastante exaustivo, até um pouco assustador. Escutamos com frequência que nosso nicho é uma cilada, que criar algo mais pasteurizado é a saída. Então é claro que gostamos de um pouco de validação internacional! Dá fôlego pra nadar mais um pouco”, completa Fai.

Com a segunda temporada, Desaventureiros recebeu 9 indicações no Rio Webfest 2019, onde venceu a categoria de “Melhor Atriz” e o “Golden Ticket” para o Bilbao Seriesland Web Fest 2020, que nunca aconteceu por causa da pandemia. Venceu também como “Melhor Direção de Arte”, no Asia Web Awards 2019, na Coréia do Sul, e “Melhor Cabelo e Maquiagem”, Toronto Webfest 2020, no Canadá.

Com a terceira temporada, além do prêmio em Baltimore, foram 10 indicações no Rio Webfest 2023, levando o prêmio de “Melhor Produção”. Foi vencedora das quatro indicações que recebeu no New York Film & Cinematography Awards 2024, nos Estados Unidos: “Best Musical/Dance Film”, “Best Web Series”, “Best Director – Web Series”, “Best Director – Musical/Dance Film”. No Toronto Webfest 2024, foi indicada a 10 categorias e recebeu o prêmio de “Best International Series”. Foi nomeada no Apulia Web Fest 2024, na Itália, para “Best Sci-fi/Fantasy Webseries”; no New Jersey Web Festival 2024, nos Estados Unidos, para  “Outstanding Fantasy”; e em mais 10 categorias no MT Queer Premia 2024, em Cuiabá. Recebeu “Menção Honrosa”, no Liberty Film Awards 2024 (EUA), e ainda aguarda os resultados das indicações de “Best Ensemble (Narrative)” e “Best Show (Narrative – Not English Language)” no NZ Web Fest 2024, na Nova Zelândia, e de “Melhor Maquiagem” no Rio Webfest 2024, no Brasil.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FestivaisFilmesPremiações

Festival de São Bernardo divulga premiados de sua segunda edição

Terminou no último fim de semana, na cidade do Grande ABC paulista,...

AgendaPremiações

Prêmio Shell de Teatro prorroga inscrições para categoria Destaque Nacional

Espetáculos de todo Brasil podem se inscrever até 3 de janeiro de...

EsportesNotíciasSéries

Senna: Por que Adriane Galisteu foi cortada da série da Netflix?

A série “Senna”, que retrata a vida e carreira do lendário piloto...

SériesTrailersVideos

Cem Anos de Solidão ganha trailer completo pela Netflix

Netflix anunciou recentemente o lançamento do trailer completo da série “Cem Anos...

AnimeNotíciasSériesTV

Arcane expande seu universo com três novas séries no mundo de LoL

Após o sucesso da série animada Arcane, criada em parceria entre Netflix...

FestivaisFilmesPremiações

Mercado Audiovisual Entre Fronteras premia cineastas brasileiros

Foram anunciados nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2024, em Puerto Iguazú,...

ColecionáveisCríticasRPG

Ticket to Ride – Um Clássico Atemporal do Universo dos Jogos de Tabuleiro

Retornando nossas análises sobre jogos de tabuleiro, apresentaremos um dos melhores boardgames...

NotíciasSéries

Criador de “The Boys” teme que série se torne o que satiriza

Eric Kripke, o showrunner da popular série “The Boys”, revelou recentemente suas...