Quando a DC Comics introduziu o conceito de multiversos e Terras paralelas na década de 1960, foi estabelecido que o Batman da Era de Ouro seria um personagem da Terra-2, na qual todos os heróis criados no fim da década de 1930 e início dos anos 1940 ficariam estabelecidos.
O Bruce Wayne da Terra-2 casou-se com Selina Kyle, a Mulher-Gato, como foi mostrado na revista Superman Family #211, e poucos anos depois tiveram uma filha – Helena Wayne. Um detalhe legal sobre isso é que, no seriado televisivo das Aves de Rapina (que só teve 1 temporada), Helena também é filha de Bruce e Selina. A personagem cresceu e, sabendo quem eram seus pais e o que eles significaram para o mundo dos vigilantes, logo se tornou a protetora de Gotham City juntamente com Dick Grayson, que, nesta Terra nunca deixou de ser o herói circense Robin. Bruce se tornou o Comissário de Polícia da cidade, um emprego que o acompanhou até o dia de sua morte.
Tudo isso citado acima não se conecta de forma alguma com o Batman do universo normal pois, diferente dos heróis Flash e Lanterna Verde, o Batman na Era de Prata não teve um reinício ou recriação, e inclusive referenciava alguns detalhes surgidos na Era anterior. No caso do Flash, houve a transposição de Jay Garrick para Barry Allen com conceitos renovados, principalmente no que diz respeito à adição de ficção científica na origem do personagem, o que também aconteceu com o Lanterna Verde, já que Alan Scott tinha uma lanterna mágica, enquanto Hal Jordan adentra uma Tropa universal, cujo anel veio de um alienígena.
A ficção científica também fez parte do Batman da Era de Prata, mas não numa recontagem de sua origem, e sim nas novas aventuras do herói que envolviam viagens no tempo, criaturas de outras galáxias e viagens a outros planetas. Tudo isso foi fruto de uma era cercada desses eventos, com a explosão da bomba atômica anos antes e a produção massiva de histórias e filmes de monstros, invasões alienígenas e tudo mais que foi fruto de um tempo hoje quase esquecido.
Com isso, o Batman foi um dos poucos personagens que se manteve da Era de Ouro para o mundo atual até hoje, buscando evoluções sempre que necessário, mas poucas vezes renegando sua origem inicial, a pedra angular do que ele veio a se tornar décadas depois.
E so que seria legal se ele voasse
Eu não acho legal o Batman voando não :p
De qualquer modo este artigo é muito interessante, acho inclusive que esse personagem daria uma ótima série elseworlds nas mãos do Brubaker! Conseguem imaginar?
eu acho deliciosa estas historias