Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Sensível, "A Melhor Escolha" se dilui em digressões

Os doze anos de envolvimento na construção de sua obra-prima Boyhood, parecem ter afetado o resultado artístico dos trabalhos recentes de Richard Linklater. Depois do frágil Jovens, Loucos e Mais Rebeldes (uma derivação mais do que uma continuação em si), o diretor retorna ao seu universo confessional quase ordinário em A Melhor Escolha.
Baseado no livro de Darryl Ponicsán, Last Flag Flying (nome original), que vem a ser a continuação do livro The Last Detail (ou simplesmente A Última Missão, como sua adaptação para o cinema de 1973 se chamou), o filme mostra três veteranos das forças armadas americanas – Bryan Cranston, Steve Carrell e Laurence Fishburne – que se reencontram trinta anos depois para o enterro do filho do personagem de Carrell, fuzileiro na Marinha, morto na Guerra do Iraque.
O longa é todo moldado nesse reencontro e no que ele vai representando para cada um deles. Basicamente um filme de personagens em suas densidades dramáticas, que resvala no discurso antibelicista vigente na América ianque atual. Cranston rouba a cena num elenco sem irregularidades.

O roteiro também foi escrito pelo autor do livro, o que talvez explique o veemente investimento no discurso para Ilustrar o olhar do diretor sobre seus personagem. O ritmo lento é até uma marca de Linklater, mas aqui por mais que tenha um elenco que corresponda com destreza a economia do roteiro, a química entre os atores/amigos fica bem visível e é o grande ponto alto de tudo.
Mas com diálogos repetitivos e esvaziamento dramático, A Melhor Escolha soa apenas pretensioso e lugar comum. Em outros filmes, o diretor dosou melhor sua linguagem lacônica. Aqui, confiou demais em sua expertise sem elabora-la. Irregular, A Melhor Escolha vale pelo aspecto humano, mesmo que sua diluição o deixe no limite da chatice.
Filme: A Melhor Escolha (Last Flag Flying)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Bryan Cranston, Lawrence Fishburne, Steve Carrell
Gênero: Drama/Comédia
País: EUA
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Imagem Filmes
Duração: 2h 04 min
Classificação: 12 anos

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

U2 lança clipe de 'American Soul', parceria com Kendrick Lamar

Próxima publicação

"Quase Memória", novo longa de Ruy Guerra, tem trailer divulgado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Filmes e HQs de ringues

Sejam bem-vindos a mais um programa Pipoca e Nanquim! E, como vocês já devem ter notado, nosso site está de cara…