em

Planilhas de grupo em Warhammer 3ª edição

Após apresentar um pouco sobre o processo de construção de personagens nesta nova edição de Warhammer Fantasy Roleplay, Jay Little oferece uma prévia sobre o funcionamento das planilhas de grupos anteriormente mencionadas.

Embora alguns RPGs foquem a atenção em um único personagem, muitos RPGS focalizam as ações e histórias de um número de personagens dos jogadores que cooperam. Pode ser um consórcio de super-heróis, uma unidade das forças especiais, um pequeno grupo de agentes secretos ou um dos vários outros tipos de grupos. Em muitos RPGs de fantasia, personagens individuais unem-se para formar grupos.

Às vezes é por mera conveniência – pode haver segurança na multidão, ou todos os personagens estão se dirigindo ao mesmo destino. Outras vezes, o grupo tem um objetivo em comum e um propósito para trabalhar junto. A identidade de um grupo pode ajudar a estabelecer o tom e a atmosfera. Um forte sentido do porquê desse grupo de indivíduos estar cooperando pode ajudar a adicionar profundidade e imersão à experiência de jogo.

Grupos de personagens dos jogadores frequentemente tem ao menos algum senso de propósito ou direção – mesmo que em grande medida não mencionado ou apenas brevemente definido. Em Warhammer Fantasy Roleplay, o papel do grupo tem um efeito mecânico, bem como um efeito dirigido à história.

Os personagens dos jogadores no jogo compartilham uma planilha de grupo central, representando o trabalho de equipe, liderança e camaradagem entre seus membros. Cada planilha de grupo oferece suas próprias habilidades, assim como torna mais fácil a administração de certos recursos do grupo. Aqui está uma olhada mais de perto dos aspectos que compõe uma planilha de personagem.

Encaixes dos Talentos do Grupo
Como você deve ter notado, a carreira do personagem do jogador tem um número limitado de espaços disponíveis para encaixar talentos. Cada grupo de personagens tem uma fonte adicional a sua disposição para aproveitar de seus diversos talentos – a planilha de grupo. Cada planilha de grupo tem vários encaixes que também podem suportar talentos, e o tipo e quantidade podem variar de planilha a planilha.

Warhammer Fantasy Roleplay Thug Cada abertura de talento na planilha de grupo pode suportar um talento do tipo correspondente. Os talentos encaixados na planilha são fornecidos pelos membros do grupo, de sua seleção pessoal de talentos disponíveis. Contudo, quanto um talento for encaixado em uma planilha de grupo, a habilidade é conferida ao grupo inteiro – todos se beneficiam da liderança ou aptidão do personagem fornecedor daquele talento. Para talentos que requeiram que um jogador exclua a carta de talento para ganhar o benefício, isso significa que qualquer jogador no grupo tem a habilidade para ativá-lo pela exclusão da carta.

Contanto que o MJ considere que os membros do grupo estão perto o suficiente para se beneficiarem, todo mundo pode usar as habilidades relacionadas aos talentos encaixados na planilha de grupo. Se um membro do grupo se afastar para fazer algo por iniciativa própria (como um ladrão andando sorrateiramente para reconhecer um armazém abandonado) então ele não será capaz de se aproveitar dos talentos da planilha de grupo até que reestabeleça contato com o resto de seu grupo.

Habilidade do Grupo
Cada planilha de grupo tem uma habilidade especial única àquela planilha. Algumas habilidades do grupo permitem aos seus membros usar talentos de maneiras diferentes, gastar talentos ligados à planilha de grupo para gerar um efeito, ou ter outro traço novo e único. O uso ou restrições de cada habilidade dessas está especificado na planilha de grupo individual.

Parada de Fortuna
Cada planilha de grupo exibe uma parada de fortuna. Esta área é uma reserva para acumular pontos de fortuna ganhos no decorrer de uma sessão. Quando o MJ conceder os pontos de fortuna do grupo durante o jogo, eles são colocados sobre a planilha na reserva central. Uma vez que a planilha tenha acumulado o número adequado de pontos de fortuna, ela se renova e os membros individuais do grupo podem recuperar um ponto de fortuna.

Tensão do Grupo
Quando ocorrer um efeito desencadeador que eleve o nível de tensão do grupo, o MJ coloca um marcador de monitoramento junto ao medidor de tensão do grupo em sua planilha. A planilha de grupo especifica o resultado que ocorre quando certos espaços são alcançados. Se o medidor de tensão do grupo atingir o espaço final na trajetória, um efeito mais severo ocorre, e então o medidor de tensão é zerado.

Tensão como uma Ferramenta do MJ
A trajetória de tensão em cada planilha de grupo é um meio sutil pelo qual o MJ pode ajudar a resolver conflitos entre jogadores ou seus personagens, ou possa reforçar o tipo de experiência de jogo do qual os jogadores coletivamente queiram participar.

Quando o foco do grupo começa a se desviar, ou argumentos do personagem ameaçam se misturar com os argumentos do jogador, o MJ pode avançar a tensão do grupo um espaço ou dois se desejar. A finalidade não é punir ou embaraçar os jogadores, mas antes fornecer uma sugestão simples e visual de que as coisas estão se intensificando de um modo que pode ser contra-produtivo. Ou que tempo suficiente foi gasto em uma conversa particular, e os outros membros do grupo estão prontos para prosseguir com o curso da ação.

Se os personagens estiverem trabalhando juntos especialmente bem, o MJ pode voltar o marcador um espaço ou dois para refletir isso. Voltar a tensão também oferece ao MJ um outro recurso dentro do jogo para premiar jogadores por boa representação.

A caixa básica de Warhammer Fantasy Roleplay custará U$99,95 e tem lançamento previsto para o outono do hemisfério norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário