Quadrinho retrata processo de autoconhecimento em jornada de caráter universal

53
0

O artista visual Daniel Brás pôs no ar a campanha de financiamento coletivo no Catarse para o seu quadrinho “Eu Elemental”. Em 96 páginas de quadrinhos em cores, recheadas de experimentações gráficas com os traços que buscam ruídos harmônicos, a HQ conta a história de Euclides, alguém que decide dar um rolê paa se encontrar mas acaba num inesperado mergulho de autoconhecimento.

As experiências de vida são únicas e diversas, mas há algo “elemental” que compartilhamos desse momento?

A pandemia mundial do Covid-19 trouxe o isolamento social e, com isso, muita gente se viu de encontro consigo mesmo diante de uma quebra de estruturas simbólicas e imaginárias das tramas da realidade que construímos. O processo de autoconhecimento é constante, mas momentos como esse mexem nas estruturas construídas na base da humanidade. Esse reencontro individual de processos do consciente reverberou na produção artística do autor desde então. Assim, surge esta narrativa em quadrinhos sobre autoconhecimento, que busca na experiência do “eu” processos cognitivos com um espectro subjetivo e poético inspirado na natureza.

Entre os extras, o livro contém também o posfácio de William de Oliveira, psicólogo, poeta e gestor do projeto Leitura Emcantos:

No Eu Elemental, de uma simples gota de água-tinta nasce o fluxo de uma narrativa de um herói que percorre a jornada do autoconhecimento num mergulho em si mesmo com a coragem de encarar as forças arquetípicas e desvelar a riqueza e crueldade da biodiversidade de uma floresta simbólica. 

Daniel Brás é artista visual e brincante da cultura popular em grupos de moçambique, folias de reis e danças populares. É também autor da página “Tabloide HQ” com Rogério Faria, do artbook “Folktober” e do quadrinho “Beabá”, um dos indicados ao Prêmio HQ Mix 2017 de “Melhor Publicação Infantil”. É ainda idealizador do GAS – Grupo de Artes Sequenciais. O Quadrinho “Eu Elemental” é seu trabalho de conclusão de curso em Design Gráfico, formado na UNESP.

Entre as recompensas para os apoiadores, estão outros quadrinhos do autor, cartazes e modelo em 3d do protagonista Euclides, em tiragens limitadas. Além disso, ao atingir a meta inicial, novas recompensas podem surgir.

Eu Elemental terá formato de 19cm x 27cm com 112 páginas em offset 120g, impressão digital COLORIDA, com extras e posfácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *