O primor chamado quarta temporada de “The Crown”

the crown resenhas quarta temporada series netflix ambrosia

E mais uma temporada de The Crown reafirma sua dimensão de ser a melhor e mais completa série da Netflix. E nessa quarta chega a seu paroxismo ao debruçar sobre uma das eras mais conturbadas e consequentemente, populares da família real britânica: a chegada da princesa Diana.

Esse esperado recorte divide o protagonismo com a veemente presença da primeira ministra Margaret Thatcher, cuja carreira política foi marcada por um antagonismo frio com a Rainha Elizabeth.

the crown critica series netflix realeza britanica ambrosia

O criador da série, Peter Morgan, foi aperfeiçoando sua base dramatúrgica da história real (obviamente com as devidas liberdades dramáticas) casando perfeitamente a opulência da fotografia (que tem entre seus fotógrafos, o brasileiro Adriano Goldman) com a complexidade do roteiro, o que dimensiona seus personagens para além de simples arquétipos estabelecidos.

O fato de Diana deixar bem claro, desde bem jovem, que queria um status real, e o reconhecimento de Elizabeth sobre as virtudes cívicas de Thatcher, são exemplos bem elaborados disso. Assim como a construção dos diálogos que rendem cenas antológicas. Episódios como o da visita de Charles (Josh O’Connor) e Diana e a invasão do palácio real são irretocáveis.

critica the crown quarta temporada series netflix ambrosia

Morgan também tem um talento nato em escalar papéis. Se uma atriz do nível de Olivia Colman absorvendo a coroa já era um êxito garantido, escalar Gillian Anderson como Thatcher, sob pesada caracterização, foi uma sacada muito acertada. Ela se desvencilha da caricatura e atua com garra sendo ela tão conhecida quanto quem interpreta.

Mas é a descoberta da jovem Emma Corrin, como Diana, que reside não só a potência da série como a sensibilidade de Morgan. O magnetismo dessa atriz se confunde com a precisão com que ela incorpora a princesa. Impressionante como a superprodução se ilumina com e por ela. Mesmo numa temporada cujas ramificações não desperdiçam nenhum episódio.

serie the crown critica quarta temporada netflix ambrosia

O roteiro segue com invejável habilidade em lidar com os eventos históricos e suas necessidades narrativas. É brilhante a maneira como tudo faz sentido. The Crown nos relembra o quanto somos seduzidos pelo conto de fadas real que nada mais é do que um subterfúgio para reconhecermos a humanidade que há por trás daquele circo antiquado e injustificável chamado família real.

Nota: Épico – 5 de 5 estrelas

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.