em , ,

The Big Bang Theory inicia última temporada evidenciando seu esvaziamento

Em sua décima segunda temporada, o programa paga por ter se afastado da proposta inicial

Só as vultosas audiências na TV americana justificam Big Bang Theory chegar a sua décima segunda temporada apesar de seu mote já ter se esvaído por completo. E o primeiro episódio do derradeiro ano da sitcom (exibido pela primeira vez no Brasil no canal Warner) é a grande prova disso. TBBT começou como uma série sobre quatro cientistas brilhantes, mas sem nenhum traquejo social, que têm suas vidas mudadas pela bela loura que se enturma com eles e assim começa um divertido intercâmbio entre a cultura nerd e o mundo das pessoas normais. Era um mote para no máximo umas quatro temporadas, não à toa, o programa começou a perder sua graça ali pela sexta.

Nesse primeiro ponto da despedida, o episódio “The Conjugal Configuration“, vemos o desdobramento do casamento de Amy (Mayim Bialik) e Sheldon (Jim Parsons), que aconteceu no último episódio da temporada anterior, com Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars, celebrando a cerimônia. O casal sai em lua de mel e Sheldon revela querer “coitus” com frequência, mas dentro de sua obsessão por cronogramas, o que deixa Amy irritada. Acredite, o episódio é sobre isso. E a subtrama evidencia ainda mais o esvaziamento criativo da série no atual ponto.

Leonard (John Galecki) e Penny (Kaley Cuoco) descobrem que o Sr. Fowler (Teller) está se escondendo da Sra. Fowler (Kathy Bates) no apartamento de Sheldon e Amy. Ao verem os pais da amiga de uma forma mais próxima e pessoal, os dois não podem deixar de se perguntar se seriam eles apenas uma versão mais jovem daquela dinâmica “uma esposa megera e um marido tímido e manso”. No segundo subplot, Raj (Kunal Nayyar) é convidado para participar de um noticiário local sobre uma chuva de meteoros, e vê nisso uma oportunidade de rivalizar com o astrofísico celeb Neil deGrasse Tyson, interpretado pelo próprio.

O que se nota é que o prolongamento da história não serviu sequer para que os personagens evoluíssem. Continuam todos os mesmos, apenas levando vidas um pouco diferentes. Dos quatro nerds, apenas Raj ainda se encontra em estado de solteirice, mas isso, óbvio, deve terminar até o fim da temporada. Esse será, então, o gancho que manterá os fãs antigos ligados no programa. A configuração mais puxada para a novelinha parece ter agradado o espectador amplo. Mas até eles poderiam se cansar. Prevendo isso, os produtores resolveram terminar por aqui, mesmo sabendo que há um público que quer apenas ver Sheldon, Amy, Leonard, Penny, Bernadette, Howard e Raj toda semana, não importa a trama que se apresente. Sábia decisão, que podia ter sido tomada um pouco antes.

Cesar Monteiro

Publicado por Cesar Monteiro

Um viciado em cultura pop que adora compartilhar seu vício com o maior número de pessoas possível