em , , ,

Festival de música na Suécia proíbe entrada de homens em protesto contra assédio e violência sexual

“Este é o primeiro grande festival de música do mundo sem a presença de homens, e que faz uma denúncia contra todos os abusos sexuais em nossa sociedade. Queremos simplesmente que mulheres, não-binários e transexuais sejam capazes de participar de um festival de música e se sentirem ao mesmo tempo seguros”, diz o comunicado do Statement Festival, um festival criado em protesto aos atos de assédio e violência sexual ocorridos no último verão durante festivais de música na Suécia.

A ideia de criar o Statement Festival começou a tomar corpo a partir de um tuíte de Emma Knyckare, comediante e apresentadora de rádio, em que ela escreveu: “O que vocês acham de criarmos um festival em que nenhum homem possa entrar, até que TODOS os homens aprendam a se comportar?”

Da ideia surgiu uma campanha de crowfunding que arrecadou em três semanas 500 mil coroas suecas, cerca de 230 mil reais, a quantia necessária para o projeto, que é desenvolvido por entidade sem fins lucrativos e cujo principal objetivo é “conscientizar as pessoas sobre a necessidade de acabar com a cultura do assédio, e fazer com que o Statement Festival não seja mais necessário no futuro”, segundo seus próprios organizadores.

Não somente homens não poderão conferir o evento, que acontece neste final de semana, como todos os funcionários e equipe estão sendo compostos por mulheres e não binários. Ainda segundo a produção também “não se trata de punir os homens, e sim de dar a mulheres e transexuais a oportunidade de se divertir em um festival de música sem precisar ter medo”. A única exceção à proibição anunciada de homens serão os transexuais masculinos.

Entre os artistas do Statement Festival estão nomes da música sueca, como Frida Hyvönen, Joy, Beatrice Eli, Maxida Märak e Tami T., e comediantes do país.

Mais informações no website do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comente pelo Facebook

Salvador Camino

Publicado por Salvador Camino

em jornada pelas artes