Biografia: Carrie Bradshaw

Retornando com a coluna Biografias, vamos conhecer a protagonista de uma das mais famosas séries de TV de todos os tempos, agora sucesso nos cinemas: Carrie Bradshaw!

Biografia: Carrie Bradshaw – Ambrosia

Tudo começou em 1993, quando a socialite e jornalista freelance Candace Bushnell foi contratada para escrever uma coluna semanal no The New York Observer. A coluna se baseava em sua vida pessoal foi publicada até 1996, quando histórias selecionadas viraram um livro. Em 1998, a série adaptada do livro fazia sua estréia.

O produtor Darren Star tinha pago US$ 50.000,00 pelos direitos da obra de Bushnell, desde que tivesse liberdade total para utilizar as histórias. A idéia era criar uma série cômica que falasse de sexo abertamente, sob a perspectiva da mulher. Nascia Sex and the City, a série, que era bem mais engraçada e romântica do que a coluna mordaz que a originou.

New York City girl…

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaHá lugar para romance na selva de pedra de Manhattan? Caras na faixa dos 20 podem ser usados como algo divertido ou servem para um relacionamento? A nova geração está mais aberta para a bissexualidade? Quais defeitos impedem que um relacionamento dê certo? Todo mundo trai?

Essas são algumas das perguntas que a colunista Carrie Bradshaw tenta responder em sua coluna semanal, Sex and the City. Enquanto busca por repostas e novos temas na cena social nova-iorquina, entre taças de Cosmopolitan, vernissages, compras e inaugurações de boate, ela conta com a ajuda das amigas Miranda, Charlotte e Samantha.

Miranda Hobbes é uma advogada que adora seu trabalho. Seus terninhos mostram a mulher poderosa que não aceita que os homens a diminuam, seja no trabalho ou no sexo.

Charlotte York é gerente de uma galeria de arte e sonha com um casamento perfeito. Apesar de curtir o flerte da solteirice, ela sabe que o homem ideal (solteiro, bonito e rico) é um animal em extinção em Manhattan, portanto é preciso agir.

A relações-públicas Samantha Jones não quer saber de compromissos. Com uma auto-estima invejável, ela se basta e é a única a tratar o sexo de forma masculina (salvo raras exceções). Suas centenas de parceiros são um combustível inesgotável para a coluna da amiga.

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaApesar de ser uma mulher moderna, Carrie quer um relacionamento sério. Sua coluna é sobre sexo, mas também sobre a relação entre homens e mulheres, seus “causos” e loucuras. Seu grande amor chega quando ela conhece John James Preston, o Mr. Big (cujo nome foi a última coisa revelada na série). A conturbada relação dos dois, com brigas, términos e recomeços, conduz a série.

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaNa primeira temporada, as cobranças de Carrie, meio neurótica e sempre em busca de aceitação, e o distanciamento de Big, que não parece muito propenso a um relacionamento sério, levam o namoro a um término que parecia inevitável.

Quando começa o segundo ano, vemos Carrie lidando com essa perda, tentando reconstruir a vida de solteira e a rotina de party girl.

Numa noite chuvosa, Miranda conhece o barman Steve Brady, e apesar do aparente abismo entre os dois, nasce a relação mais verdadeira da série.

Carrie reata com Mr. Big, e dessa vez tudo vai bem, até que ele precisa se mudar para Paris a trabalho. O fato de não ser relevante para a decisão dele acaba com Carrie, e a história toda parece uma piada de mal gosto quando Big volta da França noivo de uma mulher quase vinte anos mais jovem.

No terceiro ano da série, Carrie tem uma série de encontros desastrados, até conhecer o designer Aidan Shaw. Bonito e atencioso, ele é tudo que ela sempre desejou que Big fosse, e fica fácil comparar os dois quando os dois casais, Carrie e Aidan, Big e Natasha, se encontram num evento. Quando Big se aproxima de Carrie para dizer que seu casamento não está indo bem, ela sente que terá problemas… mas pouco tempo depois abandona a razão e tem um caso ardente com o ex, que termina quando a esposa dele a flagra saindo de sua casa.

Biografia: Carrie Bradshaw – Ambrosia

Charlotte finalmente tinha encontrado seu príncipe no Dr. Trey McDougal, e no dia em que se casaria em seu perfeito vestido Vera Wang, ficou sabendo que o homem perfeito tinha um probleminha na cama… O casamento aconteceu mesmo assim, mas a noiva não era a única pessoa angustiada na festa, já que a dama de honra Carrie tinha confessado sua traição ao namorado Aidan, que a deixou.

Na quarta temporada, Charlotte tenta lidar com a impotência do marido, que só se resolve depois de terapia e um tempo separados. Agora é hora do casal pensar em filhos, enquanto Samantha resolve tentar seu primeiro relacionamento sério, com uma mulher (interpretada pela brasileira Sônia Braga)!

Carrie e Miranda levam um susto ao saberem que Aidan e Steve agora são amigos e estão abrindo um bar, e na festa Carrie percebe que ainda sente alguma coisa pelo ex. Apesar de relutar um pouco, Aidan volta para ela e o passado fica esquecido.

Carrie e o divorciado Big são amigos, e ele até consegue desenvolver uma relação cordial com Aidan.

Charlotte descobre que tem dificuldades para engravidar e se sente quase traída quando Miranda acidentalmente engravida de Steve (de quem já tinha se separado fazia um bom tempo). A obsessão por ficar grávida acaba afundando seu casamento, mas ela se entende com a amiga.

A fase lésbica de Samantha passa, e ela se envolve com um magnata da hotelaria que pensa exatamente como ela. Mas por amor ela finalmente quer um pouco de monogamia, e isso não parece algo que ele possa lhe dar.

Carrie e Aidan ficam noivos, mas por algum motivo, a idéia de se casar assusta a moça. Isso faz com que ela magoe Aidan mais uma vez e eles se separam novamente.

Biografia: Carrie Bradshaw – Ambrosia

O quinto ano da série se foca na vida profissional de Carrie. Ela passa a escrever artigos freelance para a bíblia da moda, a revista e Vogue. Sem Aidan e com Big morando na Califórnia, a grande alegria de Carrie vem quando suas colunas são transformadas em um livro. Isso faz com que ela conheça o escritor Jack Berguer, com quem ela começa a namorar logo que a temporada seguinte começa.

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaCharlotte encontrou um novo amor em Harry Goldenblatt, seu advogado, mas ele só aceitaria se casar com ela se ela fosse judia, e Miranda percebe que ainda sente alguma coisa por Steve.

No sexto e último ano da série, a relação quase perfeita de Carrie e Berguer chega ao fim de uma forma horrível, Samantha se envolve com o ator Smith Jerrod (e o transforma num astro) e Charlotte muda de religião para casar com Harry. Depois de alguns desencontros, Steve e Miranda se entendem, e vão morar no Brooklyn, numa casa que sirva a toda família (Miranda, Steve, o filho Brady, a babá Magda, um gato, um cachorro e ocasionalmente a mãe de Steve, Mary).

Samantha luta contra um câncer de mama e percebe o quanto Smith é especial, e Charlotte e Harry planejam adotar uma criança.

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaCarrie se envolve com o charmoso artista russo Aleksandr Petrovsky, e decide mudar toda a sua vida quando ele a convida para morar com ele em Paris. Na véspera da viagem, Big a procura e pela primeira vez ela resiste, pedindo que ele nunca mais a procure.

Quando a vida na França, longe das amigas e da cidade que ama, fazem com que Carrie questione suas escolhas, Aleksandr falha em lhe dar atenção e eles acabam brigando. O que Carrie deseja é um amor incondicional, alguém que lhe diga que ela é a pessoa certa, como anos antes ela perguntara se Big pensava que ela fosse.

A surpresa vem quando ela encontra Big no saguão do hotel e ele finalmente se declara. Depois de tantos erros, ele finalmente percebeu que a ama e com um sorriso, Carrie pede que ele a leve de volta para casa.

No fim, ela percebe que a relação mais importante que podemos ter é com nosso próprio eu, e que encontrar uma pessoa que ame o você que você ama é simplesmente fabuloso.

Fashionista

Biografia: Carrie Bradshaw – Ambrosia

Sarah Jessica Parker nasceu em Ohio, em 25 de Março de 1965. Filha de uma professora e de um jornalista, ela começou cedo nas aulas de interepretação e balé, e quando a família se mudou para Nova York em 1977, começou sua carreira na Broadway.

Em 1982 ela partiu para a TV, e nos anos seguintes para os filmes, com destaque para Footloose (1984). Nos anos 90 a carreira floresceu, e depois de trabalhar com Bette Midler em Abracadabra (1993) e com Johnny Depp em Ed Wood (1994), ela conheceu a estilista Patricia Field durante as filmagens de Miami Rhapsody.

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaA estilista era relativamente famosa pelo seu gosto peculiar e por criações divertidas que misturavam referências na composição de um look. A amizade entre as duas fez com que Parker indicasse Patricia para o trabalho em Sex and the City, e sua visão de um figurino cosmopolita para Carrie fez história.

Graças a Field, Carrie desfilou nomes como Alexander McQueen, Balenciaga, Chanel, Christian Dior, Diane Von Fürstenberg, Dolce & Gabanna, Fendi, Givenchy, Gucci, Helmut Lang, Hérmes, Jean Paul Gaultier, Louis Vuitton, Marc Jacobs,  Miu Miu, Moschino, Oscar de la Renta, Roberto Cavalli, Tom Ford, Valentino, Vera Wang, Versace, Vivienne Westwood, entre outros…

Sua fascinação (e caríssima coleção) por sapatos popularizou designers como Manolo Blahnik (indelevelmente associado à série), Christian Louboutin e Jimmy Choo.

Esse verdadeiro desfile, associado a peças kitsch e vintage, fez com que Carrie e Sarah Jessica Parker se tornassem ícones da moda no mundo todo, enquanto Patricia Field ganhava prêmios e reconhecimento.

A associação com consumo se tornou um dos pontos principais da série e um dos atrativos para o público alvo de mulheres e homens gays, embora a futilidade tenha enfraquecido um pouco o teor revolucionário e feminista da abordagem do sexo.

Ganhando o mundo…

Biografia: Carrie Bradshaw – AmbrosiaSex and the City foi considerada por feministas como um exemplo de progresso nos direitos da mulher e também como dos efeitos da cultura corporativa, do marketing, e de correntes mais individualistas do feminismo, apresentando o poder feminino como algo ligado à aquisição de itens, beleza, e a conquista do homem.

A série foi indicada a mais de 50 prêmios Emmy, ganhando sete, entre eles um para figurino, um para Sarah Jessica Parker e outro para Cynthia Nixon. O programa ganhou 8 Globos de ouro, sendo os de melhor série cômica e melhor atriz (Parker) por três anos consecutivos, com Kim Catrall ganhando um de atriz coadjuvante.

Sex na the City entrou na lista da revista Time dos 100 melhores programas de todos os tempos, e o último episódio em 2004 deixou nos fãs um gostinho de quero mais.

Em 2008, Sex and the City – O filme, chegava aos cinemas, contando a conturbada história do casamento de Carrie e Mr. Big, e nesse fim de semana, estréia no mundo todo a continuação, Sex and the City 2, que mostra a heroína lidando com a vida de casada, um encontro inesperado com Aidan e atingindo finalmente a paz.

Biografia: Carrie Bradshaw – Ambrosia

Com o sucesso da franquia, é provável que venha um terceiro filme por aí, embora não pareça necessário. Em todo o caso, as aventuras de Carrie continuam no recém-lançado The Carrie Diaries, uma prequel de Candace Bushnell cobrindo a adolescência de Carrie e os acontecimentos que a levaram a Nova York. Um segundo livro deve ser lançado no ano que vem, e não parece improvável que em pouco tempo vejamos as histórias no telão… Carrie on!

Total
0
Links
Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Nouvelle Vague já!

Nouvelle Vague já!

Resenha de Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague, de Emmanuel Laurent, por

Prox
A season finale de The Big Bang Theory

A season finale de The Big Bang Theory

Uma série que começou despretensiosa e hoje está entre as mais assistidas, The

Sugestões para você: