Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Empreendedorismo musical é tema de série documental no YouTube

Muito além do faça você mesmo, existe o façamos juntos. A partir da ideia de que apenas unidos é possível transformar a realidade dos artistas da música surgiram  ao redor do país diversas cooperativas musicais, que estimulam a criação de políticas públicas voltadas à cultura, em especial na música. Em quatro episódios, a série documental “Empreendedorismo Afinado: As Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras” acompanha o nascimento, história e legado das iniciativas desenvolvidas no Brasil nas últimas duas décadas.

Segundo Simone Pereira de Sá, coordenadora do projeto: “são dados inéditos, que preenchem uma lacuna importante da história da nossa cultura.” O documentário teve estreia do primeiro episódio no dia 01 de outubro, gratuitamente no canal do grupo de pesquisa LabCult, no YouTube.

A série documental Empreendedorismo Afinado analisa os impactos econômicos e sociais do cooperativismo na música brasileira. Enquanto a indústria da música passa por reconfigurações diversas nas últimas décadas, é no Brasil que as organizações coletivas em torno da música se destacam. De Norte a Sul, o grupo de pesquisadoras vai em busca de registros sobre o funcionamento destas organizações, enquanto investigam a relevância das mesmas no impulsionamento de projetos relacionados à indústria criativa.

A fim de compreender a importância destas cooperativas musicais, as pesquisadoras ouvem no primeiro episódio os relatos de Esso Alencar (Cooperativa da Música Potiguar), Makely Ka (Cooperativa da Música de Minas), Luis Felipe Gama (Cooperativa de Música do Estado de São Paulo), Téo Ruiz (Paraná) e Márcio Xavier (Espírito Santo) sobre as origens e o contexto político que propiciaram o florescimento das cooperativas.

E Simone destaca a importância das políticas culturais implementadas pelo Ministério da Cultura, nas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira. “Fica explícita através das entrevistas a relação entre as políticas culturais de Gil e Ferreira e os coletivos de música, que passam a se organizar para responderem ao debate proposto pelo Ministro”.

A série documental “Empreendedorismo Afinado: As Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras” é fruto do trabalho de pesquisa do LabCult, grupo de pesquisa da UFF (Universidade Federal Fluminense) e contou com as pesquisadoras: Simone Pereira de Sá (coordenadora), Simone Evangelista, Júlia Silveira e Luiza Bittencourt. O roteiro foi elaborado por Simone Evangelista, e contou com direção de Simone Pereira de Sá e Leonam Dalla Vecchia.  A montagem foi de Leonam Dalla Vecchia.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Duna – um clássico instantâneo de Denis Villeneuve

Próxima publicação

Filme de Uncharted ganha seu primeiro trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir