Johann Sebastian Rio, Nívea Freitas e Sávio Faschet na Sala Cecília Meireles

Concerto de sexta, dia 1º de abril, terá transmissão pelo YouTube

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na sexta-feira, dia 1º de abril, às 19 horas, com transmissão pelo YouTube e sábado, dia 2 de abril, às 16 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Johann Sebastian Rio, sob a regência de Felipe Prazeres. Participação especial de Nívea Freitas (soprano) e Sávio Faschet (contratenor). No programa, obras de Pergolesi, Hindemith e Mozart.

A Temporada 2022 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e da Vale.

Ingressos a R$ 40,00 na bilheteria ou pelo site da Sala Cecilia Meireles.

Johann Sebastian Rio, Nívea Freitas e Sávio Faschet na Sala Cecília Meireles – Ambrosia

Para a soprano Nívea Freitas, “Stabat Mater, apesar de ter sido composta pelo jovem G. B. Pergolesi, me transmite uma visão muito feminina – ao mesmo tempo delicada e forte – com uma perspectiva expressiva, contrapontística e dissonante de Maria num relato musical maternal do momento da morte de Cristo. Lamento, devoção e júbilo se misturam numa linguagem barroca muito tocante. As duas vozes agudas, soprano e contratenor que se intercalam entre solos e duetos nessa obra trazem, na minha perspectiva, uma única voz, a voz de Maria num momento expressivo ao mesmo tempo de dor e de júbilo.”

Soprano coloratura, concertista (Konzertexamen) pela HFMT – Hamburg (Alemanha), onde também concluiu seu segundo mestrado, em canto lírico. Mestre em performance musical pela UFMG, com projeto desenvolvido parcialmente na França, no Departamento de Teatro da Sorbonne Nouvelle de Paris. Como solista já foi dirigida pelos diretores André HellerLopes, Fernando Bicudo, Jorge Takla, Alicia Geugelin e Mien Bogaert, e com os maestrosSilvio Viegas, Roberto Tibiriça, Bruno Procópio, Christopher Park, Bar Avni e Justus Tennie. Atualmente tem como preparadora vocal a soprano grega Christina Poulitsi. Se dedica também a elaboração de projetos inovadores na área de concerto de câmara, atuando não apenas como performer, mas como roteirista e diretora, com o intuito de unir a tradição erudita com a atualidade, por meio do uso de mídias audiovisuais e da interdisciplinaridade. Tal aspecto de sua formação e trabalho a levou em 2018, a vencer oconcurso CLAB Festival – Neue Konzert Ideen, na Alemanha.

Johann Sebastian Rio, Nívea Freitas e Sávio Faschet na Sala Cecília Meireles – Ambrosia
Sávio Faschet

Sàvio Faschét – Contratenor.

Vencedor da penúltima edição do “Concurso Internacional de Canto Maria Callas”, Sàvio Faschét é um performer triple threat graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais natural do norte do estado – Almenara.

Contratenor sopranista, iniciou sua carreira artística como menino cantor do Vale do Jequitinhonha aos seis anos de idade e seu debut operístico aos dezoito, no papel de Miles, na ópera “The Turn Of The Screw”, de Benjamin Britten.

Seu repertório abrange todos os períodos da música de concerto, com maior foco na música contemporânea e Barroca. Entre os trabalhos mais notáveis estão a premiere de “3 Minutos de Sol” de L. Martinelli (Duda), “La Clemenza di Tito” de Mozart (Sesto e Annio), “Orfeo ed Euridice” de Gluck (Papel Título e “Amor”), “Semiramide”de Rossini (Arsace), “Giulio Cesare in Egitto” (Cesare), “Rinaldo”(Papel título) e “Pelléas et Mélisande” de Debussy (Yniold). Entre suas atuais performances de oratório estão presentes o “Messiash” de Handel e a premier nacional da “Passio Domini Nostri Jesu Christi Secundum Joannem” de Arvo Pärt (Alto).

 

Série Orquestras

Orquestra Johann Sebastian Rio

Nívea Freitas, soprano

Sávio Faschet, contratenor

Felipe Prazeres, regente

PROGRAMA:

Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736)                                           

Stabat Mater, P.77

  1. Stabat Mater Dolorosa
  2. Cujus animam gementem
  3. O quam tristis et afflicta
  4. Quae moerebat et dolebat
  5. Quis est homo—Pro peccatis suae gentis
  6. Vidit suum dulcem natum
  7. Eja mater fons amoris
  8. Fac ut ardeat cor meum
  9. Sancta mater, istud agas
  10. Fac ut portem Christi mortem
  11. Inflammatus et accensus
  12. Quando corpus morietur—Amen

Intervalo

Paul Hindemith (1895-1963)

Cinco peças para orquestra de cordas op.44 n.4

I – Langsam

II – Langsam – Schnell

III- Lebhaft

IV – Sehr langsam

V – Lebhaft

Wolfganfg Amadeus Mozart (1756-1791)

Divertimento em Ré Maior Kv. 136/125a

I – Allegro

II – Andante

III – Presto

 

 

 

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
‘Passada’: Vanessa Longoni lança single e clipe inéditos

‘Passada’: Vanessa Longoni lança single e clipe inéditos

“Passada” é o nome do novo single de Vanessa Longoni

Prox
Diogo Monzo Trio celebra a música de Luiz Eça

Diogo Monzo Trio celebra a música de Luiz Eça

A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na quarta-feira, dia 6 de

Sugestões para você: