Pixinguinha ganha biografia com discografia comentada

Em 17 de fevereiro de 1973 o Brasil perdia um dos maiores nomes de sua música popular: Pixinguinha. Perto dos 50 anos de sua morte, o autor da célebre composição Carinhoso, de 1917 e tocada até hoje em festas, comemorações e saraus, o músico é homenageado no livro “Pixinguinha, um perfil biográfico” (Numa Editora), de André Diniz. O lançamento será no sábado, dia 3 de dezembro, a partir das 15h30, na Livraria Yorúbar, Praça Leoni Ramos, 19 –Cantareira, no centro da Niterói. Com roda de samba e choro com o grupo Candogueiro e participação dos músicos convidados como Silvério Pontes, Chico Alves, Henrique Cazes, Monica Mac, Adriana Dutra, Thiago Cunha, Cacau campos, Marquinhos Diniz e Inácio Rios

O livro da Editora Numa faz parte da coleção “Culturas Cariocas” organizada por André Diniz e Luiz Antônio Simas que tem como proposta trazer à luz assuntos e personalidades marcantes do Rio de Janeiro, reafirmando sua importância no cenário brasileiro. Pixinguinha é testemunha e participante ativo da construção da identidade cultural do Rio de Janeiro e do Brasil.

Diniz, que é doutor em Geografia Cultural pela UFF, professor de pós-graduação da Uni-Carioca e da Facha, afirma que “Pixinguinha é o maior nome da música brasileira na primeira metade do século XX. Além de consolidar o choro como gênero, fortaleceu a linguagem do contraponto do choro com seu saxofone e soube incorporar em seus arranjos os batuques e as macumbas das ruas”.

Além de fotos do artista e seus companheiros, Pixinguinha um perfil biográfico traz ainda uma discografia comentada pelo maestro Henrique Cazes a partir de álbuns disponíveis nas plataformas digitais. A caprichada capa do livro tem assinatura do artista gráfico Mello Menezes e o autor faz uma singela dedicatória à avó que teve o privilégio de conhecer o biografado nas rodas de choro pelas ruas de Niterói. Uma leitura imperdível.

Serviço:

Lançamento do livro: Pixinguinha, um perfil biográfico, de André Diniz (Ed. Numa)

Preço: R$ 53,00

Data: 3 de dezembro de 2022

Hora: 15h30

Local: Livraria Yorúbar – Praça Leoni Ramos, 19 -Cantareira/São Domingos – Niterói

Com participação do choro com o grupo Candongueiro e os convidados Silvério Pontes, Chico Alves, Henrique Cazes, Monica Mac, Adriana Dutra, Thiago Cunha, Cacau Campos, Marquinhos Diniz e Inácio Rios.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
“O Som e a Fúria – um estudo sobre o trágico”  em Marechal Hermes

“O Som e a Fúria – um estudo sobre o trágico”  em Marechal Hermes

O espetáculo “O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico”, da Definitiva

Prox
Bairro da Liberdade terá oficinas gratuitas e shows na 52ª edição do festival Toyo Matsuri

Bairro da Liberdade terá oficinas gratuitas e shows na 52ª edição do festival Toyo Matsuri

Considerado um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil, o Toyo Matsuri

Sugestões para você: