Planetary: A Recapitulação, parte 2

Continuando a recaptulação de Planetary enquanto os Skrulls continuam invandindo a Marvel secretamente e a Tropa dos Lanternas Verdes conhece a Noite Mais Densa. Desta vez, a surpreendente revelação de quem é o Quarto Homem e mais diversas edições que farão os fãs da cultura pop geral terem um surto psicótico com tantas citações.

planetary capa 6

Planetary #06

Para muitos, a série começa aqui. Enquanto o Baterista atualiza Snow e Jakita sobre o projeto Ártemis, a união de alguns cientistas comandados por Randall Dowling para levar o homem a Lua sem que o mundo tivesse conhecimento. Ártemis, para quem curte mitologia, é a irmã gêmea de Apollo. Porém, enquanto Apollo seria o programa que iria angariar apoio popular, Ártemis iria ser quem demonstraria o poder americano aos russos. Enquanto explica isso, vemos o presente, com o Planetary invadindo o Four Voyagers Plaza, base de Dowling e seus associados: Os Quatro. O grupo de Dowling seria o primeiro a ir a Lua. Nele estavam ele, Jacob Greene, William Leather e Kim Susking. Só que eles não chegaram a Lua.randall-dowling
Após cinco dias, eles voltaram a Terra, mas já não eram totalmente humanos. No Four Voyagers, Jakita e Snow se deparam com um homem barbado aparentemente roubando algo. Ela o ataca e é derrubada, logo William Leather se revela a Snow, que o derruba com um pelo pontapé no saco. Leather, aparentemente conhece Snow, que não o reconhece. Leather se diverte com a amnésia de Snow e pergunta para ele: Quem conhece a história secreta de Elijah Snow? O que seus companheiros não estão lhe dizendo? E foge pegando fogo e atravessando o chão, quase incorpóreo, deixando Snow com seus pensamentos.

Planetary #07

planetary_7_cover

A começar pela capa, “Na Inglaterra durante o verão” é uma história que com certeza será Vertigo até o talo. A capa, no melhor estilo Dave McKean em Sandman já nos mostra o que iremos ver: uma homenagem aos personagens cults ingleses dos anos 80. Com a morte de um deles, no caso, Jack Carter (a versão de John Constantine, criado por Alan Moore), o Planetary se dirige a Londres para o funeral e lá, podemos ver homenagens a Sandman e Morte, Monstro do Pântano, Homem Animal, Doom Patrol, Orquídea Negra,Invisíveis, Kid Eternidade, Shade the Changing Man, Enigma e alguns personagens dos Livros da Magia de Gaiman. Todos estes citados acima criados por Gaiman, Morrison, Milligan, Moore no auge da Vertigo, quando ser dark era legal. Jakita resolve ir ver aonde Jack Carter morreu. Lá, o Baterista percebe que houve uso de magia e pede a Snow que congele o ambiente, o que mostra uma espécie de imagem falsa de Carter morto. É quando surge seu assassino. Um super herói marombado genérico, uma zoeira com a Image Comics que para todos os efeitos, tentou “matar” os heróis inteligentes apenas com imagens sem história. Carter reaparece e mata o marombado com uma cartucheira. Só que agora, ao invés de parecer com Constantine, ele está mais parecido com Spider Jerusalem, de Transmetropolitan do próprio Ellis. Ele agradece o grupo por expor o seu “assassino” e se vai nas sombras.

Planetary #08

Somos apresentados a Allison e à cidade científica zero dos EUA, onde, durante a Guerra Fria, pessoas que os desaparecimentos seriam explicáveis, bêbados, viciados, mulheres que dormiam com os homens errados, seriam levadas lá para sofrerem experimentos como cobaias humanas. Enquanto eles conversam, surgem Formigas Gigantes que os atacam. Jakita parte para a ignorância e mata todas enquanto Allison, o Baterista e Snow se refugiam em um dos prédios. Após Jakita derrotar as formigas, Allison se vira ao grupo e conta como havia sido morta e ressucitada por Randall Dowling, que lhe dá uma nova vida, ou melhor, uma meia vida nuclear de 50 anos. No mesmo local, Anna Hark. Enquanto isso, Allison vai contando sobre seus companheiros de experimentos. Homens gigantes, pessoas invisíveis, cães de guarda atômicos, um floco de neve quântico sendo irradiado através da cabeça de um homem, tudo isso nos remetendo aos grandes clássicos do cinema de ficção científica dos anos 50, em uma época em que a ciência começava a tomar asas, e o medo do estranho, do extraterrestre, do extra-americano causavam pavor na população, quando um dia, a Terra Parou ao ouvir Orson Welles narrar uma invasão alienígena. Ellis homenageia essa época de paranóia e medo narrando a história de uma sobrevivente de mais um dos atos de Randall Dowling, que, agora, após ter sua meia vida de 50 anos, desaparece e se esvai, deixando apenas perguntas no ar.

ambrose chase

Planetary #09

Em Planeta Ficção, vemos um grupo de soldados recuperando uma nave que sofreu uma queda em uma cidadezinha do interior americano. Dentro dela, quatro sobreviventes, porém, somente três haviam decolado com ela. Enquanto os comandantes discutem, vemos o Planetary invadindo o local, mas no lugar de Snow, um homem negro chamado Ambrose Chase que, aparentemente consegue dobrar a realidade a seu bel prazer. Enquanto isso, a base fica sem energia e a nave é aberta e três corpos são encontrados. O quarto ocupante dela não está lá. Enquanto o Planetary cria o caos no local, esse quarto ocupante vai até o comandante da base, que explica que a idéia por trás dessa exploração era criar um mundo fictício e aterrissar nele, e trazer amostras. No caso, ele. Só que a criatura matou o criador e resolveu fugir. Ambrose vai até o comandante da base que o alveja no peito e diz que eles estão dentro de um filme, e no filme, o negro sempre morre. Ambrose desaparece nos braços do Baterista e Jakita se vinga do comandante da base. Nada mais, apenas mais uma história jogada a esmo, certo? Hehehe… errado.

Planetary #10

Magia & Perda é a edição preferida dos fãs da DC. Nela, Ellis reconta, a seu jeito, a origem do Superman, Lanterna Verde e Mulher Maravilha, mostrando estas enquanto o Planetary encontra uma capa vermelha, uma bateria igual a dos lanternas, mas azul, e um par de braceletes dourados. Só que, após a chegada destes a Terra, o destino de cada um deles é modificado pelos quatro. Leather mata o Superman ainda bebê em sua capsula, Kim Suskind mata a Mulher Maravilha que viria até o continente para estabelecer comunicações após muitos anos de clausura e por fim, Randall Dowling captura o Lanterna em Júpiter e arranca cirúrgicamente a lanterna que estava encrustada em seu peito. Os ítens então, ficam no Four Voyagers até que o Planetary os encontra e Snow parece ter uma espécie de lapso de memória, indo procurar por John Stone a fim de saber mais.

Planetary 101

Planetary #11

Somos apresentados a John Stone agente da S.T.O.R.M., espião internacional, uma homenagem a todo espião famoso, mas mais a Nick Fury, agente da S.H.I.E.L.D., lutando contra a vilã conhecida como noiva e, após longa perseguição com a obrigatória chacina de capangas, no momento do confronto final, a noiva é congelada e destroçada por um pontapé de um Elijah Snow bem mais novo que estava escondido no avião no qual ela iria fugir. Voltamos ao presente quando Elijah e Stone conversam sobre diversos fatos e Snow se lembra de poucos deles. Só que, ao ser citado o Guia Planetary de 1931, Snow tem um troço e começa a se lembrar de diversos fatos e, ao final, se vira para John Stone e diz que se lembra de quase tudo, que os Quatro são os responsáveis pela sua aminésia e que ele sabe quem é o Quarto Homem. A revelação fica na edição debaixo.

planetary snow

Planetary #12

Snow está soturno. Ele chama Jakita e o Baterista até sua sala e os manda sentar. Ele começa a explicar alguns fatos estranhos das últimas edições e começa a pressionar os dois. Percebe-se claramente que há algo errado nos dois. Mudou o tratamento e agora Snow aparentemente é o chefe. Ele fala sobre os Guias Planetary, escritos desde 1925 por ele. Snow fala sobre como conseguiu se lembrar de suas memórias, de John Stone e de como este estava trabalhando para as Corporações Hark. E ele se lembra quem é o Quarto Homem: Ele mesmo. E as ordens de Snow para Jakita era de que ela não deveria ir atrás dele. Ela cita Ambrose e Snow se lembra dele também e pergunta sobre onde ele está e Jakita diz seu destino a ele nas mãos dos homens de Dowling. A sequência que vemos a seguir é digna de filmes de Hollywood, com Snow congelando um número 4 em todo o Central Park e as câmeras dos satélites dos Quatro focalizando aquele símbolo da volta de Snow ao comando do grupo.

Com a volta de Snow, eu fecho mais esse capítulo, ficando ainda mais 14 edições para chegarmos a 26 e aguardar a #27. Semana que vem tem mais.

J.R. Dib

Total
0
Links
Comentários 2
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
24 Hours Comics Day 2009

24 Hours Comics Day 2009

24 Hours Comics Day é uma daquelas idéias malucas que deram certo

Prox
Veja a cartela do Rei Randor de Masters of the Universe Classics

Veja a cartela do Rei Randor de Masters of the Universe Classics

Que a página da Matty Collector no Facebook é badaladíssima isso ninguém nega,

Sugestões para você: