Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Rio2C 2023 focará no conceito de soft power

A Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, nessa edição 2023 investe no soft power. Os 500 painéis previstos serão norteados por esse conceito que traduz a influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas. Quem explica é o idealizador, fundador e CEO da Rio2C, Rafael Lazarini.

“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Lazarini.

A programação da Rio2C 2023 prevê a participação de mais de 1,2 mil palestrantes. Na lista estão nomes como a ministra da cultura Margareth Menezes, o cantor Gilberto Gil, os criadores da série “Dark”, Baran bo Odar e Jantje Friese, Lyor Cohen (head global de música do YouTube), o piloto Rubens Barrichello, a apresentadora Fátima Bernardes, o diretor de cinema Fernando Meirelles, o cineasta argentino Daniel Burman, Hugh Forrest (presidente e diretor de programação do SXSW) e a cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo.

A Rio2C 2023 acontece de 11 a 16 de abril. Nos dois últimos dias (15 e 16) o evento se abre ao público.

A Rio2C 2023:

FESTIVALIA

No fim de semana, a Rio2C se abre para o público, que terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.

PALCOS

GLOBAL STAGE

O mais heterogêneo de todos os palcos, o Global Stage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

STORYVILLAGE

Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.

BRAINSPACE

Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

HOUSE OF BRANDS

Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.  

SCREENING ROOM

Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

NEW FRONTIER

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

SOUNDBEATS

O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

FUTURE U

O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

BIODOM

O Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.

ARTS & CRAFTS

O Arts & Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.

GAME+ 

O palco faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. Reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, grandes marcas, e os fãs para celebrar a indústria e suas conexões, bem como entender o futuro.

Leia mais sobre a Rio2C na Ambrosia

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Canal SATO+ inicia a sessão JFX, dedicada a filmes japoneses

Próxima publicação

Tigela chinesa alcança 25 milhões de dólares em leilão de arte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir