Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Tesla é tema do Rumo de Cultura no CCBB Rio

A obra teatral “O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL”, que chega ao Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro em 1º de junho, promete misturar ciência e arte. Com idealização de Isabel Teixeira, Diego Marchioro e Fernando de Proença, a peça estruturada por quadros imagéticos é fruto de quatro anos de pesquisa sobre a vida e obra de Nikola Tesla, um dos maiores gênios da humanidade e um dos mais importantes visionários do século XX.  Além da peça, a Rumo de Cultura, de Curitiba, traz atividades gratuitas ao centro cultural, que inclui uma áudio série de ficção sobre o Tesla, masterclass de iluminação cênica por Beto Bruel e a exibição do documentário Te(a)tralogia

O Universo Está Vivo Como Um Animal / crédito foto: Elenize Dezgeniski

O espetáculo dirigido por Nadja Naira utiliza a luz como elemento central para explorar as ideias revolucionárias de Tesla sobre energia, magnetismo, futuridade, eletricidade e democratização da luz. Os atores manipulam as lâmpadas fluorescentes – uma das invenções de Tesla- como agentes de cena. Outro ponto de destaque desta criação é a música tema original, de mesmo título da peça, que traz Ná Ozzetti e Ney Matogrosso pela primeira vez cantando juntos.

A imaginação de um futuro mais democrático é um dos pilares da peça. Estamos em sintonia com Tesla na vontade de pensar nesse futuro, na esperança e na democratização de acesso às informações, articulando, na cena, arte e ciência”, afirma Fernando de Proença, que junto de Diego Marchioro e Nadja Naira, assina a dramaturgia da peça.

Para a composição do trabalho, os artistas se aprofundaram na vida de Tesla por meio de pesquisa de cartas, palestras, entrevistas e da autobiografia “Minhas Invenções”. A temporada de “O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL” vai até o dia 25 de junho, com sessões quintas e sextas às 19h30, sábados às 16h e 19h30 e domingos às 18h.

[TEATRO] O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Térreo – Centro – Rio de Janeiro I Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br Quando: 01/06/2023 a 25/06/23 I Dia/hora: quintas e sextas às 19h30; sábados às 16h e 19h30 domingo – 18h (*sessão com libras: sábado 24/06 às 19h30) I Duração: 50 minutos I Capacidade: 172 lugares I Classificação: 12 anos I Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do CCBB – bb.com.br/cultura (meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard.

[MASTERCLASS] ILUMINAÇÃO CÊNICA POR BETO BRUEL

A Masterclass de Iluminação Cênica por Beto Bruel é um encontro que aborda os mais de 50 anos de carreira do iluminador, um dos mais premiados e prestigiados do território brasileiro. Com duração de 90 minutos, o artista compartilha com estudantes de teatro, pesquisadores, iluminadores, e demais interessados, meios e modos da criação de iluminação a partir dos processos de criação de luz em teatro. Na palestra, Beto usa referências de processos artísticos vividos por ele em trabalhos desde a década de 70, e reconta a história do teatro brasileiro, especialmente o curitibano. Ele também detalha a criação da luz da peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, feita somente com lâmpadas tubulares fluorescentes – uma das invenções de Nikola Tesla. A palestra inclui um período de 40 minutos de conversa aberta com o público.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I| Quando: 02/06/23 | Dia/hora: sexta-feira, às 17h|Duração: 90 minutos | | Entrada:  gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site bb.com.br) | Capacidade: 172 lugares l Classificação: 12 anos

[DOCUMENTÁRIO] TE(A)TRALOGIA

Desde 2016, 12 pessoas trabalham na criação de 4 peças. Em 2021, este grupo se reúne em um filme documentário a fim de elaborar questões sobre a construção de cena e suas ligações com a vida. Te(a)tralogia abre os arquivos pessoais dos artistas, de memória e especificidades do fazer teatral. O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL é a terceira peça do projeto, que começou LOVLOVLOV (2016), depois veio PEOPLE vs. PEOPLE (2020), e a quarta e última peça, O COVEIRO, será apresentada ainda neste ano.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II | Quando: 04 e 18/06/23| Dia/hora: domingos, às 16h| Duração: 71 minutos| Classificação: livre | Entrada:  gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site bb.com.br) | Capacidade: 52 lugares

[SALA DE ESCUTA – ÁUDIO SÉRIE] PEOPLE vs. TESLA – Peça elétrica para ondas de rádio

A áudio série “PEOPLE vs. TESLA – peça elétrica para ondas de rádio” é uma ficção sonora que foi criada a partir da autobiografia de Nikola Tesla, inventor responsável por popularizar a corrente alternada, sistema utilizado até hoje na transmissão de energia elétrica. Com texto de Isabel Teixeira, direção de Nadja Naira, desenho de som de Edith de Camargo e vozes de Diego Marchioro e Fernando de Proença, a áudio série é dividida em três capítulos (‘O começo está no fim’, ‘Luz que ofusca’ e ‘Abalo sísmico’) que se centram na relação entre Tesla e Mensageiro, em um quarto de hotel, no final da vida do cientista. A montagem utiliza a tecnologia de som binaural para criar uma experiência imersiva de escuta e a ação “sala de escuta” oferece uma experiência coletiva de 40 minutos que amplia o repertório do público em relação a Nikola Tesla.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II| Quando: 11/06/23 | Dia/ Hora: domingo, às 16h|Duração: 40 minutos I Classificação: 12 anos || Entrada:  gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site bb.com.br) | Capacidade: 52 lugares (retire seu ingresso na bilheteria ou no site bb.com.br)

Nikola Tesla

Nikola Tesla

Nikola Tesla foi um inventor austríaco que dedicou sua vida à criação de tecnologias revolucionárias nos campos da Engenharia Mecânica e da Eletricidade. Ele nasceu em 1856 na aldeia Smiljan, que fazia parte do Império Austríaco na época. Desde criança, Tesla foi incentivado a desenvolver sua capacidade de concentração, memória e raciocínio lógico.

Em 1881, Tesla começou sua carreira de engenheiro em uma companhia telefônica. Durante sua carreira, ele recebeu muitos prêmios e honrarias, incluindo a medalha John Scott pelo desenvolvimento do sistema de energia polifásico. Em 1912, ele recusou-se a dividir o Prêmio Nobel de Física com Thomas Edison, com quem tinha divergências.

As contribuições de Tesla para a ciência foram fundamentais e suas tecnologias revolucionaram o mundo. Uma das suas principais contribuições foi a aplicação em larga escala da corrente alternada (AC), que se tornou o padrão de energia elétrica em todo o mundo. Ele também contribuiu para a invenção do rádio, através de suas pesquisas em transmissão de informação via ondas eletromagnéticas.

Tesla também foi pioneiro no desenvolvimento do motor a indução, que é amplamente utilizado em equipamentos elétricos até os dias atuais. Ele inventou o controle remoto, que permitiu aos usuários controlar a televisão e outros aparelhos eletrônicos à distância. Além disso, Tesla foi o responsável pelo desenvolvimento da lâmpada fluorescente e de sistemas de ignição para veículos automotores.

Outras contribuições importantes de Tesla incluem sua pesquisa sobre ressonância magnética e a idealização do radar. Sua criatividade e inovação foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade.

Tesla morreu em 1943, aos 86 anos, na cidade de Nova Iorque.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Desamor de Walcyr Carrasco será apresentado na Virada Cultural

Próxima publicação

‘ELA’ traz Jeyne Stakflett à SP Escola de Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir