Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

“Universidade Monstros” diverte o público com louvor

Pouca gente se lembra, mas “Monstros S.A.” foi o primeiro filme da Pixar a concorrer ao Oscar de Melhor Longa de Animação, em 2002, na primeira vez que a Academia dava uma das cobiçadas estatuetas douradas nesta categoria. Perdeu para “Shrek”, mas não saiu de mãos abanando, já que “If I didn’t have you”, de Randy Newman, foi eleita a Melhor Canção daquele ano.
O tempo passou e, enquanto a Dreamworks espremia tudo o que o simpático ogro poderia oferecer, com três sequências que foram caindo cada vez mais de qualidade (em termos de roteiro), até não sobrar mais nada, a Disney/Pixar resistiu e demorou a fazer uma continuação novamente estrelada pelo grandalhão James P. Sullivan e o “zoiudinho da mamãe” Mike Wazowski. Mas a espera valeu a pena, pois “Universidade Monstros” (“Monsters University”) é uma ótima produção, além de ser uma grande diversão para crianças e adultos.

universidade-monstros2

A trama, escrita pelo também diretor Dan Scanlon, além de Daniel Gerson e Robert L. Baird, mostra que Mike (dublado novamente por Billy Cristal, na versão original), desde criança, quer se tornar um grande monstro assustador. Para conseguir realizar o seu sonho, ele estuda bastante e consegue uma vaga na prestigiada Universidade Monstros. O problema é que, mesmo com todo o seu conhecimento, ele não impressiona na “arte” de assustar crianças.
Durante as aulas, Mike acaba conhecendo Sulley (mais uma vez com a voz de John Goodman) e não simpatiza muito com ele, porque ele só quer saber de farra e não dá a mínima para os livros. Para piorar, o seu desafeto é bem mais popular pois vem de uma tradicional família de monstros e é muito bom quando dá seus rugidos. Mas numa reviravolta do destino, os dois acabam tendo que se unir durante os Jogos do Susto, onde terão que defender a fraternidade Oozma Kappa. Só que, tirando Sulley, todos os outros integrantes do grupo são totalmente desprezados e considerados perdedores pelos outros alunos.

universidade-monstros3

O filme brinca com os clichês de produções americanas sobre universitários e os grupos que são formados dentro do campus. Sendo assim, temos desde a galera dos esportistas valentões, as líderes de torcidas, os “bichos-grilo”, entre outros. A história lembra bastante o “clássico” dos anos 80 “A Vingança dos Nerds”.
Só não tem, obviamente, cenas de bebida e sexo, já que esta é uma produção para crianças. Mas o que importa mesmo é mostrar que, mesmo se estranhando no início, Mike e Sulley se completam como bons amigos e vão deixar as diferenças de lado para darem o melhor de si na competição. Como os protagonistas são bastante carismáticos, o público torce para que eles consigam vencer a disputa no final.

universidade-monstros4

Outro destaque de “Universidade Monstros” está nos personagens novos que fazem parte da continuação, como a reitora Hardscrabble (dublada por Helen Mirren), dona de um semblante sinistro e disposta a não facilitar a vida de Mike e Sulley. Além dela, os outros integrantes da Oozma Kappa são muito engraçados e responsáveis por algumas das melhores piadas do filme e mantém o otimismo a maior parte do tempo, mesmo sendo os “losers” do campus.
O trabalho dos animadores da Pixar continua muito bom, especialmente no tratamento de luz e sombras, seja nas aplicações feitas nos personagens ou nos cenários, como na cena em que Mike e sua turma têm a primeira aula num dos prédios mais solenes da universidade.

universidade-monstros5

O único porém do filme está na mensagem final, que indica que as pessoas devem se conformar com o que são, pois assim evita maiores desgostos no futuro. Mesmo assim, “Universidade Monstros” se mostra como mais um grande acerto da Disney/Pixar (que se mostra cada vez mais graduada na arte de divertir e emocionar) e uma ótima continuação do sucesso de 2002, que dá até vontade de ver mais histórias do universo de Mike e Sulley.
Quem sabe até com a volta da fofíssima Boo, que encantou a todos em “Monstros S.A.”, mas que por razões óbvias, não está neste filme.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Franz Ferdinand lança duas músicas novas

Próxima publicação

“Os Simpsons” terá um episódio especial dedicado para o Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Garotos Perdidos 3???

Errar uma vez é humano, errar uma segunda vez, insistindo no erro, é muita burrice!! Dá vontade de xingar esse…