Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Websérie busca apresentar o papel das autoras mulheres na música brasileira

As vozes femininas que ecoaram – ou que tentaram silenciar – ganham destaque na websérie “Compositoras do Brasil”, com produção do Ostra Festival e direção de Dani Pinheiro. Em três episódios, o projeto trará entrevistas para debater as origens da música popular brasileira contadas a partir da narrativa pouco falada das mulheres compositoras. O primeiro episódio já está no YouTube e os próximos estarão disponíveis nas próximas semanas.

“As mulheres romperam padrões de beleza e de comportamento através da música e inspiraram muitas pessoas a viverem suas vidas com liberdade e plenitude. A história da música popular brasileira é uma história de hiatos femininos. São centenas ou milhares de vozes, que tiveram sua expressividade artística marginalizada e menosprezada e, que estão aqui representadas pelas falas dessas personagens que são compositoras e entusiastas do empoderamento feminino na música. A pressão social dos papéis de gênero impediu mulheres de exercerem suas atividades artísticas com a mesma dedicação que os homens. Muitas tiveram seus trabalhos invisibilizados pelo preconceito”, conta a diretora Dani Pinheiro.

Entre as entrevistadas, estão desde compositoras consagradas como Ana Terra, Zélia Duncan e Alice Ruiz até novas compositoras como Thais Vilela, Jack Rocha e Doralyce.

“Para a seleção das entrevistadas, procuramos mulheres envolvidas com a música de diversas formas e etapas de carreira, vivência musical e que por alguns caminhos pudessem dialogar. O fio que une as entrevistadas é a composição, as muitas formas de contar as histórias das compositoras brasileiras, suas dificuldades, conquistas e relação com as cenas musicais construídas atualmente”, conclui Gab Mariquito, uma das produtoras da série..

Fundada em 2017, a Ostra é um espaço de liberdade e protagonismo da mulher na música, onde artistas, compositoras e intérpretes se apresentam e trocam entre si. A série, junto de um festival virtual ocorrido em março, foram realizados com recursos captados através do edital Fomenta Festival RJ, pela Lei Aldir Blanc.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Britânico Andy Keels lança EP “Fifteen Years”

Próxima publicação

Eternity: Carol Corsini ressalta sentimentalismo em single de estreia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir