TV

Cada vez mais madura, “Girls” ainda surpreende

Compartilhe
Compartilhe

Grandes dramaturgias são feitas de grandes personagens. Isso já é até lugar comum quando se avalia qualquer narrativa contada. Em Girls esse clichê é permitido, principalmente, pelo fato de que desde a primeira e inesquecível temporada, esse velho paradigma evoluiu de maneira clara diante dos olhos de quem a acompanha.

Lena Dunham cria de forma confessional e iconoclasta (no tocante a própria geração que enaltece e relativiza) todo um universo que foi, ao longo dessas 5 temporadas, ganhando espessura e vida própria. Assim, compreende-se muito a justificativa dramática de Shoshanna (Zosia Mamet), num arco que começa no desabrochar no Japão (em cenas hilárias e muitíssimo bem fotografada) e termina de maneira bem mais madura que o usual em se tratando de Shoshanna.

Marnie (Allisson Williams), o papel mais complicado da série – como roteiro e como personagem – teve seu complicador usado a seu favor na trama, com uma história (pela primeira vez!) bem coerente de ponta a ponta nesse quinto ano. Inclusive com uma inesperada digressão do passado. A geralmente subestimada Jessa (Jemima Kirke), simplesmente e literalmente roubou a cena deixando claro que sua vulnerabilidade é bem mais interessante que arquétipo cool que gravita sobre sua personagem.

girls-season-5E Hannah (Dunham) ganhou dessa temporada o reflexo de sua própria série: uma áurea idiossincrática muito particular sobre os seus atos. A louca identidade e visão de mundo dela (personagem/autora) ditou de maneira bem divertida e interessante os rumos da história até aqui. Mesmo que sob aspectos mais primitivos de se observar, como o desgaste de uma relação e o amor que se achava não existir mais.

Girls pega cada ponto acima e faz um caldo dos mais esquisitamente saborosos. Ano que vem será o sexto e último ano. Não será tarefa fácil fechar o ciclo dessas meninas, em suas paranoias e fragilidades. Entretanto, pelo que vimos ascendentemente nesses cinco anos, o fim será relativizado para uma temporada imperdível. Aguardemos.

 

 

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSériesTV

Como Água para Chocolate: uma deliciosa primeira temporada

Não é o asco dos norte-americanos às produções em outras línguas que...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

SériesTrailersTVVideos

Ruptura tem trailer da 2ª temporada revelado

O Apple TV+ divulgou na CCXP24 uma nova prévia para a aguardada 2ª temporada...

MúsicaNotíciasShowsTV

Globo negocia transmitir megashow de Lady Gaga no Rio de Janeiro

A TV Globo está em negociações avançadas com a prefeitura do Rio...

AnimeNotíciasSériesTV

Arcane expande seu universo com três novas séries no mundo de LoL

Após o sucesso da série animada Arcane, criada em parceria entre Netflix...

AnimeCríticasTV

Dandadan: O anime que vai te deixar de queixo caído!

O último trimestre de 2024 trouxe um anime de peso especial, e...

NotíciasSériesTV

SBT cancela retorno de Chaves à TV aberta

Em uma mudança angustiante, o SBT anunciou a cancelação do retorno do...