em ,

Planeta de Spock é descoberto na vida real?

No universo de Star Trek, a constelação de Eridani é mencionada como o sistema estelar onde o planeta Vulcano, o planeta natal de Spock, está localizado. Em mais um tiro certeiro da criação de Gene Roddenberry, foi anunciada nessa semana a descoberta de um exoplaneta com 8,47 vezes a massa da Terra e duas vezes o raio da Terra, no sistema estelar de 40 Eridani, a 17 anos-luz do nosso Sol.

Segundo Jian Ge, astrônomo da Universidade da Flórida, o planeta tem aproximadamente duas vezes o tamanho da Terra e completa uma volta na orbita de sua estrela em um período de 42 dias. “É a Super-Terra mais próxima orbitar outra estrela semelhante ao Sol”, afirmou Ge. E segundo Matthew Muterspaugh, astrônomo da Universidade do Estado do Tennessee, a estrela, chamada de HD 26965, pode propiciar vida inteligente no planeta que gira em sua órbita.

Roddenberry, junto com Sallie Baliunas, Robert Donahue e George Nassiopoulos, um trio de astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, escolheram ligar Vulcan a um exoplaneta real, que orbita uma estrela chamada 40 Eridani A. O estudo ocorreu em julho de 1991 e foi publicado em uma carta na Sky & Telescope, apenas alguns meses antes da morte de Roddenberry. Foram feitas referências a 40 Eridani A em vários livros relacionados a Trek, assim como em “Star Trek: The Next Generation”. O sistema tornou-se canônico em “Star Trek: Enterprise”, enquanto “Eridani D” foi mencionado no episódio da primeira temporada de Star Trek: Discovery, “Lethe”.

Como os criadores de “Star Trek” eventualmente associaram o planeta Vulcano a uma verdadeira estrela, chamada 40 Eridani A, os cientistas debatem há anos se existe um equivalente factual do planeta fictício. Se é habitado por uma raça de humanoides com orelhas pontudas é uma outra história.

Na série clássica, a localização do planeta não foi identificada. Vulcano foi mencionado várias vezes na primeira temporada, mas foi apenas no episódio da segunda temporada “Amok Time” que foi visitado por Spock, Capitão Kirk e o diretor médico McCoy.

Deixe sua opinião

Nasce Uma Estrela, confira trailer oficial

O ano na música:1988 – Conversa de Botequim