MúsicaVideos

Inspirado pela obra de Eduardo Galeano, João nas Nuvens lança clipe de Utopia

Faixa conta com a participação de Laura Tereza

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Manolo-Kottwitz-no-cenario-do-clipe-com-direcao-de-fotografia-por-Rodrigo-Grau-scaled.jpg" rel="nofollow"> &title=Inspirado%20pela%20obra%20de%20Eduardo%20Galeano%2C%20Jo%C3%A3o%20nas%20Nuvens%20lan%C3%A7a%20clipe%20de%20Utopia" rel="nofollow"> &name=Inspirado%20pela%20obra%20de%20Eduardo%20Galeano%2C%20Jo%C3%A3o%20nas%20Nuvens%20lan%C3%A7a%20clipe%20de%20Utopia" rel="nofollow">

Foi uma fala do escritor uruguaio Eduardo Galeano que inspirou o cantor e compositor catarinense João Alberto Lajús – o João nas Nuvens – a escrever a canção Utopia, um feat. com Laura Tereza que agora ganha clipe. Para Galeano, “a utopia está no horizonte”. “A música aborda a temática do caminhar utópico, para que não se deixe de caminhar. É sobre a preparação incessante do poeta, que passa noites em claro tentando escrever o que o outro jamais vai ler”, afirma João. No clipe, com direção de fotografia de Rodrigo Grau, vemos esse desenrolar da busca por inspiração com Manolo Kottwitz representando o poeta.

A ideia do vídeo surgiu a partir da capa do single: um jovem poeta exausto em seu escritório, tentando escrever versos que resolvam uma situação de afastamento romântico causado pelas intempéries do destino. Enquanto isso, a banda toca no mesmo espaço. Talvez na sua cabeça? Talvez o poeta na cabeça da banda?”, sugere o artista. O vídeo ganha novos contornos na parte da música cantada por Laura Tereza, conterrânea de João Alberto. “No momento do vocal feminino, os papéis se invertem. Surge a personagem da poetisa (representada por Dandi Lima), que é muito mais resolvida, mas que também tenta escrever versos para sanar a situação”, completa.

Outra referência presente em Utopia é o livro “O lobo da Estepe”, do alemão Herman Hesse. A obra aparece representada pelo quadro do lobo e pela frase “la entrada és la razón”, que está escrita na porta do teatro mágico retratado no livro: um lugar onde cada um pode ser o que é, sem as amarras e angústias causadas pelo julgamento do outro. E é para este lugar de aceitação que caminha o clipe. “No final do vídeo o casal se encontra em um jantar na tentativa de estreitar os laços. Colocam um disco, abrem um bom vinho, confidenciam-se uma carta… O texto que se entregam (uma parte da letra) é o mesmo: ‘eu passo a noite em claro tentando te escrever o que você nunca vai ler…’ Sorriem, e o que se segue fica pela imaginação do telespectador. Neste momento a música está em dueto, simbolizando o encontro“, comenta João.

FICHA TÉCNICA

Música
Composição: João nas Nuvens
Participação: Laura Tereza
Quarteto de cordas: Wesley Barbosa, Mateus Berns, Mizael Ambrosio e Endryk Casagrande
Arranjo de Cordas: Jakson Kreuz
Produção: Tiago Flores
Mix e Master: Fernando Nicknich
Arte da Capa: Rafael Panegalli

Vídeo
Direção de Fotografia: Rodrigo Grau
Direção de Arte: Bia Orlandin
Direção de Cena: Guilherme Cavichioli
Montagem e colorização: Eduardo Chagas
Ator: Manolo Kottwitz
Atriz: Dandi Lima
Agradecimentos: Arthur Bedin, Rafael Tagliari e Rafael Panegalli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesTrailersVideos

“Mortal Kombat 2” ganha primeiro trailer explosivo com novos lutadores

Prepare-se para mais fatalities! A Warner Bros. lançou o aguardado trailer de...

MúsicaNotícias

The Charlatans anunciam álbum “We Are Love”

Após sete anos de silêncio discográfico, The Charlatans estão de volta com...

Foto: Nathalia Cassiolato
LançamentosMúsica

Riviera retorna com “Futuro”, uma balada indie sobre o silêncio antes do salto

Sete anos após seu último lançamento de estúdio, Riviera está de volta...

LançamentosMúsica

Danni Guerra lança “Bateria Infinita”

O cantor, compositor e produtor  Danni Guerra apresenta seu novo single, “Bateria Infinita”, uma...

LançamentosMúsica

Mara Souza apresenta a canção “Sou Peregrino”

Mara Souza apresenta sua nova música, a canção “Sou Peregrino”, uma composição...

LançamentosMúsica

Antônia Gomes lança a canção “Trajetória”

Antônia Gomes apresenta sua nova música de trabalho pela Gravadora Louvor Eterno....

FilmesVideocastVideos

Superman – Respondendo a Perguntas Com Spoilers

“Superman” está em cartaz e o Outcast responde a perguntas com spoilers...

MúsicaNotícias

King Crimson prepara primeiro álbum de estúdio em mais de duas décadas

Após mais de 20 anos de silêncio em estúdio, o King Crimson...

LançamentosMúsica

De Belo Horizonte, Rafa Pedra lança o rock “Difícil”

A pandemia de Covid-19 separou dois grandes amigos, e, agora, aquele que...

MúsicaNotícias

Concerto de despedida do Black Sabbath arrecada $190 milhões para caridade

Ozzy Osbourne se despediu dos palcos da melhor forma que o príncipe...

LançamentosMúsica

Laura Souguellis lança “Se Eles Soubessem”

Laura Souguellis apresenta a primeira música de trabalho de seu novo projeto...