A Marvel e suas Guerras

15
30

Essa semana adquiri meu encadernado de Guerras Secretas; afinal, como um bom leitor de quadrinhos, eu precisava ter essa saga tão marcante da Casa da Idéias. Relê-la foi como voltar à minha adolescência.

A história é bem simples: uma entidade cósmica chamado Beyonder reúne os principais heróis da Marvel junto com seus piores inimigos e lhes propõe um combate – o vencedor terá seus desejos mais íntimos realizados.

Civil War #2
Civil War #2

Simples né? Pois é, a graça toda é justamente essa, não tem uma história complicada é tudo muito simples e direto, os heróis não tentam descobrir o que levou o Beyonder a realizar esse “jogo” e nem por que escolheu especificamente eles, não há questionamento moral por parte dos personagens, é pancadaria do começo ao fim, literalmente.

Vinte anos mais tarde a Marvel lançou Guerra Civil. Nessa guerra, os heróis criam duas facções e são colocados para lutarem entre si por uma ideologia, por um ponto de vista. Em muitas das vezes o leitor fica em dúvida sobre qual lado é que está certo: afinal tanto um quanto o outro apresentam pontos de vistas totalmente plausíveis e relevantes.

O que faltava de elaborado em Guerras Secretas sobra em Guerra Civil. A primeira, apesar de ter causado grandes mudanças em alguns heróis, como Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico,  não deixou muitas baixas nas fileiras da editora. Já Guerra Civil, por outro lado, mostrou aos leitores alguns dos heróis mais icônicos da editora balançarem em cima da tênue linha de moralidade: cito Homem de Ferro e Sr. Fantástico apenas para elucidar o que estou dizendo.

Qual das duas é a melhor? Eu prefiro Guerras Secretas.

Por quê?

Secret Wars #2

Simples: foi uma saga para vender bonecos, para divertir, não havia grandes pretensões e nem com o objetivo de desestruturar o status quo do universo dos heróis.

Guerra Civil simplesmente bagunçou tudo. Homem de Ferro se tornou um grande crápula hipócrita que não mede esforços para manter tudo da maneira que acha certo, Homem-Aranha revelou sua identidade publicamente e o Capitão América foi assassinado por uma de suas ex-namoradas. Sim, a saga é muito banaca, muito bem escrita e desenhada, com certos momentos de tirar o fôlego, mas eu pergunto: para quê bagunçar tudo?

No final das contas, será por nada, apenas para manter as revistas entre as mais vendidas e com sagas como One More Day e Secret Invasion para apagar tudo o que foi feito mediante pactos com demônios e invasões alienígenas… realmente fica um gosto amargo nos fãs ver seus heróis preferidos passando por histórias tão patéticas.

Fico na torcida para o dia que alguém faça um pacto para apagar o Joe Quesada da existência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 thoughts on “A Marvel e suas Guerras

  1. O bom de Guerras Secretas é que você consegue ler tudo num encadernado, já as novas sagas Marvel e DC você precisaria de no mínimo uns 5 🙁
    De resto eu sou bastante fã do Beyonder e acho um personagem muito mal explorado no Universo Marvel, adoraria vê-lo participar de vez em quando das revistas.
    Por fim, como sempre quem mais sofre na Marvel é o Aranha né?

  2. Poxa guerra civil foi a melhor coisa que aconteceu com a marvel em muitos anos, pelo menos no universo regular…. heróis tem que mudar mesmo, ir crescendo, não é sinônimo de bagunça…. Eu adorava guerras secretas quando era criança, quando fui rele-la nos ultimos anos, não consegui…. é muito fraco, é só pancadaria não tem roteiro, e seu eu fosse ler hq para ler esse tipo de coisa eu iria ao cinema ver filmes do governator e similares, o que eu não faço. Graças aos deuses existem pessoas como o millar e o bendis…

  3. NÃO! Beyonder não! Só o Simmonson usou o personagem com uma certa coerência (e ainda assim, como parte do “elenco de apoio”, numas histórias do Thor e do Quarteto Futuro). Nada de Beyonder na linha de frente de qualquer história! A não ser que o Jim “Cósmico” Starlin resolva escrever uma saga cosmo-filosófica envolvendo a “entidade mullet”. 🙂

  4. As duas são um cocozao!

  5. @ Álvaro
    Justamente do Beyonder do Simmonson que estou falando, um personagem muito rico.

  6. Eu topo esse pacto…
    E Guerras Secretas foi melhor…
    Guerra Civil foi contra tudo o que não pode acontecer num universo assim….

  7. Sei que isso é meio chato, mas são saga diferente de epocas diferentes, o que hoje e feito com quadrinhos propociona tipo de historias como guerra civil, a visão e a prosposta de cada uma só tem semelhança e ajuntar todos os herois do universo, mas cada uma tem um valor na minha coleção

  8. O que estraga tudo não é a grande saga como a Guerra Civil foi. O que estraga tudo é que imbecis como Quesada que acham que as coisas só funcionam quando são como sempre foram!

  9. Eu adorei guerra civil, inclusive a morte do Capitão e a revelação da identidade do Aranha. As coisas tem mais é que mudar mesmo. O que me incomoda justamente são palhaçadas como One More Day, que mostram como apesar da propaganda do “vamos mudar tudo”, na verdade as editoras ainda são muito conservadoras e covardes no que diz respeito a mudanças (afinal, one more day fez tudo voltar a ser como era
    anos atrás. Isso é o que eu chamo de retrocesso).
    Guerras secretas tem o seu valor, é claro. Ela é fraca se analisada pelos padrões atuais, mas é uma história simples porque foi escrita numa época mais simples. Mesmo assim, ela foi a precursora de todas as grandes sagas dos quadrinhos, e portanto é um marco importante.

  10. Sério? Uma saga sem grande história que, como você disse, é porradaria do começo ao fim consegue ser melhor que uma que tenta explorar um lado político e a reação de heróis sob uma situação de confusão, tensão e decisões?
    Eu discordo completamente.
    A Marvel pegar a Civil War para mudar um pouco as coisas é ótimo! Por favor, mudanças são coisas positivas e não é como se ela tivesse feito uma coisa como no One More Day, foram mudanças bem estruturadas.
    A exploração dos personagens foi outro ótimo ponto; e não é como se o homem de ferro fosse o herói mais bem-caráter do mundo. Antes era um alcóolatra que andava de armadura hoje é um multibilhonário que sabe fazer jogos políticos. Acho super-coerente.
    De qualquer forma, não li Saga Secreta, mas não sou tão fã de revista de super-herói e Civil War foi uma coisa que me cativou bastante exatamente por procurar explorar outros viézes (e ainda deixa espaço para porrada).

  11. pois é…. como eu disse, na minha concepção CW foi a melhor coisa que poderia ter acontecido com a Marvel. É importante que os heróis mudem, principalmente em relação a questões éticas, nada é pior do que heróis e vilões preto e brancos. O Batman, é um puta perosnagem, por que muita gente escrever ele como um doente psicótico, e a melhor história dele, DKR, ele é praticamente um monstro. o homem de ferro virou um dos melhores personagens da marvel justamente por que ficou filha da puta, ganhou densidade, tem falhas bem demarcadas.

  12. Perai, Guerras Secretas mudou muita coisa na época:
    Foi a primeira vez que Magneto ganhou o fator dúbio de ser um Ativista da causa Mutante, e não só um vilão. Ele inclusive cata a Vespa, de uma forma nada romantica, uma ficada mesmo, o que mostrava que a heroína não era uma menina, mas uma mulher e bem moderna. Em Guerras Secretas surge uma Mulher-Aranha, o Peter encontra seu traje preto/simbionte pela primeira vez, mudando o visual que pra mim é mil vezes melhor que o traje vermelho-azul e pra mim, o mais improvável acontece: Colossus se apaixona pela alienígna que o Tocha Humana tava pegando! Um dos romances mais adolecentes da Marvel do Colossus e Kitty é desfeito! Me lembro que eu tinha uma amiguinha que lia minhas histórias dos X-Men em Superaventuras Marvel e adorava o casal. Um ano depois de Guerras Secretas, quando contei pra ela sobre o termino dos dois ela chorou de verdade, tipo “meu mundo caiu”. Se vc contextualizar, pra época, era uma revolução muito grande. Claro, não tinha a mesma dimensão, o argumento nem a arte que a Crise nas Infinitas Terras da DC, mas foi uma tentativa bacana da Marvel de fazer um mega evento. Conheco pouco as mudanças da Marvel mediante a Guerra Civil, mas o pouco que eu li, vi e ouvi me pareceram MUITO interessantes. Acho sinceramente que hoje a industria dos HQs é muito esperta de manter uma continuidade mais elaborada entre as revistas, e , ao mesmo tempo, fazer mini-series em de histórias diferentes de seus personagens , como está sendo (muito legal por sinal) All-Star Superman e All-Star Batman & Robin the Boy Wonder.

  13. Guerra Secreta é muito mais significativa na Marvel que Guerra Civil, daqui a uns anos Guerra Civil vai ser mais uma saga entre sagas, já Guerra Secreta é um marco com repercussões até hoje. É só ver Invasão Secreta, tudo não passa de continuação das coisas que surgiram na Marval lá atrás.
    No fim os quadrinhos mensais não mudam nada, eles continuam refletindo apenas a época em que são produzidos. Hoje em dia vivemos numa época onde o acesso a informação mundial é instantâneo e o mundo cada dia mais acompanha todos conflitos humanos, já a 20 e 30 anos atrás as coisas eram bem diferentes e nem por isso os quadrinhos eram ruins, acho inclusive que hoje em dia os roteiros são muito apelativos…
    … Guerra Civil parecia publicidade, cada edição terminava de maneira mais espalhafatosa que a anterior, mesmo com um excelente plano de fundo quem acompanhou a saga percebeu que era tudo cinematográfico demais, muito plástico. A única grande repercussão de Guerra Civil foi a morte do Capitão América, tudo mais morreu com Invasão Secreta, até mesmo a identidade revelada do Homem-Aranha não durou nada.
    Antes os quadrinhos eram feitos para que os fãs aproveitassem boas histórias, hoje em dia é só para se vender edições e mais edições.

  14. @Daniel
    Quando comecei a escrever você ainda não tinha comentado, mas que bom que você o fez pois disse muita coisa 😀

  15. Sim, prefiro Guerras Secretas. Por mais non sense e pancadaria gratuita que a história possa parecer foi uma coisa que me marcou.
    Guerra Civil é boa, mto boa. Mas atualmente tanto a Marvel quanto a DC tentaram mostrar seus heróis de maneira mais crua, mais humana até, porém tanto na Liga quanto nos Vingadores vimos grandes heróis ter atitudes dúbias, em algusn casos agindo como grandes vilões.
    Isso é novo, é bárbaro mas ao mesmo tempo me incomoda o fato de saber que dentro da maior equipe que conheço algusn heróis resolverem fazer uma panelinha e sair por aí apagando a memória dos outros.
    Ou então, por mais que eu deteste o Capitão América, fiquei totalmente ao lado dele, é absrudo o Homem de Ferro querer impor uma lei como se ele fosse Deus! aonde está o livre arbítrio?
    Por ver os heróis tendo oscilações no seu cárater é que me fazem achar Guerras Secretas muito melhor, ali os papéis de bandido e mocinho estão muito bem definidos.

  16. Guerra foda é Sinestro Corps War porra! Pq o Sinestro ganha!

  17. que viagem, ele não impôs lei nenhuma, que impôs foi o congresso que é escolhido pelo povo. As pessoas imporam a lei, o homem de ferro a endossou depois do acidente! Antes do acidente ele foi ao congresso testemunhar para que a mesma fosse adiada! O maior problema com a guerra civil é que as pessoas são muito identificadas com esse ideal extremamente facista de heróis que estão acima da lei (nada melhor do que cavaleiro das trevas, tanto o filme quanto a hq para mostrar isso), o homem de ferro não criou a lei, e nem a aprovou, foram as pessoas. A maior sacada da civil war foi o capitão américa ser atacado pelo povo por que ele estava agindo contra a vontade da população, por isso que no fim ele desiste. É claro que o homem de ferro apresnetou diversas falhas de caráter, e que não mediu esforços para mostrar que seu ponto de vista estava certo, mas não foi ele quem começou isso, até mesmo a guerra não foi ele quem começou, não se esuqeçam que a primeira luta acontece quando o cap. engana o tony dizendo que aceitaria conversar com ele. Ele foi completamente facista e estava indisposto a ouvir.

  18. Muito me admira que enxerguem a guerra civil desta forma, esquecendo a armação que levou um congresso a ignorar a liberdade dos individuos e aprovar tal medida descabida.
    Defender o Homem de Ferro é defender os politicos corruptos que abusam do poder.

  19. Lam, se não for adicionar nada de útil aqui na dicussão então melhor volta pra Liguinha de Justicinha hahahahahaha, mané decenete!
    Estamos discutindo aqui as sagas mais relevantes dos quadrinhos 😀

  20. que armação? o homem de ferro não esteve relacionado a aprovação da lei, sei por que leio sua revista mensalmente…. quando ele era secretário de defesa ele tentou inclusive impedi-la, e não tem nada de corrupção na mesma, nem de falta de liberdade. Vigilantismo é um crime irresponsável. isso é inálienável, e a marvel fez um bom trabalhando mostrando que a população concorda com a lei.

  21. Felipe, ao meu ver a maioria dos leitores Marvel não concorda com a lei, essa é a verdadeira população. Não números inventados para deflagar com a Guerra Civil.
    Quanto a armação, me refiro a da explosão armada pra cima dos ex-Novos Mutantes que gerou a comoção popular para a aprovação da lei, “coincidentemente” foi tudo até filmado.
    Por fim, irresponssabilidade é prender os heróis deixando o planeta a merce de uma invasão skrull ou algo do tipo…

  22. Só corrigindo, quem desencadeou a explosão foi o Nitro, q estava bombado por hormonios para causar mais danos, conforme explicado na revista do Wolverine. E quem morreu foram os Novos Guerreiros.

  23. isso não foi armado camino…. como o jr. disse, foi coisa do nitro e não foi de propósito, foi irresponsabilidade dos novos guerreiros, querendo ganhar fama com seu reality show…

  24. Te garanto que foi armado, aguarde e confie.

  25. ah então você acha que foi…. mas cara seria muita cagada da marvel se eles fizessem isso, a coisa mais legal da cw é que todos os lados estavam certos…

  26. Como eu tava dizendo, a Sinestro Corps War é muito melhor que essas porcarias!

  27. Não se preocupem, depois volta tudo ao normal, da mesma forma que o Peter voltou depois da Saga dos Clones, de como o wolverine recuperou a mão depois da era do apocalipse etc
    Essas reviravoltas servem para chamar a atenção, depois todo mundo volta, vide Hal Jordan (na DC).

  28. Vide Donna Troy, Arqueiro Verde, Thor, Gavião Arqueiro, Elektra, Colossus, Warlock (Novos Mutantes), esqueci alguém?!

  29. Esqueceu sim. Jean Grey é a primeira da lista dos que voltaram. Visão, Robin II (Jason Todd), figuram na lista, entre outros que esqueci agora. Barry Allen o ultimo da lista dos zumbi-heróis, digo dos ressuscitados. rs
    Steve Rogers o Capitão América original e J’onn J’onzz o Caçador de Marte continuam mortos, por enquanto.
    Ah, só pra constar: Barbara Gordon a Oráculo ainda está paralítica desde a Piada Mortal, apesar do Gladiador Dourado ter tentado voltar no tempo para impedir o Coringa de atirar nela, sem sucesso. Por favor, editores da DC não aprendam português e não leiam esse comentário, amém. rs

  30. Acho que ambas tem defeitos que acabam prejudicando o trabalho final. Digo isto porque em “Guerras Secretas” o objetivo é simplismente vender títulos e produtos relacionados aos heróis como já foi dito, não existe uma trama mais elaborada que explicasse os acontecimentos e desse-nos um porque de tudo aquilo. Já em “Guerra Civil” me pareceu que todos enlouqueceram, fizeram as histórias por impulso, “pra ver se dava certo, ou se ia agradar” e depois resolveram que fizeram m*rda e decretaram: “Esqueçam tudo que vocês leram!” Perae, não somos idiotas! O que fizeram com o homem aranha, que até então era meu herói favorito da marvel é IMPERDOÁVEL!
    Quadrinhos atuais são pautados em enredos malucos regidos ao acaso e os editores vedem as mensais à custa da fama que seus heróis consiguiram graças a edições passadas, feitos por seus criadores principalmente. E elas vão continuar vendendo, porque quem é fã não abandona… Eu não abandonei, só não compro mais! Sem Alan Moore e Neil Gaiman não dá!