Lanterna Verde e o caminho para A Noite Mais Densa

[o artigo contém spoilers] Atualmente um dos melhores títulos da DC é o do Lanterna Verde e o da Tropa dos Lanternas Verdes. Desde a Guerra dos Anéis (que acho um absurdo chamarem o arco assim, já que no original é Sinestro Corps War), o fãs do gladiador esmeralda vem se surpreendido com o que…


[o artigo contém spoilers]

Atualmente um dos melhores títulos da DC é o do Lanterna Verde e o da Tropa dos Lanternas Verdes. Desde a Guerra dos Anéis (que acho um absurdo chamarem o arco assim, já que no original é Sinestro Corps War), o fãs do gladiador esmeralda vem se surpreendido com o que escritor Geoff Johns tem feito no título e destaque para a arte do brasileiro Ivan Reis.

Para quem não gosta de spoilers, aconselho a não continuar lendo este artigo.

Desde seu retorno, Hal Jordan vem tentando regularizar sua vida. Na minissérie Lanterna Verde: Renascimento (publicada pela Panini), o ex-Lanterna Sinestro se teletransporta para o universo de anti-matéria (Qward) após lutar contra Hal e ser ferido por Kyle Rayner. O arco da Guerra do Anel começa justamente com Sinestro no universo de anti-matéria, quando percebe que o único jeito de disciplinar o universo é dando início a criação de sua própria Tropa.

Para isso o vilão duplica seu anel e cria uma bateria central de energia amarela, assim como os Lanternas Verdes possuem a bateria central em Oa, para em seguida oferecer os anéis aos seres mais temíveis da galáxia – “aqueles que possuem habilidade de infligir medo profundo”. Com o início da convocação de membros para sua Tropa, Sinestro dá início a um plano ousado, ele ataca o coração de Oa, a bateria central, solta e recruta Superboy-Prime, Superman Ciborgue e seqüestra Kyle – que no início da saga é o portador de Íon (uma espécie de encarnação do força de vontade, o espectro de luz verde) – para que Parallax (a encarnação do medo, o espectro de luz amarelo) o possuísse. Sem contar com a presença dos Caçadores Cósmicos (construídos pelos Guardiões para proteger o universo, mas um erro na programação fez com que destruíssem diversos mundos e até um setor inteiro, o setor 666).

Toda a Tropa é pega de surpresa após um ataque massivo direcionado para Oa, várias baixas ocorrem e em seguida Sinestro ordena um ataque a Mogo, o planeta vivo e que é responsável por direcionar os anéis aos seus portadores, ou seja o vilão tem todo um plano muito bem elaborado.

Nós descobrimos também que os Guardiões já poderiam ter evitado todos os acontecimentos, pois Abin Sur havia descoberto segredos em suas viagens e com isso ajudou na criação do Livro de Oa.  Esse segredo seria uma profecia que a Tropa iria cair numa guerra cósmica, e que ele, Abin Sur, iria morrer quando precisasse do seu anel, desde então o alienígena utilizava-se de uma nave para se locomover no espaço. Percebendo que a situação atual irá levar os Lanternas Verdes a destruição profetizada, os Guardiões (que para mim não passam de um bando de velhos hipócritas que se consideram superiores a tudo), criam as 10 novas leis do Livro de Oa, revelando apenas a primeira: Os Lanternas podem utilizar de força letal contra a Tropa Sinestro.

Enquanto isso, Kilowog reúne uma pequena tropa e partem para Mogo, a luta entre o Lanterna Verde e Arkillo é muito maneira, que na minha opinião é um dos melhores membros da Tropa de Sinestro.

A saga atinge o clímax quando Kyle se liberta de Parallax com a ajuda de Hal e volta a ser Lanterna Verde. Achando que Sinestro pretende atacar Oa, toda a Tropa vai para o planeta somente para descobrir que o alvo do vilão é a Terra (que é o centro do Multiverso). O que ocorre é simplesmente uma hecatombe, com toda a Liga da Justiça, Sociedade, Titãs e Lanternas Verde tentando deter o ataque da Tropa de Sinestro e o poder destruidor do Anti-Monitor em plena Nova Iorque. Os Guardiões decidem intervir e transformar o Lanterna novato, o damaxita Sodam Yat, no novo Íon (que também era mencionado na profecia), que parte para uma batalha feroz contra o Superman-Prime (sim, o Superboy agora se intitula Superman).

O Anti-Monitor é destruído pelo ataque conjunto da Tropa e dos Guardiões, e é enviado para uma dimensão desconhecida, onde é visto transformado em uma bateria central. Sinestro é capturado em Coast City por Hal e Kyle e um novo Livro de Oa é escrito. Um Guardião se sacrifica para conter o Superman-Prime, também o enviando para um local desconhecido.

A saga termina com a revelação que ainda irão existir ao todo sete Tropas com sete espectros diferentes: força de vontade (verde), medo (amarelo), amor (violeta), raiva (vermelho), compaixão (índigo ou anil), avareza (laranja) e esperança (azul). E ainda terá um oitavo espectro que representará a morte (preto).

Serão sete Tropas, com sete cores diferentes… aonde eu vi isso???

O Anti-Monitor que se tornou a bateria negra, será a energia da oitava Tropa, poder oriundo do vilão Mão Negra, morto pelo Espectro em Lanterna Verde: Renascimento. Essa Tropa aparentemente será formada por personagens ressuscitados e já foi revelado que o Nuclear (Ronald Raymond) será um membro, além de vários Lanternas mortos, o  J’onn J’onnz, o Caçador de Marte que faleceu recentemente, possivelmente será um Lanterna Negro.

A vida do Lanterna Verde nunca esteve tão agitada, mas fica a pergunta para que tudo isso? A idéia de criar outras Tropas é interessante, mas não vai durar muito. Se apenas com poucos personagens interessantes para manter o título, a DC não vai conseguir manter o pique com sete Tropas diferentes e dar destaque a todas elas, daqui há algum tempo metade desses personagens novos irão desaparecer se não todos.

Especula-se que Geoff Johns irá tornar Guy Gardner no maior de todos os Lanternas, tirando assim o título de Hal Jordan. Espero que ele faça isso matando o personagem, nunca tive uma antipatia com um personagem como tenho com o Guy, ele é inútil, bobo, irresponsável, protótipo de anti-herói.

Para mim o melhor de todos é o Sinestro, esse sim é o maior de todos os Lanternas, quando ele está lutando contra o Kyle e o Hal e os três ficam sem energia, Sinestro apenas diz… “Podem vir. Os dois!” Ele é ótimo!!!

O Kilowog vem logo atrás de Sinestro, enquanto que o Hal e o Kyle ficam empatados, pois acho ambos ótimos personagens, porém não tem o mesmo apelo que os grandes personagens tem que possuir. O John Stewart só funciona mesmo no desenho para mim.

Nos fóruns de discussão sobre os acontecimentos das revistas também têm surgido as teorias mais doidas entre elas, Kyle se tornaria um Lanterna Azul tendo em vista que os criadores da Tropa Azul são os Guardiões Ganthet e Sayid, o que até tem um pouco de sentido já que foi Ganthet quem deu o anel de Lanterna Verde ao Kyle. Outra teoria seria que a Tropa dos Lanternas Laranja seria de apenas um único membro e que esse membro seria o Superman Ciborgue.

A saga da Noite Mais Densa só começa no ano que vem e na próxima semana teremos o início do prelúdio da saga com a história Final Crisis: Rage of The Red Lanterns. Então muita água irá rolar até lá, fique atento ao nosso site para saber mais.

OBS: Alguém veja se o Lam ainda está vivo?


14 respostas para “Lanterna Verde e o caminho para A Noite Mais Densa”

  1. Artigo bacaninha, só esqueceu de por que os Lanternas Verdes supostamente mortos pelo Hal Jordan, foram resgatados pelos Caçadores Cosmico e usados como energia pra começar a Tropa Sinestro.

  2. Realmente essa foi a melhor saga que eu já li dos Lanternas, o Geoff Jons tá de parabéns por revelar a verdadeira opção dos Lanternas, mas colocar o Anti-Monitor tomando esporro do Sinestro foi muita apelação, o cara é o maior vilão da DC de todos os tempos – aquela cena dele lutando em Nova Iorque então foi triste, um vilão capaz de acabar com o Multiverso trocando sopapos no Rio Hudson ninguém merece. No mais gostei muito do Superman Prime, Superboy é nome de bucha, espero que daqui para a frente manternham o nome e dêem mais participação para o personagem, que já chegou dando uma surra no “maior lanterna de todos os tempos” hahahahaa.
    Mas a maior dúvida que eu tenho é com relação aquela imagem misteriosa daquela multidão reunida sobre, seria uma imagem spoiler de eventos futuros? Consegui encontrar o Hal Jordan e o Kyle lá no meio.

  3. Eu encontrei o Batman e o Robin ali na multidão.
    A derrota do Anti-Monitor foi idiota mesmo, mas lembrando que o Anti-Monitor não estava com 100% dos seus poderes, fora que ele não leva esporro do Sinestro, até que o Sinestro e o próprio Parallax se ajoelham perante a presença dele.
    Outro fato que não foi dito: O Sinestro se sentiu vitorioso, pois fez com que os Guardiões liberassem a Força Letal, provando seu ponto de como deve ser controlado o universo.
    OBS: O Guy Gardner dá de mil a zero no Kyle.

  4. Prezado Valmer, no início do texto eu informo que o artigo possui spoilers.

  5. Avatar de alex nathan moreira de jesus
    alex nathan moreira de jesus

    nota 10
    melhor que estas crises da dc.

  6. Avatar de um qualquer
    um qualquer

    Concordo q criar um monte de tropas vai fazer q um monte de personagens sejam esquecidos do nada. A saga é legal, de qualquer forma.
    Mas, mudando de assunto, vcs num tão cansados de reclamar do nome Guerra dos Anéis? Normal achar que Sinestro Corps War é um nome mais adequado a estória, mas a panini tem q pensar nas vendas, Guerra dos Anéis é um título muito mais atrativo pro grande público brasileiro.

  7. Não, Guerra do Sinestro é MUITO melhor. Ainda mais para os leitores da DC.
    O nome Guerra dos Anéis desvirtua o verdadeiro foco da Saga, o vilão em si.

  8. Avatar de PaesLeme
    PaesLeme

    Eu gosto do lanterna … Eu o considero um dois meus herois favoritos. Contudo por algum motivo (acredito que seja Lantera Verde: o Renascimento) eu Odeio o Geoff Johns. Podem falar que quizer mais é a minha opinião, assim como eu não gosto de leite.
    Eu nunca tive nada contra o Hal sempre fui um grande fã dele… ate ele voltar dos mortos.
    Agora eu fico imaginado… Vai criar a passeata gay dos aneis (sem preconceito, apenas fazendo referencia a imagem acima) Pra que??
    Talvez transformar um cada um dos lanternas num personagem importante de cada fragmento de cor. Hal no Verde, Kyle no Azul, Jon no anil e Guy no violeta?!?!?!?! depois ele vão se transformar nos Power Rangers. Eu realmente não consigo ver motivos para fazerem essas lambaças todas.
    Ainda que a historia seja bem escrita tenha uma ideia bem legal eu realmente vejo um futuro sombrio para a tropa dos power… digo lanternas…

  9. Dessa vez eu achei graça também, hahaha!

  10. Não sei se vai prestar essa saga, não li os scans, mas estão envolvendo muita gente no projeto, deve ser algo pelo menos tolerável! Então agora o tópico ficou do jeito que vocês queriam? Apenas com espaço para o senhores se mostrareme, desdenharo que os outros escrevem ou deletar que lhes agradar muito!

  11. Valmer não sei se você sabe, mas as histórias são vendidas nos Estados Unidos antes do Brasil… mais ou menos de 1 a 2 anos. Você pode encontrar em qualquer Comic Shop brasileira ou então comprar pela Amazon. No mais, nossa política é apenas apagar os comentários ofensivos, não só ao Ambrosia mas também quando dirigidos a terceiros

  12. devia ter deixado o último comentário que era o único que não tinha erro de português, todos os outros tinham imperfeições no texto inclusive esse aí

  13. A Dimensão DC: Lanterna Verde #02 já está nas bancas.
    Valmer, é o melhor mix, 100% aproveitável. Pode comprar tranqüilo.

Deixe um comentário