O Phil deu a nota agora há pouco aqui no Ambrosia e lá se vão alguns detalhes interessantes a respeito da negociação. Para quem não está acompanhando os fatos, numa conferência hoje pela manhã (mais exatamente às 7:15 da manhã lá e 10:15 aqui no Brasil) a Disney anuncia a compra de quotas da Marvel Entertainment, num acordo de estoque e faturamento.
“A transação combina as marcas renomadas mundialmente da Marvel, como Homem de Ferro, Homem-Aranha e X-men com as capacidades criativas da Disney, portfólio global e propriedades do entretenimento, e uma estrutura de negócio que maximiza o valor das propriedades criativas pelas múltiplas plataformas e territórios“, disse Robert A. Iger, presidente e chefe executio da Walt Disney Company. “Ike Perlmutter e sua equipe fizeram um trabalho impressionante com estas propriedades, criando um valor muito significativo. Estamos agraciados por trazer este talento para a Disney“.
O valor estimado da negociação é 4 bilhões de dólares. Iger continua dizendo que “a Disney é a casa perfeita para os fantásticos personagem Marvel e para que eles expandam com grande valor criativo. É a oportunidade para que eles tenham acesso à uma tremenda infraestrutura de uma organização global“.
Neste acordo, a Disney adquire todas as propriedades da Marvel, incluindo os mais de 5000 personagens da editora, que serão integrados aos negócios globais da Disney. Os diretor de ambas as empresas aprovaram a transação, que toma lugar além das propriedades americanas, já que a propriedade Disney vai além do oceano. O acordo ainda requer a aprovação de alguns sócios da Marvel, que já foram avisados.
Segundo o amigo JR. Dib, advogado de plantão aqui do pessoal, quem irá julgar a compra será o governo americano com base na Lei de Melhoramentos Antitruste Hart-Scott-Rodino, na qual as empresas que irão se unir ou comprar umas as outras, devem demonstrar que não está havendo um monopólio de mercado, a fim de se evitar a concorrência desleal.
Entretanto, alguns fatores podem causar o rompimento do acordo, tais como:
- procedimentos legais ou outros fatores que afetarem o tempo ou a possibilidade de término das negociações previstas;
- a possibilidade de que os negócios não sejam integrados com sucesso;
- a possibilidade de se tornar difícil o mantimento de relações de negócios e operacionais;
- a possibilidade da falha em satisfazer todas as condições de fechamento do negócio;
- qualquer ação tomara por uma das companhias que causa a reestruturação de iniciativas estratégicas;
- situações fora do controles das companhias, tais como mudanças no mercado global e na economia, condições competitias e preferências dos consumidores, desastres naturais, problemas de saúdes, situações políticas e militares e desenvolvimentos tecnológicos.
Essa já é a segunda grande jogada da Marvel neste ano, além da compra do personagem Marvelman / Miracleman. Com isso, tanto ela como a DC ficam a cargo de duas das maiores empresas do entretenimento da história: Warner e Disney. Uma coisa interessante é que a Marvel não consegue emplacar uma animação há anos, o que pode mudar com a PIXAR estando na jogada agora. Por outro lado, a Disney tem tido problemas desde o início da década com seus quadrinhos nos EUA, tendo algumas das mais baixas taxas de venda do país.
De qualquer forma, fica a torcida para que o Super-Pateta entre para os Vingadores 😀







Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.