Há uma semana a Sony anunciou de forma oficial o seu novo portátil o NGP, o tão esperado PSP 2, e nós do Ambrosia vamos comentar a respeito de todos os detalhes do aparelho. Sem dúvida nenhuma ele parece ser um concorrente de peso contra o Nintendo 3DS e fica a dúvida se a disputa será tão desigual quanto a última vez (não vale esquecer que o DS já é o vídeo-game mais vendido de todos os tempos, batendo o PS2 e o Nintendinho).
Design
Podemos começar deixando claro que o NGP tem uma enxurrada de novos recursos, uma boa lista de títulos de lançamento, e um design inovador. A primeiro coisa que abordaremos aqui é o design, e como ele se compara com o PSP-3000. O NGP tem uma tela de OLED de 5 polegadas com multi-touch na frente, com um resolução de vídeo 960 x 544, em comparação com o 3000 da tela TFT de 4.3 polegadas e míseros 272 × 480 de resolução do seu antecessor. O visor frontal está emparelhado com uma área sensível ao toque (“5 pad multi-touch”) na parte traseira da unidade que é estilizada com símbolos clássicos do PlayStation. O touchpad traseiro pode vir a proporcionar um controle adicional aos jogos, inclusive clamando ser capaz de oferecer um interface de 01:01 de controle entre as duas telas, dando ao NGP um grande potencial para produzir games mais criativos e com jogabilidade inovadora.
Mas as novidades do NGP não param por aí, ele também inclui, assim como o 3DS, um acelerômetro e um giroscópio, permitindo controles de movimento extremamente acurados. É muito difícil negar as possibilidades trazidas por esse nível adicional de controle em uma unidade portátil, quer você goste de controle de movimento ou não.
E apesar de todas as coisas mais interessantes já citadas, o item mais esperado era a segunda alavanca de movimento, tornando o controle do PSP praticamente idêntico ao do PS3, o que já dá margem para muita coisa legal.
Capacidade
A Sony tem se gabado de que o NGP, até certo ponto, consegue fazer frente graficamente com o Playstation 3. O dispositivo portátil é alimentado por um processador ARM Cortex A9, e os gráficos são operadas principalmente por um quad-core Power BR SGX53MP4 + GPU. É um poderoso computador de mão para dizer o mínimo, mas as primeiras imagens de jogos apontam para uma qualidade ligeiramente inferior, mas ainda impressionante. Este poder de processamento miniaturizado certamente será um dos principais responsáveis pelo preço salgado que a máquina deve ganhar.
Nova mídia
A Sony também decidiu substituir o formato UMD para os jogos com um novo estilo de cartão flash. Isso será muito apreciado pelos fãs, como UMDs são notoriamente lentos para carregar, frágeis e difíceis de controlar. A grande vantagem no entanto é que a mídia flash será capaz de armazenar os jogos, assim como qualquer conteúdo adicional como addons e DLCs, bem como todos os savegames. O formato também permite que seu tamanho máximo seja ampliado conforme a tecnologia vá se desenvolvendo, fazendo com que a Sony possa fornecer cartões com maior capacidade no futuro para permitir jogos maiores e melhores.
A unidade também contará com internet 3G e WiFi, ainda que não existam planos de preços para contratos de 3G e até mesmo possível que modelos sem esse conteúdo sejam vendidos.. O NGP também incluirá duas camêras, uma dianteira e uma traseira, bem como um GPS embutido e uma bússola de 3 eixos electrônica.
Near
Outra característica interessante é o Near (próximo). Basicamente é um sistema de localização por GPS que pode rastrear como você pode fazer para visitar lugares diferentes, e permite que você veja qual é o jogo mais popular que está sendo jogado na área. Ele também inclui um mapa que mostra uma história de usuários que estavam nas proximidades, os locais que você visita, e permite que você veja quais jogos cada um deles estava jogando. Apesar de acabar um pouco com a sua privacidade (torçamos que exista opção de não ser rastreado), é certamente um conceito interessante.
Games
Quanto à programação de jogos, apesar de não ser tão impressionante quanto o 3DS, a Sony definitivamente não se conteve durante a conferência de imprensa. Eles mostraram vídeos de versões portáteis de títulos como Killzone, Little Big Planet, Resistance, e no meio da conferência o chefe da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, Shuhei Yoshida , apresenta uma demonstração de uma versão portátil do Uncharted 1. Esta demonstração de gráficos foi muito fiel, exibindo o game quase no nível do PS3, e mostrou os diferentes usos das duas touchscreens para controlar o jogo.
As demais empresa de games também subiram ao palco durante o evento para anunciar os seus títulos para o sistema, incluindo Jun Takeuchi da Capcom, que apresentou uma demonstração do Monster Hunter, e também exibiu um vídeo do título de PS3 Lost Planet 2, processado no NGP, afirmando que ele é como o PS3, com a única diferença sendo recursos de geometria, e que tem a mesma iluminação e física do console maior.
Takeuchi foi seguido pela Sega mostrando um trailer de uma versão portátil de Yakuza, a Koei Tecmo com Dynasty Warriors, Hideo Kojima da Konami, mostrando Metal Gear Solid 4. Hideo descreveu o seu sonho para o NGP, a possibilidade dele permite que você jogue um jogo no PS3, salve-o, e então continue jogando no seu NGP de onde parou. E disse que eles estão trabalhando em algo nesse sentido, mas que não poderia divulgar qualquer informação adicional agora. A seção de Desenvolvedores foi encerrada por Philip Earl, da Activision, que anunciou que haverá um Call of Duty para NGP (o que não é muita novidade, já que sai Call of Duty para tudo, até para DS).
Detalhes finais
Não houve nenhum anúncio oficial sobre o preço ou a vida da bateria até o momento, no entanto, alguns executivos da Sony foram citados dizendo algumas coisas interessantes. Shuhei Yoshida disse que a vida da bateria do NGP seria comparável com o PSP-3000, ou seja, algo em torno de 4-6 horas. Jack Tretton sugeriu que o preço seria maior do que o 3DS (EUA US $ 250), no entanto Andrew House disse que a Sony “irá disparar por um preço acessível que é apropriado para o espaço de jogos portátil.”
Estamos definitivamente interessados em ouvir mais sobre o NGP, e torcemos que ele consiga movimentar ainda mais o mercado de games. Tenho minhas dúvidas sobre o seu sucesso, mas ele me parece melhor preparado do que o seu antecessor. Agora é só esperar a E3 para se ter uma idéia melhor do aparelho…
Comente!