Os últimos dias de 2016 nos levaram a atriz Carrie Fisher, filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynolds, que ficou popularmente conhecida como a Princesa Leia Organa da Saga Star Wars.

Mulher que não levava desaforo para casa, era um tipo de personagem pouco vista em histórias em que os personagens principais são homens e as moças não passam apenas de donzelas que precisam ser resgatadas. Embora no Episódio IV isso tenha acontecido, foi apenas um mero detalhe, pois o inicio do filme já mostra a personagem como a pessoa que está com os planos de destruição da Estrela da Morte e, quando capturada, ela afronta os dois dos principais vilões da história sem mesmo hesitar. Afinal, não seria fácil para qualquer um fazer isso com Darth Vader e o Grand Moff Tarkin – vide que Orson Krennic treme nas bases enquanto está de frente com eles em Rogue One.

Em toda a Saga, Leia é mostrada como uma Senadora  Imperial, uma das líderes da Aliança Rebelde, além de uma guerreira. Assim que foi libertada, foi ela que tomou a dianteira na fuga da Estrela da Morte, enquanto Luke e Han estavam perdidos.

Suas vestes são citadas e reproduzidas até hoje em convenções, principalmente a Slave Leia, provavelmente uma da mais usadas pelas cosplayers em qualquer desses lugares. Apesar de se pensar e se usar essa veste de maneira equivocada pelas pessoas, essa roupa representa a força da personagem, pois com ela que matou usando suas próprias mãos um dos maiores vilões da história Jabba, The Hutt.

Sua clássica veste branca em A New Hope representa a esperança que a Aliança Rebelde nutre, e ela é mostrada como um desses símbolos, que também são usados por todos os grandes lideres da Aliança.

Com a venda da Lucasfilm para a Casa do Mickey, A Princesa Leia de Carrie Fiscer é hoje uma das chamadas Princesas da Disney, e provavelmente a mais valente e corajosas de todas. Ela é o modelo das Princesas modernas da empresa. É certo que cada uma delas (de Ariel e Mulan a Elza e Moana) tem alguma inspiração a partir da concepção dessa maravilhosa personagem.