Maxresdefault (33)
AcervoCríticasFilmes

O ótimo retrato de uma América falida em “A Qualquer Custo”

Quando o cinema independente americano se distancia de seus próprios clichês relegados a forma, ele ainda pode ser um retrato poderoso das contradições de sua nação. E essa dimensão que o roteirista Taylor Sheridan (que ano passado escreveu o excelente Sicário) procurou potencializar ao escrever “A Qualquer Custo”, muito bem aproveitado pela direção objetiva de David Mackenzie.

Os irmãos texanos Toby (Chris Pine, para além da pecha de galã hollywoodiano) e Tanner Howard (Ben Foster, sempre um excelente ator) unem-se para roubar pequenos bancos. Enquanto Tanner tem larga ficha policial e demonstra descontrole emocional e psíquico, Toby parece não se adequar a aparente normalidade criminosa do irmão. Assim, Tanner busca curtir a vida em cassinos, enquanto Toby quer pagar a pensão para seus filhos, na urgência do fim de seu casamento. Além disso, a casa da família está prestes a ser tomada pelo banco por conta de um empréstimo feito pela mãe deles.

Os dois então, partem para uma escalada de assaltos a banco pela cidade, chamando a atenção do policial Marcus Hamilton (Jeff Bridges, numa interpretação digna de Oscar), prestes a se aposentar, e que encara o desafio de pegá-los como o último grande ato de sua carreira.

O fato de se passar no Texas – ponto nevrálgico do geocentrismo e nacionalismo norte-americano, captado com a primorosa fotografia de Giles Nuttgens – já agrega ao roteiro uma gramática pungente sobre esse discurso. A relação de dois irmãos criminosos cujas as diferentes visões sobre o que fazem, dizem muito sobre suas personalidades na sociedade em que vivem, dá a tônica da trama, que por mais que ressoe como uma caçada de gato e rato na estrada, constrói seus personagens para além de tipificações de gênero. Por isso, o filme não fica fazendo juízo de valor de seus personagens, mas levanta complexidades a seus atos, num roteiro mais maduro que a média que vemos por aí. Nisso, o longa engrandece.

A Qualquer Custo é um filme sobre homens marginalizados em seus meios e o como reagem a isso. Mas também é um filme sobre o fracasso do American Way of Life no âmbito social. Só por levantar essas discussões, já vale o ingresso. Mas ainda consegue fazer bom uso de seu “DNA indie” seja como reflexão, seja como entretenimento.

Filme: “A Qualquer Custo” (Hell Or High Water)
Direção: David Mackenzie
Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges
Gênero: Drama
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Califórnia Filmes
Duração: 1h 42min
Classificação: 14 anos

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Feito Pipa
FilmesNotíciasPremiações

Brasil escolhe Feito Pipa para concorrer ao Oscar

O cenário cinematográfico brasileiro vive um momento marcante de renovação. O longa-metragem...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

A Bola Preta
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “A Bola Preta” e o Peso da Memória Apagada

Há algo de profundamente mágico na atmosfera do Cinema Odeon durante a...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...

Ebenezer e os Fantasmas do Natal
FilmesTrailersVideos

Johnny Depp em novo trailer de ‘Ebenezer e os Fantasmas do Natal’

“Ebenezer e os Fantasmas do Natal” acaba de ganhar um trailer inédito...

Realm of Ink
CríticasGames

Realm of Ink: Em nanquim com um pet pra chamar de seu

Não dá pra falar de Realm of Ink sem lembrar de Hades....

Star Wars saga novidades Ambrosia
FilmesNotícias

O que já sabemos sobre a nova trilogia Star Wars

Lucasfilm foca em nova geração de protagonistas sob o comando do roteirista...

Pedro the lion show brasil sao paulo ambrosiacombr
CríticasMúsica

Resenha: Pedro the Lion faz seu primeiro show no Brasil

A estreia de Pedro the Lion em São Paulo e no Brasil,...