Este artigo é um pequeno exercício de imaginação tentando desenvolver uma linha cronológica para Sandman. A idéia é colocar pelo menos os eventos mais relevantes por aqui até 1916, quando se inicia Prelúdios e Noturnos.
Início da Existência: Nascimento dos Perpétuos e do Universo.

Há vários bilhões de anos atrás: Como mostrado em “O Coração das Estrelas” (Noites Sem Fim), há um conclave onde se é discutida as principais regras e leis que vão reger o universo, tal qual a organização do cosmos.
Aeons atrás: Um Vortex de Sonho aparece, e um inexperiente Sonho, acaba deixando o Sonhar se destruir de forma quase irreparável.
Há milhões de anos: Sonho cria os Portais de Osso e Marfim, assim como seu capacete a partir dos ossos de três deuses mortos, que haviam tentado atacar o sonhar.
Cerca de 78.000 a.C.: Morte da Primeira Desespero e Destruição da Primeira Necrópole. O Livro e os sudários são transportados para a nova capital dos cemitérios: Litharge.

Cerca de 50.000 a.C.: Deleite começa a enlouquecer e se torna Delírio.
8.000 a.C.: Nada e Kai’ckul (Sonho) se apaixonam. A cidade de vidro é destruída e Sandman condena sua amante ao inferno.
700 a.C.: Orpheus e Eurídice se casam, mas a noiva acaba por morrer. O filho de Oneiros é feito imortal por sua tia Teleute, e parte para o Hades para buscar sua amante. Fracassa em sua busca e tem seu corpo destruído pelas mênades. Aristeus, amigo de Orpheus, se torna o novo Corvo de sonho, depois de algum tempo decide que quer voltar a ser um homem, uma decisão que não dura.
20 d.C. (a partir daqui todas as datas são da Era Comum): Augustus recebe uma visita de Sonho e decide passar um dia como mendigo em Roma, para não ser observado pelos deuses.
1273: Marco Polo se perde em um deserto, em um dos locais “suaves do mundo”, e acaba sendo socorrido por um fatigado Sonho após fugir de sua prisão em 1988.
1389: Hob Gadling e Sonho se encontram pela primeira vez, e decidem que irão conversar uma vez por século dali em diante.
1489: Hob e Sonho se encontram na precisa data combinada.
Por volta do século XVI: Mestre Li, conselheiro da Dinastia Ming se encontra perdido em um dos lugares suaves do mundo. Ele se encontra tanto com sonho quanto com Daniel.
1589: Em seu terceiro encontro com Hob, Sonho acaba por ouvir as aspirações de William Shakespeare, com o qual faz um trato, a habilidade de escrever histórias imortais, por duas peças para si.
1593: A companhia de Teatro de Shakespeare apresenta “Sonho de uma noite de Verão” para o Lorde Moldador e a corte de Arcádia. No fim, Robin Goodfellow opta por não voltar para Faerie, se tornando o último hobglobin no mundo.
1616: Shakespeare morre aos 52 anos. Sua última peça, a Tempestade é entregue a Sonho.
1665: Durante o ano da Peste Negra em Londres, Destruição e Desespero tem uma conversa sobre a natureza da mudança. Ao fim, Desespero recebe seu primeiro beijo.
1700: Sonho, o Coríntio e Destruição se encontram em Londres e discutem a inevitabilidade da destruição da Terra, assim como uma série de outros assuntos.

1751: Alain, o Conde de Veneza, consegue proibir a entrada do tempo em seu Palazzo.
1789: Durante seu encontro com Hob Gadling, Sonho é emboscado por Lady Johanna Constantine, que falha ao tentar aprisionar os dois.
1794: Sonho propõe um negócio com Johanna, empregando-a para recuperar a cabeça de seu filho, Orpheus, na França de Robespierre. Ao fim do ano, o cantor-vidente retorna para seu templo em Naxos.
1859: Morte de Johanna, e início da aposta entre Delírio, Desespero e Desejo contra Sonho a Respeito de Joshua Norton.
1875: Desejo recruta o Rei da Dor para tentar Norton I, Imperador dos Estados Unidos. Com seu fracasso Desejo jura que irá fazer Sonho derramar o sangue da família, jura que irá jogar as Fúrias em cima dele.
1880: Norton I morre durante uma tempestade, Sonho vence suas irmãs.

1889: Mais um encontro com Hob Gadling, onde o humano afirma que o real motivo para que Sonho venha vê-lo é por que ele é solitário, enfurecendo o Perpétuo.
1913: O Navio “Sea Witch”, comprado por Hob Gadling, se depara com uma gigantesca serpente marinha.
1916: Depois da morte de Edmund Hathaway, seu pai o Dr. John, curador do museu Britânico, dá a Roderick Burgess o Grimório Magdalene. No dia dez de Junho, um ritual para aprisionar a morte é iniciado, mas como conseqüência deste, um fraquejado Sonho acaba indo parar na Redoma.
Aqui se inicia Sandman número 1, em Prelúdios e Noturnos, grande parte dos acontecimentos da série são bastante lineares, todos aqueles que assim não o são já se encontram explicitados na cronologia acima.









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.