AgendaLançamentosLiteratura

Neonazismo no Brasil, um risco atual

O livro NEONAZISMO, UM RISCO ATUAL – Por que? Onde? Como?, publicado pela Numa Editora, nasceu da importância de construir um pensamento crítico sobre a experiência histórica que estamos vivendo, no Brasil e no mundo. As organizadoras, Eliane Pszczol, socióloga, e Heliete Vaitsman, jornalista, reúnem aqui 12 entrevistas com representantes dos grupos perseguidos pelo Nazismo de ontem e de hoje. 

O lançamento será terça-feira, 24 de janeiro, às 19 horas na Livraria da Travessa de Ipanema, R. Visc. de Pirajá, 572.

O resgate do Nazismo na atualidade apresenta-se com uma face repaginada, onde racismo, nacionalismo, antissemitismo, anticomunismo e misoginia permanecem ideias intocadas. No nosso país, o crescimento dos movimentos de extrema-direita, fascistas e neonazistas, não aconteceu por acaso. Discursos de ódio e práticas violentas, até recentemente inimagináveis, atacam frontalmente o Estado democrático de Direito, e disseminam falsas informações. O que existia de forma dissimulada passou a contar com forte apoio financeiro e a ser afirmado aos gritos, sob o argumento de liberdade de expressão e por meio de intimidações que remetem aos momentos mais trágicos do século 20. 



Sinais de alerta foram acionados desde as primeiras manifestações públicas do governo de Jair Bolsonaro (2018-2022) contra os Poderes Legislativo e Judiciário. Observamos neste período sombrio um presidente elogiar qualidades de Hitler, deixar-se fotografar com um sósia do Führer, agradecer o apoio ao seu mandato em um site neonazista. Até mesmo um secretário de Cultura reproduziu, em vídeo oficial, falas e posturas copiadas de Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista.

Essas atitudes, bem como manifestações a favor de armas e do “direito” à postura antissemita, não foram meros incidentes. Para quem se pergunta “Como o neonazismo me ameaça?”, as entrevistas do livro são, em seu conjunto, uma ótima resposta, incluindo a conceituação acadêmica. Um cigano, um homossexual, um negro, uma portadora de deficiência física, um fiel das Testemunha de Jeová, todos têm muito a dizer, primeiro sobre a exclusão e, em seguida, a morte em escala industrial na Alemanha dos anos 1930. O envio aos campos de extermínio, embora maciçamente voltado aos judeus, abrangeu todos os grupos vítimas da aversão ao Outro e do propósito de calá-los para sempre.
Os entrevistados do livro são, em ordem alfabética:ADRIANA DIAS, BENJAMIN TEITELBAUM, BERNARDO SORJ, CARLOS RODRIGO GEVEGIR PINTO, DAVID ALFREDO, LIA VAINER SCHUCMAN, LUIS EDMUNDO DE SOUZA MORAES, MARCELO VACITE, MARCIO HASSE ALBINO, MÁRCIO SCALERCIO, MARCO ANTONIO SIMÕES, MARYLINK KUPFERBERG, RENATO LEVIN BORGES.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Simple Minds anunciam novo álbum com o single “Beginner Boys”

Sacrosanct chega em 29 de janeiro para celebrar 50 anos de carreira...

LançamentosMúsica

saudade se reconecta às suas raízes do emo e do rock no single “cada passo é uma montanha”

Dando sequência ao universo do próximo álbum Travessia, o artista e produtor...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...