Sem categoria

Mostra Ecofalate de Cinema acontece em Guaratiguetá

Guaratinguetá recebe festival gratuito de cinema em uma parceria feita entre a Mostra Ecofalante de Cinema e a BASF

  • Evento acontece entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, com sessões no CEU Dr. José Aguiar Marins, no Auditório Frei Galvão, no Espaço Multiuso, no Senac Guaratinguetá e em diversos outros pontos da cidade
  • Produções premiadas em festivais nacionais e internacionais farão parte do evento, como “Amazônia, A Nova Minamata?”, do cineasta Jorge Bodanzky
  • Cerca de 20 filmes com temática socioambiental serão exibidos na cidade, além de cursos para educadores da rede municipal

A preocupação com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade tem sido pauta cada vez mais presente em debates globais. Por isso que conscientizar as novas gerações é um instrumento importante no combate às mudanças climáticas. Para ajudar nesse processo de aprendizado, Guaratinguetá (SP) rebebe um festival de filmes nacionais e internacionais que tratam da temática socioambiental. 

Entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, a cidade receberá sessões da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada um dos maiores festivais do Brasil nesse segmento e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. Totalmente gratuita, a programação contará com a exibição de mais de 20 filmes, incluindo obras premiadas em festivais nacionais e internacionais, destaques da edição mais recente da Mostra Ecofalante de São Paulo e exibições para o público infanto-juvenil.

Estão confirmadas exibições abertas ao público no Espaço Multiuso (22 a 24/08), no Auditório Frei Galvão (25 a 27/08), no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Dr. José Aguiar Marins (25 a 29/08) e no Senac Guaratinguetá (30/08 a 01/09). A Mostra terá ainda sessões educacionais na Fatec Guaratinguetá, na Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, na EMEF Prof. Maria Júlia, na EMEF Prof. Alcina Soares Novaes, na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves e na Escola Estadual Sylvio José Marcondes, além de sessões para cerca de 8 mil alunos da rede municipal de ensino no Espaço Multiuso e no Auditório Frei Galvão.

A sessão de abertura da Mostra Ecofalante será realizada no dia 22 de agosto, às 20h, no Espaço Multiuso. O filme exibido será “Amazônia, a Nova Minamata?”, obra mais recente do consagrado cineasta Jorge Bodanzky, que acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral.

Segundo Chico Guariba, diretor da Ecofalante, “a mostra chega pela primeira vez a Guaratinguetá graças ao patrocínio da BASF. Além de promover um evento aberto para toda a população, nós buscamos realizar parcerias com a prefeitura e com o setor de ensino para fazer um trabalho educacional mais profundo na cidade. Procuramos também ampliar os pontos de exibição para democratizar o acesso ao evento, em especial nos bairros Jardim do Vale e Engenheiro Neiva”.

O festival também prevê formação de educadores gratuitas para profissionais da rede pública de ensino, estimulando a criação de programas e projetos que dialoguem com os desafios reais de sua escola, comunidade e território. O curso acontece antes da estreia da mostra: no dia 16 de agosto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade. Espera-se atingir um público de até 60 profissionais, entre diretores, vice-diretores, coordenadores e professores.

Destaques da programação

 A programação da Mostra Ecofalante em Guaratinguetá inclui dois filmes cuja estreia mundial aconteceu na 12ª edição do festival, realizada em São Paulo no mês de junho. “Escute: A Terra foi Rasgada”, de Cassandra Mello e Fred Rahal Mauro, retrata uma aliança histórica entre três povos indígenas em defesa de seus territórios. “Cinzas da Floresta”, de André D’Elia, mostra a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil no contexto de mudanças climáticas e descontrole dos incêndios na Amazônia. 

A luta dos povos indígenas tem forte presença nos filmes da programação. “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, vencedor dos prêmios de júri e de público na 12ª Mostra Ecofalante, retrata a maior expedição das últimas décadas na Amazônia realizada pela Funai para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos, em estado de vulnerabilidade.

“Lavra”, de Lucas Bambozzi, também foi premiado pela escolha do público na 11ª edição do festival. O documentário híbrido investiga as consequências do maior crime ambiental do Brasil: o rompimento da Barragem do Fundão na cidade de Mariana, em 2015.

A questão racial também está presente em diversos filmes do evento. “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato, foi escolhido como o melhor filme da Competição Latino-Americana pelo público da 12ª Mostra Ecofalante e também premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo. Neste longa-metragem, um professor nigeriano e sua comunidade lutam para provar que seu deus Exu não é o diabo, frente aos ataques à liberdade de culto e ao racismo sistêmico no Brasil. “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente, traça uma cinebiografia daquela que inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Por sua vez, o carioca “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, retrata o movimento de ocupações nos shoppings que escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. 

Entre os filmes internacionais, destaca-se “Filhos do Katrina”, de Edward Buckles Jr. O documentário aborda a questão do racismo ambiental, dando voz a jovens expulsos de suas casas pelo Furacão Katrina e abandonados pelo governo.

O evento conta ainda com curtas-metragens que receberam prêmios de júri e de público na 12ª Mostra Ecofalante: “Quem de Direito”, de Ana Galizia, que mostra a organização popular pelo acesso à terra no território do vale do Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro) e as mobilizações recentes contra um projeto de barragem na região; “A Febre da Mata”, de Takumã Kuikuro, uma denúncia contra as queimadas na Amazônia; e “Paulo Galo: Mil faces de um homem leal”, de Iuri Salles e Felipe Larozza, um retrato do ativista que ganhou destaque com o movimento dos entregadores antifascistas.

Para o público infanto-juvenil, a Mostra exibe três animações francesas. Em “Vanille”, de Guillaume Lorrin, uma pequena parisiense embarca numa aventura cheia de mistérios em Guadalupe e faz as pazes com suas origens. “A Viagem do Príncipe”, dirigida por Jean-François Laguionie e Xavier Picard, mostra as aventuras e os preconceitos enfrentados por um príncipe numa terra estrangeira, de cultura e hábitos diferentes e que se construiu em oposição à natureza. Já “Zarafa”, de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, traz a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. 

Serviço

Mostra Ecofalante de Cinema – Itinerância Guaratinguetá 

22 de agosto a 1º de setembro

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Sem categoria

Fotógrafo Bruno Guerchon na Fábrica Bhering

Com oito anos de trajetória, o fotógrafo Bruno Guerchon fará sua primeira...

LançamentosSem categoria

Gaúcho Felipe Gentileza lança “Tranqueiras”

O cantor e compositor gaúcho Felipe Gentileza lança nesta sexta-feira (10) o...

LançamentosSem categoria

The Script lança single influenciado pelo Oasis

Banda irlandesa que já se apresentou no Palco Mundo do Rock in...

AgendaSem categoria

Fabiana Corrêa lança livro de haicais

Escritora nascida em Bom Jardim e radicada em Cordeiro apresenta Território do...

AgendaSem categoria

Los Vibrantes estreia Gracias a La Vida

Com texto de Jérôme Savary e direção de Kleber Montanheiro, o espetáculo...

AgendaSem categoriaTeatro

Marco França conta histórias de vida e morte em A Última Cova

Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, solo inédito com música ao...

Sem categoria

“Entre — Histórias e Caminhos” no Sesc Palladium

Como parte das celebrações dos 15 anos de atuação do Sesc Palladium...

Sem categoria

Eddy – violência & metamorfose tem sua estreia paulistana

Indicado ao Prêmio APTR 2025 nas categorias de melhores direção, ator protagonista...

Captura de Tela 2026 04 06 às 15.20.47
AgendaSem categoria

Gregorio Duvivier apresenta o sucesso O Céu da Língua no Teatro Bradesco

Escrito por Luciana Paes (que também dirige o espetáculo) e Gregorio Duvivier,...

Marcos Issa Argosfoto
AgendaSem categoria

Elder Costa e Bruna Marques percorrem sonoridades de Minas Gerais

O duo de MPB composto por Elder Costa e Bruna Moraes chega...

Captura de tela 2026 04 02
AgendaSem categoria

Carolina Manica faz novas apresentações do solo Na Sala Dos Espelhos

Em um verdadeiro tratado sobre a aparência e as ilusões do eu,...