Museu das Favelas comemora seu primeiro ano de abertura com Festival que homenageia os 50 anos do Hip Hop; confira a programação completa
AgendaFestivaisMúsica

Festival Museu das Favelas homenageia os 50 anos do Hip Hop

O Museu das Favelas se prepara para comemorar seu primeiro aniversário no dia 26, com programação gratuita e voltada a todos os públicos, em especial, de periferias, ocupações e outros territórios, potencializando suas vozes, lutas e memórias.

Com apoio da SulAmérica, nesta celebração de aniversário de 1 ano do Museu, o Festival Museu das Favelas acontece no último domingo do mês, 26/11, abrindo suas portas para celebrar o primeiro aniversário da instituição. Nesta agenda, é feita uma homenagem ao Hip Hop que, há 50 anos, surgia com uma festa no Bronx. Ali, Cindy Campbell e seu irmão DJ Kool Herc uniram, pela primeira vez, o rap, o break, o graffiti e o DJ. Esse encontro foi batizado e consolidado como cultura Hip Hop pelo DJ Afrika Bambaataa, fundador da Universal Zulu Nation. Em São Paulo, o movimento ganhou força como expressão de resistência na década de 80, tendo a estação de metrô São Bento como importante marco de uma ocupação que não era “bem-vinda”. Por meio dessa homenagem, o Museu das Favelas busca potencializar e reverenciar movimentos e manifestações culturais que se tornaram base sólida no processo de resistência e transformação social das favelas e periferias do país.

Para a Diretora de Marketing da SulAmérica, Simone Cesena, o apoio ao museu é uma oportunidade de ampliar o acesso à cultura e potencializar, em especial, vozes das periferias. “A presença do Museu das Favelas na cidade de São Paulo é uma conquista para toda a sociedade, pois precisamos dar espaço às expressões culturais e artísticas vindas das comunidades”, disse Simone.

O evento começa, às 10h, com uma ação Live Paint no jardim, valorizando a atuação feminina na arte urbana, na cultura local e no próprio Hip Hop. Conta com a participação das grafiteiras Patrícia Rizka, Amanda Pankill e Dina Inuma, que fazem parte da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, fundada em 2010 por lideranças que atuam pelo reconhecimento da cultura hip hop como patrimônio imaterial brasileiro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na sequência, às 11h, acontece a batalha de b-boys e b-girls, uma competição de breaking (dança) na categoria 1×1, com a participação dos DJs Ninja, Zulu e Rock Master, o DJ e MC Rooneyoyo e o coletivo Psycho Crew – Street Warriors.  A premiação ocorre na categoria 1×1 e os participantes serão julgados por aclamação do público a partir de critérios como originalidade, dificuldade e musicalidade.

Às 14h, entra em cena o Slam, uma competição de poesias faladas, com o apoio da fabricante de sorvetes Ben & Jerry ‘s – marca ativista, que promove várias campanhas ligadas a causas sociais e combate a preconceitos. Nessa competição, os participantes terão três minutos para apresentar suas poesias, sem utilização de objetos cênicos e acompanhamento musical. O júri será escolhido dentre o público, que decidirá os ganhadores da premiação. A apresentação fica por conta de Lika Rosa e Charles, o Matemático.

Encerrando o dia, às 16h30, o DMC Brasil vai mandar um som para celebrar a cultura de DJ, festas, bailes e discos de vinil, apresentando performances das habilidades de manipulação dos discos, sejam vinis ou digitais, apresentando as novas tendências e valorizando o início das mixagens.

Durante o dia, haverá a tradicional feira com produtos, comidas e bebidas vendidos por empreendedores periféricos vinculados ao Museu.

“Tantas histórias ganharam vida nesse um ano, em que a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas inaugurou o Museu que contribuiu com uma maior representatividade para as favelas do Estado de São Paulo. Um ano de grandes entregas, boas pesquisas, relações de confiança e acima de tudo de novas narrativas expositivas partindo do imaginário que a favela tem sobre si. Grandes parceiros chegaram e validaram a construção coletiva chamada Museu das Favelas. Visitamos e fomos visitados por tantas favelas do Brasil. Pensar em um festival trazendo o Hip Hop e muita alegria, é nossa forma de dizer “obrigado”. Museu das Favelas, um ano de construção de ações que geram pertencimento, reconhecimento e acolhimento.”, declara Carla Zulu, porta-voz, coordenadora de relações institucionais e do centro de empreendedorismo do Museu das Favelas.

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

“Júlia Lopes de Almeida Um Fenômeno Literário na Cena Carioca
AgendaLiteratura

Júlia Lopes de Almeida em exposição nas bibliotecas José de Alencar e Marques Rebelo, no RJ

A escritora Júlia Lopes de Almeida (1862–1934) ganha destaque na exposição “Júlia Lopes de Almeida:...

Winged crédito Druzina Content (4)
AgendaGames

‘Winged’ fica gratuito para Android e iOS por tempo limitado

“Winged” é um jogo de plataforma que combina ação, aventura e literatura...

Samba Livre Leve Solto em alta
AgendaShows

“Samba Livre, Leve e Solto” com batuta de Paulão Sete Cordas

No coração do Catete, um encontro quinzenal promete agitar a Zona Sul...

China caminhada
AgendaFestivais

Festival Chongyang em SP

Uma caminhada no Brás vai transformar uma tradição milenar chinesa em um...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

Captura de Tela 2026 10 07 às 16.02.38
AgendaTeatro

Dona Lola volta a São Paulo

Marcelo Médici volta a São Paulo com sua premiada comédia Dona Lola,...

Igor
AgendaTeatro

Abya Yala: Minhas Viagens pela América Latina

O espetáculo Abya Yala – Minhas Viagens pela América Latina é um passeio cênico...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

WRY POR ERIC MARQUES
LançamentosMúsica

WRY lança single “Décimo Andar” 

A banda paulista WRY apresenta em todas as plataformas de streaming o...