Filho de Renato Russo proíbe o uso de ‘Que País É Este’ por bolsonaristas

Giuliano Manfredini, filho e herdeiro do vocalista da Legião Urbana, Renato Russo, solicitou a remoção de conteúdos simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro no TikTok com a música ‘Que País É Este’ colocada como trilha. O sucesso lançado pela banda de seu pai no álbum homônimo, de 1987, é usada na rede social em vídeos que…


Giuliano Manfredini, filho e herdeiro do vocalista da Legião Urbana, Renato Russo, solicitou a remoção de conteúdos simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro no TikTok com a música ‘Que País É Este’ colocada como trilha. O sucesso lançado pela banda de seu pai no álbum homônimo, de 1987, é usada na rede social em vídeos que criticam o atual governo e clamam pela volta do político, no momento inelegível.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo para a Folha de S. Paulo, uma notificação extrajudicial foi enviada pelo empresário e produtor cultural à ByteDance, proprietária da rede social. Até o momento, sete perfis da plataforma foram citados como responsáveis pelos compartilhamentos.

A justificativa de Giuliano ao longo do documento é o fato de as postagens apresentarem “caráter político e ideológico alheios” aos defendidos pelo pai em vida. Além disso se mostra contrário ao uso da canção “em prol de posicionamentos de direita, especialmente aqueles que enaltecem o governo Bolsonaro”.

Dessa forma, Manfredini não só deseja a exclusão das publicações, mas também que os dados cadastrais e os registros de IPs de cada um dos envolvidos sejam disponibilizados.

‘Que País é Esse’ foi composta por Renato ainda durante o regime militar na época do Aborto Elétrico, que ele formava junto com Fê Lemos. Com o fim da banda Renato fundou a Legião Urbana e Lemos o Capital Inicial. A Música virou sinônimo de protesto contra as mazelas do Brasil desde seu lançamento, há 36 anos.

*Informação via site Igor Miranda