Se tem uma coisa que desperta grande interesse nerd na área da literatura (depois da ficção científica, obvio) é a temática do horror, e todos que tenham um mínimo interesse pelo tema conhecem o nome de H. P. Lovecraft.
Esse escritor possui diversos textos publicados, a maioria dos quais já possuímos edições traduzidas para o português e trabalha muito com a temática de monstros e cultos, sempre envolto em um ambiente cheio de simbolismos que muitas vezes parecem devaneios de uma mente ensandecida.
Suas constantes referências a horrores antigos, a monstros e a divindades ancestrais acabaram por gerar algo bastante similar a uma mitologia, ordenada com cultos a seres extradimensionais de poderes extremos que eram cultuados como deuses, dentre os quais encontra-se o Cthulhu, adormecido nas profundezas das águas. E, apesar de Lovecraft afirmar que não havia nada de real em seus textos, hoje existem pessoas que crêem em nesse universo do Cthulhu e do Necronomicon.
O conto no qual aparece a criatura chama-se The Call of Cthulhu, e seu nome hoje possui uma fama absurda. Aproveitando-se esta, a Regent Releasing está preparando um filme, que estréia dia 22 de agosto nos EUA, dirigido por Daniel Gildark. E esta semana foi lançado o novo cartaz do filme, que foi escrito baseado no conto The Shadow over Innsmouth, e mostra a viagem de um professor de história que retorna a sua cidade natal após a morte de sua mãe e lá ele acaba descobrindo o culto aos Old Ones (Os Antigos em português). No conto original os habitantes de Innsmouth haviam feito um acordo com Dagon, um dos seres conhecidos como Deep Ones, que servem aos Antigos, no entanto, tudo indica que Dagon terá seu lugar cedido ao Cthulhu. Segue a esquerda o cartaz e para verem o trailer do filme, cliquem aqui.
Vale fazer um adendo para os fãs de Lovecraft e de Cthulhu, para aqueles que não sabem, já foi feito um outro filme em 2005, chamado The Call of Cthulhu (baseado no conto de mesmo nome). O interessante do filme é que ele é uma adaptação filmada nos moldes das produções dos anos vinte (para os que não tem noção de cronologia, Lovecraft viveu e escreveu nesse período, apesar de não ter tantos fãs quanto hoje em dia): preto e branco e mudo. O resultado é uma coisa muito legal de ser vista e conhecida pelos fãs da obra.








Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.