AgendaDança

“Vocabulário Flamenco” terá estreia com entrada franca em Porto Alegre

Juliana Prestes em cena — foto: Yul Barbosa

Ver Con Tus Oídos: Vocabulário Flamenco é uma performance que combina, ao mesmo tempo, um espetáculo e uma aula sobre a arte flamenca. Tudo integrado à acessibilidade comunicacional por meio de audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE).  A mostra de processo e bate-papo sobre pesquisa terá apresentação única gratuita no dia 2 de maio, sexta-feira, às 20h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. O projeto foi selecionado no Edital Bolsa Retomada Cultural RS, da Funarte, com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal.

A partir da exploração de verbetes essenciais do flamenco, a montagem busca tornar essa arte mais acessível a um público diverso, incluindo profissionais, aficionados e curiosos, com ou sem deficiência sensorial. Criado pela artista Juliana Prestes e pela produtora de acessibilidade Mimi Aragón, o projeto surgiu durante a pandemia como uma série de aulas online e foi contemplado em diversos editais culturais, além de receber o Prêmio Açorianos de Dança, em 2021, na categoria Ação Formativa.

A performance se destaca pela fusão entre a linguagem artística e pedagógica do flamenco, utilizando projeções e videomapping, trilha sonora original e recursos de acessibilidade integrados à dramaturgia. Essa abordagem inovadora transforma o palco em um espaço inclusivo e experimental, onde o público vivencia o flamenco sem barreiras, em igualdade de condições. Além de ampliar a visibilidade das tecnologias assistivas, a obra evidencia a identidade brasileira dentro da linguagem flamenca, promovendo um novo olhar sobre a dança e a acessibilidade na arte.

A produção tem ainda direção geral de Juliana Prestes e direção cênica de Juliana Kersting. A produção executiva é de Uyara Camargo e iluminação, de Thais Andrade. A trilha sonora será executada ao vivo por Giovani Capeletti

>> FICHA-TÉCNICA:

Concepção: Juliana Prestes e Mimi Aragón; Direção geral: Juliana Prestes; Direção cênica: Juliana Kersting; Produção executiva e gestão de projeto: Uyara Camargo; Intérprete-criadora: Juliana Prestes; Roteiro: Juliana Kersting, Juliana Prestes e Mimi Aragón; Concepção de figurino: Juliana Prestes; Figurino: Flamencura e Lunares; Trilha sonora: Giovani Capeletti; Direção de acessibilidade: Mimi Aragón; Produção de Audiodescrição, Libras e legendas: OVNI Acessibilidade Universal; Narração AD: Mimi Aragón e Juliana Prestes; Locução: Denis Gosch; Consultoria de AD: Manoel Negraes; Tradução e interpretação em Libras: Celina Xavier; Consultoria de legendagem: Kemi Oshiro; Design e operação de luz: Thais Andrade; Design de projeção: Jana Castoldi; Operação de projeção: Gabriela João; Operação de som: Rafael David; Fotos: Yul Barbosa.

>> O PROJETO:

O projeto Vocabulário Flamenco combina, desde a concepção, os fundamentos da arte e da cultura flamencas com a experimentação do uso criativo dos recursos de acessibilidade comunicacional. 

Declarado pela Unesco, em 2010, como patrimônio imaterial da humanidade, o flamenco hoje é claramente caracterizado como uma linguagem universal, embora ainda seja entendido como um gênero artístico estrangeiro, mesmo que, desde a sua gênese, seja praticado em todo canto do mundo. Em Porto Alegre, as primeiras manifestações do flamenco remontam há cerca de 50 anos. O que transfere ao gênero um inequívoco sotaque local, como acontece em outras regiões do Brasil. O flamenco produzido no Brasil é embebido da nossa nacionalidade e ganha diferentes acentos em cada região onde é desenvolvido artisticamente e também ensinado.

Já os recursos de acessibilidade comunicacional difundem-se pelo Brasil, como estudo e prática, no final da década de 1990, sendo sua inserção instituída legalmente a partir dos anos 2000. A partir de 2015, com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão, a aplicação da AD, das LSE e da LIBRAS começa a ganhar espaço em produtos e serviços culturais, mas ainda em caráter eminentemente canônico. 

No Brasil, a primeira experimentação criativa da AD e da LIBRAS é realizada no espetáculo de teatro É Proibido Miar, que estreou em meados de 2015, depois de um longo processo de pesquisa e criação, do qual participaram Juliana Kersting e Mimi Aragón, profissionais que agora assumem funções-chave em Vocabulário Flamenco. A ideia é, novamente, explorar caminhos mais criativos e poéticos para a inserção da acessibilidade comunicacional, dessa vez em uma performance de flamenco.

>> SERVIÇO:

QUANDO: 02/05, sexta-feira, 20h.

ONDE: Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 735 — Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANTO: Gratuito (distribuição de senhas a partir das 19h) 

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...