AgendaTeatro

Companhia dos Solilóquios leva teatro de romance ao Sesc Itaquera

De 09 a 16 de agosto de 2025, a Companhia dos Solilóquios (@ciadossoliloquios) se apresenta no Sesc Itaquera, dentro da programação Boca de Cena, que chega à sua quinta edição neste ano. As sessões acontecem no espaço cênico Caixa Preta e fazem parte de um projeto que convida o público a refletir sobre o amor, não só como sentimento, mas como uma força capaz de transformar pessoas e a sociedade. Dentro dessa proposta, a companhia apresenta “Café” e “Doa-se um Sofá Verde Menta”, dois trabalhos distintos, mas que compartilham uma abordagem afetuosa e inventiva sobre os vínculos humanos.

No dia 09 de agosto (sábado), às 17h30, o grupo apresenta o espetáculo “Café”, uma delicada dramaturgia que acompanha o encontro e a trajetória amorosa de dois rapazes que se conhecem em uma cafeteria. As fases desse relacionamento são narradas a partir da metáfora do preparo de um café — do aroma suave inicial ao gosto amargo do fim — traduzindo emoções em gestos, palavras e movimentos. 

“Café” une dança, teatro físico e narrativo em uma encenação que celebra o afeto em sua forma mais genuína, a simplicidade da vida e o cotidiano compartilhado. A peça rompe com estereótipos com uma representação natural e leve do amor entre dois homens. A relação acontece com leveza, destacando que corpos dissidentes também vivem histórias amorosas com finais abertos à esperança e à continuidade. O público é convidado a se reconhecer, a se emocionar e a imaginar outras formas de amar e estar no mundo.

Nos dias 15 e 16 de agosto, sexta às 19h e sábado às 17h30, o grupo apresenta “Doa-se um Sofá Verde Menta”, uma dramédia carregada de lirismo e humor ácido. Ambientada em um bazar de doações, a peça convida o público a explorar objetos que guardam dedicatórias e memórias, reconstruindo amores passados por meio de cenas ora nostálgicas, ora tragicômicas. Três personagens percorrem esse ambiente remexendo nas histórias deixadas para trás e refletem sobre os vínculos que marcaram seus percursos.

O palco vira uma colcha de retalhos emocionais onde as relações amorosas — com suas contradições e afetos — revelam experiências comuns a todos que já amaram. Em um tempo marcado pela pressa e pelo descarte, o espetáculo propõe uma pausa para refletir sobre o que ainda vale a pena levar adiante.

Serviço: Apresentações da Companhia dos Solilóquios

Espetáculo “Café” – Quando: 09 de agosto de 2025, sábado às 17h30 – Sinopse: Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria e vivem as fases do amor, comparadas ao preparo do café — do sabor suave ao amargo. O espetáculo usa essa metáfora para expressar sentimentos e contar um romance cheio de esperança e perdas. Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

Espetáculo “Doa-se um sofá verde menta” – Quando: 15 e 16 de agosto de 2025, sexta-feira às 19h, sábado às 17h30 – Sinopse: Três personagens exploram um bazar de doações, onde cada item traz dedicatórias que despertam memórias e histórias de amores passados. Entre humor ácido e leve rancor, a peça explora as narrativas das dedicatórias, que cravam no tempo amores eternos (não tão eternos assim). Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

Onde: Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo – SP

Grátis – Distribuição de ingressos 1h antes em frente a Caixa Preta – Capacidade: 150 lugares. Acessibilidade: Sim. Estacionamento: Sim

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...