Do dia 31 de julho à 06 de agosto o Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, recebe a Mostra Terrinha à Vista – Cinema Português Contemporâneo! A Filmes do Estação apresenta um novo olhar sobre obras diretoras e diretores portugueses nos mais diversos gêneros e estilos, reforçando a importância do Cinema Português atual. Serão exibidos diariamente 7 longas-metragens de ficção e documentário com passagens por diversos festivais mundiais.
Os longas que integram a programação:
– Clandestina
– A Morte de Uma Cidade
– Astrakan 79
– Amo-te Imenso
– O Ouro e o Mundo
– Minha Avó Trelototó
– O que Podem as Palavras
Em “Amo-te Imenso”, o diretor Hermano Moreira aborda a história de amor entre Fábio, um brasileiro meio tímido, e Maria, uma destemida portuguesa. Um romance assombrado por coisas do passado.
“A Morte de uma Cidade”, de João Rosas, acompanha o cotidiano de um canteiro de obras no coração de Lisboa, onde o edifício de uma antiga gráfica é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. No entorno, a crise financeira e da especulação imobiliária.
“Astrakan 79”, de Catarina Mourão, enfoca um homem que aos 15 anos se mudou para a União Soviética e, 40 anos depois, decide contar pela primeira vez esta história ao seu filho, quebrando o silêncio que existia entre eles.
Em “O Ouro e o Mundo”, Ico Costa acompanha a aventura de um jovem moçambicano que decide viajar pelo seu país em busca de vida melhor nas minas de ouro do norte.
Outros três filmes contam histórias femininas: “Minha Avó Trelototó”, em que a cineasta Catarina Ruivo é confrontada com a possibilidade de perder sua avó, e se volta para o cinema como uma possibilidade de mantê-la viva, “O Que Podem as Palavras” e “Clandestina”.









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.