Leitura às Cegas promove acessibilidade no teatro

Com a proposta de criar uma experiência multisensorial para pessoas com deficiência visual, o projeto Leitura às Cegas encena Bodas de Sangue, do autor espanhol Federico Garcia Lorca. As apresentações acontecem nas sedes da Associação Fernanda Bianchini, no dia 3 de setembro, às 14h30, e no dia 6, às 9h30; da ONG Atitude do Bem…


Captura de tela 2025 08 26

Com a proposta de criar uma experiência multisensorial para pessoas com deficiência visual, o projeto Leitura às Cegas encena Bodas de Sangue, do autor espanhol Federico Garcia Lorca. As apresentações acontecem nas sedes da Associação Fernanda Bianchini, no dia 3 de setembro, às 14h30, e no dia 6, às 9h30; da ONG Atitude do Bem (Guarulhos), no dia 4, às 10h; da ONG Hamburgada do Bem (Guarulhos), no dia 4, às 19h; e no Sesi Milton Sobrosa (Mogi das Cruzes), no dia 18, às 10h e às 15h.

Na encenação, o grupo utiliza-se dos sentidos do tato, da audição e do olfato para proporcionar uma experiência teatral imersiva de leitura. Para isso, o projeto explora o formato das antigas radionovelas, utilizando a palavra e os instrumentos musicais como ferramentas imagéticas. A apresentação se completa com elementos cênicos e aromas.

Publicado em 1933, Bodas de Sangue narra a história de um triângulo amoroso trágico em uma comunidade rural espanhola, explorando temas como amor proibido, liberdade, destino e violência. No dia de seu casamento arranjado pelo seu pai, uma noiva resolve fugir com seu ex-noivo e verdadeiro amor, o que leva uma perseguição cheia de consequências devastadoras. 

Nesta versão, busca-se dar uma nova leitura a esta obra fundamental do teatro e trazer à tona a poesia e musicalidade do autor.

A ideia da iniciativa, idealizada pelo ator, jornalista e pessoa com deficiência visual Yago Dionizio, que também dirige a montagem, é proporcionar acessibilidade e resgate de uma cultura na qual as pessoas não precisavam ver para enxergar.

No elenco, além de Dionizio, estão Bárbara Frazão, Denise Marta, Gabriel Ferrara, Lua Ferreira, Marcela Gibo, Marcus Veríssimo, Pedro Casali e Priscilla Dieminger. 

Ficha Técnica

Idealizador e diretor geral: Yago Dionizio 

Elenco:  Bárbara Frazão, Denise Marta, Gabriel Ferrara, Lua Ferreira, Marcela Gibo, Marcus Veríssimo, Pedro Casali, Priscilla Dieminger e Yago Dionizio   

Assistente de direção: Pedro Casali  

Produção  administrativa: Maju Toffuli 

Diretor de produção: Yago Dionizio  

Assistente de Produção: Catarina Ramon  

Direção musical: Bárbara Frazão e Marcus Verissimo  

Mídias e Design: Catarina Ramon

Sinopse

O projeto Leitura às Cegas utiliza-se dos sentidos do tato, da audição e do olfato para proporcionar uma experiência teatral imersiva de leitura para pessoas com deficiência visual. “Bodas de Sangue” conta a história de uma noiva que, apesar de prometida a outro homem, foge com seu antigo amor. O casamento arranjado desencadeia uma série de eventos trágicos, envolvendo paixão proibida, rivalidade e consequências devastadoras. A peça aborda temas como tradição, liberdade e o amor proibido.

Serviço

Leitura às Cegas – Bodas de Sangue

Quanto: Grátis

Associação Fernanda Bianchini  Rua Nelson Fernandes, 217 – Jabaquara, São Paulo 

Quando: 3/9, às 14h30, e 6/9, às 9h30.

ONG Atitude do Bem – Rua Claudino Barbosa, nº248 – Macedo, Guarulhos

Quando: 4/9, às 10h.

ONG Hamburgada do Bem – Rua Claudino Barbosa, nº248 – Macedo, Guarulhos

Quando: 4/9, às 19h.

SESI Milton Sobrosa – R. Cel. Cardoso de Siqueira, 3050 – Vila Oliveira, Mogi das Cruzes

Quando: 18/9, às 10h e 15h


Deixe um comentário