Bicicletas de Nhanderú crédito Coletivo Mbyá Guarani de Cinema
Filme é assinado pelo Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema — crédito: Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema
AgendaFilmes

Documentário indígena “Bicicletas de Nhanderú” terá sessão gratuita em Porto Alegre

  O aclamado documentário Bicicletas de Nhanderú terá exibição gratuita no dia 2 de setembro, terça-feira, às 19h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre). Com duração de 45 minutos, o filme é uma imersão na espiritualidade e na cultura dos Mbyá-Guarani, da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Após a sessão, haverá um debate com a presença dos diretores Ariel Ortega e Patrícia Ferreira. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir de uma hora antes da projeção. 

   A atividade integra a edição especial do Vagalume – Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação, do Programa de Alfabetização Audiovisual. Esse modulo irá abordar o trabalho desenvolvido pelo Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. Fundado em 2007,o grupo produz obras que circulam amplamente em festivais nacionais e internacionais, como a Berlinale (Festival de Cinema de Berlim), e em eventos acadêmicos e culturais ao redor do mundo. São produções que expõem temas como a luta territorial nas regiões das Missões, a preservação da cultura guarani e a resistência dos povos originários diante dos desafios impostos pela sociedade não-indígena. 

   — A sessão comentada tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho do grupo que é um dos coletivos de cineastas indígenas mais longevo do Brasil. Nosso desejo é que os professores e estudantes conheçam mais o cinema deles para que possam desenvolver projetos em sala de aula, estudar a cultura Mbyá-Guarani, suas lutas históricas e, ao mesmo tempo, conhecer o cinema deles que possui uma linguagem única e bastante inventiva — explica Juliana Costa, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual.

    Em outubro, Ariel Ortega e Patrícia Ferreira irãopercorrer cinco escolas públicas da capital gaúcha para conversar com estudantes sobre os filmes, modos de produção cinematográfica, cultura, luta política e territorial. O objetivo é fortalecer a presença do cinema indígena nos espaços formativos, promovendo o diálogo intercultural, o reconhecimento das epistemologias indígenas e a valorização de outras formas de ver, viver e narrar o mundo. 

     — O trabalho de itinerância acontecerá em escolas que foram mapeadas pelo Programa de Alfabetização Audiovisual no sentido de realizarem projetos relevantes de cultura indígena ou com cinema. Os professores irão trabalhar com os estudantes em sala de aula sobre a produção cinematográfica do coletivo. E, em outubro, os cineastas visitarão os colégios para conversar com a comunidade escolar — complementa Juliana Costa.

>> SERVIÇO:

QUANDO: 02/09, terça-feira, às 19h.

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANTO: gratuito com distribuição de senhas a partir das 18h.

Deixe um comentário

Sugeridos
O Vento Vai Reagir crédito Diazul de Cinema (10)
AgendaFilmes

‘O Vento Vai Reagir’: Doc com temática indígena compete em festival nos EUA

“O Vento Vai Reagir”, longa-metragem de Delvair Montagner e Marcelo Díaz, participa...

The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

‘The Batman – Parte II’: Filmagens são pausadas após afastamento do diretor Matt Reeves

Cineasta precisou se ausentar para focar em assuntos familiares; estúdio declarou apoio...

Steven Spielberg Transformers
FilmesNotícias

Transformers deve ganhar novo filme de Michael Bay com Spielberg na produção

Filme deverá ter o tom do primeiro longa, dos anos 2000 Mesmo...

Antonio Bokel, Vai vem, 2025 Foto Gabi Carrera
AgendaArtes Visuais

Antonio Bokel desloca a geometria em exposição

Individual reúne pinturas, esculturas e instalações produzidas nos últimos dois anos

LONDON roteiro de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS) crédito Retrato Filmes Divulgação
FestivaisFilmes

14º FRAPA celebra a força do roteiro

Desde 2013, o FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Foto: Ruy Barbosa
AgendaTeatro

“Pra Quem Não me Conhece” prorroga temporada no Teatro Laura Alvim

Espetáculo de Nicole Musafir provoca risos e lágrimas, às vezes ao mesmo...

Feito Pipa
FilmesNotíciasPremiações

Brasil escolhe Feito Pipa para concorrer ao Oscar

O cenário cinematográfico brasileiro vive um momento marcante de renovação. O longa-metragem...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...