A Busca no Teatro Sérgio Porto

“A BUSCA” é o segundo espetáculo da trilogia sobre a temática do feminino desenvolvida pelo Moitará, reconhecido pelos seus 37 anos de pesquisa na linguagem com as máscaras teatrais. Não perca essa curta temporada! Bate papo sobre acessibilidade de qualidade na cultura na sexta dia 03 de outubro depois do espetáculo.


“A Busca, versão bilíngue (Libras e português)”, último espetáculo do Grupo Moitará, reconhecido pelos seus 37 anos de pesquisa na linguagem com as máscaras teatrais, chega ao Teatro Sérgio Porto para refletir sobre a importância do feminino para o equilíbrio da vida. Com uma proposta, a atriz Erika Rettl, compartilha o palco com o ator, Jhonatas Narciso, que acompanha ela na interpretação de Libras e na encenação do espetáculo. 

“A Busca” é o segundo espetáculo da trilogia sobre a temática do feminino desenvolvida pelo Grupo Moitará. O trabalho convida o espectador a se conectar com sua natureza íntima e a refletir sobre a qualidade das relações que estabelece com o mundo ao seu redor. Neste espetáculo o Moitará aposta em uma montagem com acessibilidade de qualidade para pessoas surdas, inserindo na cena um ator intérprete de Libras que também utiliza recursos do Visual Vernacular – linguagem artística própria da cultura surda. O objetivo é que tanto o público surdo quanto ouvinte usufruam do espetáculo de forma plena. O Grupo coordena dirige desde 2008 o Ponto de Cultura Palavras Visíveis, um projeto bilíngue e bicultural, que nasceu com o propósito de promover capacitação técnica, a partir da linguagem da máscara teatral, para artistas surdos. O objetivo  é unir experiências entre surdos e ouvintes, fortalecendo e ampliando a produção artística da comunidade surda e o intercâmbio artístico entre as duas culturas. 

“A linguagem da máscara teatral, por solicitar aos atores uma comunicação corporal expressiva e de leitura clara, faz com que cada ação e intenção seja plenamente vivenciada e essencializada. Isto faz com que o ator/atriz aprofunde sua percepção sensorial. Ela nos exercita para além dos códigos linguísticos”, explica Venício Fonseca, um dos fundadores do Grupo Moitará e diretor do espetáculo “A BUSCA”.

No primeiro dia da temporada, na sexta, 3 de outubro, o Grupo Moitará abrirá um bate-papo sobre ‘Cultura surda e cultura ouvinte em cena – acessibilidade cultural de qualidade’, que começará depois da apresentação, com entrada gratuita e duração de 40 minutos. Com a presença do ator surdo Ricardo Boaretto, que fez supervisão do texto para Libras e Visual Vernacular.

As apresentações dos dias 03 e 04 serão realizadas com ingressos solidários, em troca de 1kg de alimento não perecível, e os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes locais. A apresentação do dia 05 será a preços populares.


Serviço espetáculo A BUSCA bilíngue Libras e portugués – Rio de Janeiro

Teatro Sérgio Porto

Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ, 22261-000

Datas: 3, 4 e 5 de outubro de 2025

Horário:
Dia 03/10 – espetáculo às 20h
+bate-papo após a apresentação com duração de 40 minutos (sexta)

Dia 04/10 às 20h (sábado)

Dia 05/10 às 19h (domingo)

Ingressos: dias 03 e 04 ingresso solidário – em troca de 1k de alimento não perecível
-Os ingressos solidários (dias 3 e 4) serão trocados 1 hora antes do espetáculo, somente  na bilheteria do Teatro-

Dia 05 Ingressos pago – inteira R$ 40 e meia R$ 20

Compra de ingressos A BUSCA dia 05/10:
https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/47968?sessionView=LIST

Bate-papo: ‘Cultura surda e cultura ouvinte em cena – acessibilidade cultural de qualidade’ 

Data e horário: bate-papo após a apresentação de sexta (03/10). Entrada gratuita com duração de 40 minutos.


Deixe um comentário