Itelvino Jahn apresenta mostra ‘Permanências’ em Porto Alegre

Tradicional espaço expositivo das artes da capital gaúcha, a Galeria Tina Zappoli (Paulino Teixeira, 35) apresenta uma mostra individual a partir de 31 de outubro, sexta-feira. A inauguração da exposição “Permanências”, de Itelvino Jahn (Montenegro/RS, 1958), ocorre no endereço do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, a partir das 19h. Com cerca de 30 obras,…


Tradicional espaço expositivo das artes da capital gaúcha, a Galeria Tina Zappoli (Paulino Teixeira, 35) apresenta uma mostra individual a partir de 31 de outubro, sexta-feira. A inauguração da exposição “Permanências”, de Itelvino Jahn (Montenegro/RS, 1958), ocorre no endereço do bairro Rio Branco, em Porto Alegre, a partir das 19h.

Com cerca de 30 obras, a nova seleção exibe esculturas orgânicas produzidas pelo artista gaúcho recentemente, entre 2023 e 2025. A curadoria da exposição é da própria galeria (comandada pelos sócios Tina Zappoli e Marinho Neto).

Nas suas peças únicas, Itelvino molda árvores tombadas (nativas do estado, frutíferas e também exóticas). Essa matéria-prima vem do garimpo em suas buscas pelas matas, de doações de pessoas que conhecem sua arte ou através de algumas secretarias do Meio Ambiente, que avisam sobre a queda ou retirada de árvores condenadas dos locais públicos. Desse modo, seu material de trabalho mais comum são troncos ocos, semi-queimados, machucados por arames ou pragas.

Nascido e criado na zona rural, num sítio na localidade de Campo do Meio, o escultor autodidata iniciou suas experimentações em madeira aos dez anos. “Minha trajetória realmente começou aqui no Interior, onde vivo até hoje, com a observação da matéria-prima, nas várias lidas da agricultura, avaliando madeiras já caídas, velhas, mortas, secas. Ao armazená-las, comecei a perceber formas e a guardá-las para evitar que virassem lenha”, narra.

Sobre o título da mostra, o artista aponta: “A conexão com as árvores mortas sempre foi marcante para mim. Sinto uma relação com essa matéria como se quisesse fazer uma espécie de agradecimento, buscando perpetuá-la. Assim, as ‘permanências’ se traduzem na continuidade do que as árvores nos ofereceram em vida, por meio da escultura, que lhes concede uma nova existência ou sobrevida, permanecendo entre nós. É essa a essência”.

A exposição seguirá aberta para visitação até 23 de dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, com entrada franca. 



Mostra individual “Permanências

Esculturas de Itelvino Jahn

Inauguração: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira), a partir das 19h

Encontro com o artista: 25 de novembro de 2025 (sexta-feira), às 19h30min

Local: Galeria Tina Zappoli

Endereço: Rua Coronel Paulino Teixeira, 35 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS

Visitação da exposição: até 23 de dezembro de 2025, com entrada franca

Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 19h

Telefone: (51) 3332-3726