Ivan Melillo faz choro, valsa e polca para sua família

O flautista e compositor Ivan Melillo lança um projeto que transcende a música para se tornar um documento afetivo e histórico: o álbum “Crônicas de Família”. Lançado no final de dezembro de 2025, o disco é um segmento de seu ambicioso livro-anuário, “Crônicas Músicas”, no qual o artista se desafiou a compor uma música por…


Capa do álbum Crônicas de Família — por Ivan Melillo

O flautista e compositor Ivan Melillo lança um projeto que transcende a música para se tornar um documento afetivo e histórico: o álbum “Crônicas de Família”. Lançado no final de dezembro de 2025, o disco é um segmento de seu ambicioso livro-anuário, “Crônicas Músicas”, no qual o artista se desafiou a compor uma música por dia durante o ano de 2024. 

“Crônicas de Família” é a materialização de um gesto de afeto: o álbum reúne 22 composições inéditas dedicadas a seus parentes, indo da filha aos avós, passando por seus pais e incluindo o próprio músico. A temática é o resgate da tradição, explorando com virtuosidade e ludismo os ritmos clássicos do Brasil: o choro, a valsa e a polca. 

Apesar de sua dedicação à música brasileira, Ivan Melillo é um ouvinte nato e de gosto singularmente vasto, e isso injeta uma energia única em suas composições. O artista é um apaixonado pelas grandes construções harmônicas e os arranjos épicos, citando referências que vão dos mestres eruditos como Brahms, Vivaldi e Mozart à explosão energética do Rock and Roll de bandas como KISS, sendo essa sua queridinha desde o início da juventude.

Essa vasta cultura musical se manifesta na sonoridade do álbum, que é definida como dançante, intensa e envolvente. A flauta de Melillo evoca a “Época de Ouro”  da música brasileira, estabelecendo paralelos diretos com mestres como Pixinguinha. No entanto, o músico brinca de trazer o drive e a intensidade de suas referências não-brasileiras, filtrando-as através do lirismo do choro para criar algo completamente original!

O álbum conta com uma formação instrumental clássica, essencial para a execução do choro de alta qualidade: Ivan Melillo na flauta, Wesley Vasconcelos no violão de 7 e 6 cordas, Victor Guedes no cavaquinho e violinhas, e Beto Araújo no pandeiro. Essa união de talentos garante uma base harmônica e rítmica no mínimo interessante para as crônicas sonoras que celebram a memória familiar.

Ficha Técnica: 

Ivan Melillo Flauta 

Wesley Vasconcelos Violão de 7 e 6 

Victor Guedes Cavaquinho e Violinha 

Beto Araújo pandeiro  

Capa: Ivan Melillo