Captura de tela 2026 08 14
AgendaTeatro

Mariana Muniz estreia novo espetáculo

A atriz e bailarina Mariana Muniz celebra seus 50 anos de trajetória artística no solo Brecha, com direção de Murillo Basso, que estreia no Galpão do Folias dia 3 de setembro, seguindo em temporada até 13 de setembro, de quinta a domingo, às 19h30 (uma sessão extra acontece no feriado do dia 7, também às 19h30).

O solo é uma criação cênica, na linguagem do teatro e da dança, que celebra sua trajetória de 5 décadas nas artes cênicas e faz uma homenagem aos mestres Klauss e Angel Vianna, que tiveram grande importância na história de Muniz.

O trabalho se recria constantemente ao corporificar intensidades, vivências e experimentos do processo de formação como educadora somática, no Body Mind Movement, na vida de treinamentos com Klauss e Angel Vianna e em sua longa carreira como atriz, em contato com textos e diretores reconhecidos. 

Sob a direção de Murillo Basso – ator, bailarino e diretor com quem Mariana Muniz trabalhou em Agnes de Deus (peça teatral em cartaz no Teatro Aliança Francesa, em 2023) – e acompanhada por uma equipe técnica que se abre para o jogo, Mariana cria espaço para um mergulho em suas memórias, navegando por sentimentos, pensamentos e sensações psicofísicas, que se renovam a cada apresentação, num encontro sempre inédito com o público.

  • Memória, com publicação de livro comemorativo dos 50 anos de atuação cênica, em novembro deste ano.
  • Educação, com realização de oficinas e residências artísticas. 
  • Cena, com a circulação do espetáculo “Das Tripas: Sete Histórias”, e a criação e estreia de “Brecha”.

Sobre o projeto

Algumas questões mobilizam esta criação a cada vez que ela acontece: 

  • Como Mariana se movimenta cenicamente, com 68 anos, em contato com as ideias de Klauss e Angel Vianna, os mestres que mudaram a maneira de pensar/sentir sua relação com a dança e o teatro? 
  • Como exercitar uma postura em relação à memória, que não seja aquela do arquivo parado no tempo, mas sim de um sistema dinâmico, instável, em constante transformação e re-criação? 
  • Como lançar-se radicalmente no presente e permitir que o corpo atue como mediador de informações e intensidades que atravessam passado, presente e futuro?
  • O que é o corpo da artista? Onde ele está? Qual a sua voz?
  • Quando as falas, os movimentos e os gestos dançados são fundamentais para fazer emergir no corpo do espectador sensações e pensamentos que o coloquem em sintonia com a estrutura narrativa de cada apresentação?
  • Quando o texto falado, a rede de palavras se torna imprescindível para abrir os sentidos da dramaturgia em movimentos dançados?

Brecha é uma comunicação cênica onde a relação palavra-movimento-observador é de natureza fluida, assim como acontece em nossa realidade corporal total, enquanto organismo vivo, pulsante.

O projeto contou com a participação de duas discípulas/mestres na técnica Klauss Vianna, no papel de “provocadoras cênicas”: Jussara Müller e Neide Neves – professoras pesquisadoras no Curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna.

Jussara Müller também é diretora e Professora do Salão do Movimento, em Campinas- SP. Neide Neves é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP.

Ficha Técnica

Intérprete-criadora: Mariana Muniz

Assistente Geral e fotos: Cláudio Gimenez

Direção: Murillo Basso

Assistente de Direção: Marcella Vicentini

Provocação: Jussara Miller e Neide Neves

Espaço Cênico: Julio Dojcsar 

Dramaturgia Sonora: Viviane Barbosa 

Criação de Figurino: Vive Almeida

Iluminação: Hernandes de Oliveira

Direção de Produção: Rafael Petri

Produção Geral: Movicena Associação Cultural

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Realização: Cia Mariana Muniz de Dança e Teatro, Cooperativa Paulista de Dança e Secretária Municipal de Cultura e Economia Criativa

Agradecimentos: Galpão do Folias, Espaço GHUT, Espaço Cultural Vila Ouro Preto, Maria Lúcia Lee, Giu de Castro.

Este projeto foi contemplado da 38ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa 

Sinopse

Brecha é uma criação cênica que transita entre teatro e dança para revisitar os 50 anos de trajetória artística de Mariana Muniz. Em cena, corpo, memória e movimento entrelaçam experiências de formação, pesquisa somática e criação, compondo um percurso sensível que celebra uma vida dedicada às artes da cena.

Serviço

Brecha, com Mariana Muniz

Temporada: 3 a 13 de setembro de 2026*

De quinta a domingo, às 19h30

*Sessão extra no dia 7/7, às 19h30

Galpão do Folias – R. Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos, São Paulo

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Vendas online por meio da plataforma Sympla e presenciais na bilheteria do teatro (aberta 1h antes do início da sessão)

Classificação: 12 anos

Duração: 60 minutos 

Deixe um comentário

Sugeridos
João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Foto Mariana Scofano Divulgação
AgendaTeatro

Mariana Scofano integra elenco de Heathers, o Musical, no Rio

A atriz Mariana Scofano integra o elenco de Heathers, o Musical, montagem...

JET TOUR PHOTO
AgendaShows

JET pela primeira vez no país

A espera de mais de duas décadas finalmente chega ao fim para...

Giovanna Adoracion
AgendaShows

“Jazz dos Muertos” estreia no La Esquina, na Lapa

Novo projeto abre espaço para talentos do Jazz, Latin Jazz, Bossa Nova,...

1 Fábio Rizental Crédito divulgação
AgendaShows

Fábio Rizental celebra legados da MPB

O aclamado guitarrista, compositor e cantor revisita clássicos de Milton Nascimento, Djavan...

Era Uma Vez o Rei – Grupo Pombas Urbanas Foto de Ricardo Avellar
AgendaTeatro

Teatro Comunitário reúne Brasil e Colômbia em Cidade Tiradentes

De 13 a 17 de outubro de 2026 (de terça-feira à sábado),...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...