AgendaFestivais

40 anos Bienal Videobrasil – edição reúne artistas do Sul Global e traz retrospecto da mostra

"A memória é uma ilha de edição" é o tema que norteia no Sesc 24 de Maio.

Compartilhe
Compartilhe

A “22ª Bienal Sesc_Videobrasil | A memória é uma ilha de edição” ocupa o Sesc 24 de Maio entre 18 de outubro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024, levantando temáticas contemporâneas em um mundo pós-pandêmico e reflexões sobre a própria história do Videobrasil, evento criado em 1983 que completa quatro décadas de existência.

Inspirada na frase de Waly Salomão (1943-2003) que intitula a edição – retirada do poema Carta aberta a John Ashbery –, a mostra busca estimular o olhar para a produção de artistas de gerações e origens geográficas distintas que questionam concepções hegemônicas de memória e noções estabelecidas de tempo por meio de variadas estratégias artísticas.

A exposição principal da Bienal Sesc_Videobrasil reúne um conjunto com cerca de 140 obras entre têxtil, pintura, fotografia e uma presença destacada de vídeos instalados em grande escala, de 60 artistas ou coletivos da África, das Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania. Distanciamentos e aproximações entre as produções surgem, por exemplo, em trabalhos de artistas de povos indígenas de diferentes regiões do globo, desde o Brasil até a Austrália e Nova Zelândia.

O evento também apresentará a mostra Especial 40 anos – um espaço no Sesc 24 de Maio que será dedicado à trajetória do Videobrasil ao mesmo tempo que se relacionará diretamente com a exposição principal. O Especial 40 anos, com curadoria de Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus, explorará o Acervo Histórico Videobrasil, com vasto material de arquivo e obras que percorrem toda a história da Bienal, levando o público a refletir sobre a importância do vídeo nestas quatro décadas.

“Trabalhamos para trazer de volta o foco no vídeo para contextualizá-lo dentro dessa história. Há 40 anos, trouxemos o vídeo como a mídia preferencial da época. Hoje, ele é onipresente, faz parte do cotidiano, da vida das pessoas. Estamos falando de telas, de uma experiência que atravessa diferentes visões e vivências por estar presente não apenas no contexto da arte, mas também no nosso cotidiano”, afirma Solange Farkas. E ela conclui: “No espírito do verso de Waly Salomão que dá título a esta edição, reeditamos nossas memórias à luz de um novo presente. Olhar para o passado do Videobrasil revela, paradoxalmente, um movimento constante de auscultação de futuros”.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “nesta mostra, o sentido da memória também comparece no plano institucional, quando considerada a duradoura parceria entre o Sesc e a Associação Cultural Videobrasil. Desde os anos 1990, as organizações vêm estimulando a pesquisa e a produção de agentes em atividade fora dos enclaves euro-americanos de poder. A realização desta edição serve de oportunidade para evocar a origem da Bienal, com o espaço que ela abre para intercâmbios entre artistas de diversos países, e entre estes e os públicos, com ênfase nas experiências de formação crítica acerca da cultura global, com suas assimetrias”.

SERVIÇO

22a Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição
Local: Sesc 24 de Maio
Período expositivo: 18 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Acessibilidade: audioguia e videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis e mapa tátil; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Classificação Livre | Entrada gratuita
SESC 24 DE MAIO
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 República – São Paulo (SP) Telefone: (11) 3350-6300
Transporte Público: Metrô República (350m)
Não tem estacionamento

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaTeatro

Brilho Eterno, com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, reestreia no Teatro Bravos

O papel cada vez mais essencial das relações humanas, sobretudo no mundo...

AgendaTeatro

Baseada na obra de Claudia Barral, Mar Aberto estreia na cúpula do Theatro Municipal

Com direção de Beatriz Barros, espetáculo metateatral propõe reflexão sobre temas como...

AgendaArtes Visuais

São Matthias Nunes faz estreia em solo brasileiro

São Matthias Nunes é uma artista multidisciplinar nascida em Benguela, Angola, e...

AgendaArtes Visuais

Livro reúne a trajetória de 40 anos da artista Bea Machado

Reunindo os 40 anos de trajetória da artista Bea Machado, será lançado...

AgendaLiteratura

Taís Fagundes estreia com obra infantojuvenil “Papel amassado”

Publicada pela Editora Labrador, livro foi editado durante um dos períodos mais...

AgendaDança

‘Ato’ será apresentado no Kasulo, Parque Augusta e Avenida Paulista

Com direção e coreografia de Vanessa Macedo, trabalho é inspirado na forma...

AgendaLiteratura

Expo Favela 2024: Edmar Neves lança o livro infantil “O catador de histórias”

O pesquisador, professor e escritor Edmar Neves (@edmarnevess) lança seu livro “O...